Porsche é bicampeã das 24 Horas de Daytona
Faltou muito pouco para equipe Penske Motorsport, colocar seus dois Porsche 963 LMDh nos dois primeiros lugares na 63ª edição das 24 Horas de Daytona, mas perto do fim da corrida o Acura ARX-06 da Meyer Shank Racing, atrapalhou os planos da montadora alemã. No entanto a vitória ficou com o brasileiro Felipe Nasr, e seus companheiro de equipe, Nick Tandy e Laurens Vanthoor, após 781 voltas.
Tom Blomqvist, Scott Dixon, Felix Rosenqvist e Colin Braun ficaram em segundo lugar, com uma vantagem de apenas 1s335 sobre o Porsche de att Campbell, Mathieu Jaminet e Kevin Estre. A prova deste ano foi marcada por diversos abandonos, e a luta pela vitória só começou a se desenhar com o amanhecer do dia.
A batalha envolvia os dois Porsches da Penske, o Acura da Meyer Shank Racing e o BMW RLL do poleman Dries Vanthoor, irmão mais novo de Laurens Vanthoor, com todos na mesma volta. A prova ia se aproximando do seu final, e como já virou tradição, as batalhas se intensificaram.
Vanthoor com sua pilotagem extremamente agressiva se aproximava da Porsche que vinha na liderança, e o BMW RLL virava no mesmo r´timo que os carros da Porsche. Na penúltima parada de boxes a BMW se meteu entre os dois Porsches, e Vanthoor aproveitou a frenagem na primeira curva não só para recuperar a posição, como assumir a ponta superando Campbell.
Uma bandeira amarela em todo circuito trouxe calma à disputa. Na relargada o brasileiro Felipe Nasr reassumiu os comandos, e retomou a posição de Vanthoor. O piloto da BMW acabou preso no tráfego, permitindo a fuga da Porsche, e na pressa acabou colidindo com o Ferrari 296 GT3 de James Calado, danificando o capô.
Vanthoor ainda levou o carros aos boxes, trocou o bico do BMW, mas o contratempo tirou qualquer chance de vitória para a formação do carro mº 24, que terminou na quarta colocação. Faltando trinta minutos para o final Campbell não mais conseguia acompanhar o ritmo de Felipe Nasr, e viu Tom Blonqvist se aproximar cada vez mais.
Faltando cinco minutos para bandeirada Bonqvist superou Campbell. O Cadillac da Wayne Taylor Racing (Brendon Hartley, Ricky Taylor, Will Stevens e Felipe Albuquerque) terminou em quinto, seguidos pelo Porsche 963 da JDC Miller MotorSports, tripulado por Gianmaria Bruni, Bryce Aron, Pascal Wehrlein e Tijmen van der Helm.
Esta foi a estreia de Bruni com a Porsche, após muitos anos competindo pela Ferrari. Na setima colocação outro BMW V8 Hybrid, do quarteto Robin Frijns, René Rast, Sheldon van der Linde e Marco Wittmann.
Na Classe LMP2 a vitória ficou com o trio Sebastian Bourdais, Job Van Uitert, Sebastian Alvarez e John Farano. Para o quarteto da formação Tower Motorsport a vitória literalmente caiu no colo, já que quando faltavam duas hora para o final o francês Matthieu Vaxiviere abandonou com problemas na caixa de câmbio.
A liderança passou para a equipe Inter Europol Competition que sofreu igual destino perto do fim da prova. As equipes reclamaram das novas zebras na chicane Le Mans, que causavam vibrações excessivas, e pode ter sido o motivo das quebras.
Paul di Resta, Daniel Goldburg, James Alen e Rasmus Lindh terminaram em segundo lguar, com a equipe de Felipe Massa, Felipe Fraga, Gar Robinson e Josh Burdon completando o pódio.
Na classe GTD Pro a vitória sorriu para Ford com os Mustang GT3 dominando a qualificação, e repetindo o dominio na corrida, ficando com a vitória e a terceira posição no pódio. A vitória ficou com Dennis Olsen, Frederic Vervish e Christopher Mies, que se aproveitaram da intensa disputa entre Corvettes e BMWs para garantir a vitória.
Quando faltavam trinta minutos para o encerramento da proba, uma colisão entre o Corvette de Nicolas Varrone, com o com o BMW de Kelvin van der Linde, acabou beneficiando o Corvette de Antonio Garcia, Alex Sims e Daniel Juncadella, que assumiu a segunda posição, na frente do Mustang de Mike Rockenfeller, Sebastian Priaulx e Austin Cindric, que haviam partido da pole.
Finalmente na classe GTD vitória para o Corvette Z06 GT3.R da equipe AWA, pilotado pelo quarteto Orey Fidani, Lars Kern, Marvin Kirchhöfer e Matthew Bell. Em segundo lugar fiou o Porsche de Ayhancan Güven, Adan Adelson, Elliot Skeer e Tom Sargent, que ultrapassaram o Aston Martin de Mattia Drudi, quando faltavam quinze minutos para o final da prova.
Resultado das 24 Horas de Daytona
1 Nasr-Tandy-L.Vanthoor (Porsche 963) - Penske - 781 voltas
2 Blomqvist-Braun-Dixon-Rosenqvist (Acura ARX-06) - Meyer Shank - 1s335
3 Jaminet- Campbell-Estre (Porsche 963) - Penske - 4s423
4 Marciello-Eng-D.Vanthoor-Magnussen (BMW M Hybrid V8) - RLL - 1 volta
5 Albuquerque-R.Taylor-Stevens-Hartley (Cadillac V-SeriesR) - WTR - 1 volta
6 Bruni -Wehrlein-van der Helm-Aron (Porsche 963) - JDC Miller - 1 volta
7 Frijns-Wittmann-Rast-S.van der Linde (BMW M Hybrid V8) - RLL - 4 voltas
8 Farano-Alvarez-Bourdais-van Uitert (Oreca 07) - Torre - 16 voltas
9 Goldburg-Di Resta-Allen -Lindh (Oreca 07) - United Autosports - 16 voltas
10 Massa-Robinson-Fraga-Burdon (Oreca 07) - Riley - 16 voltas
11 Sales-Keating-Pedersen-Beche (Oreca 07) - PR1 - 17 voltas
12 Sales-Keating-Pedersen-Beche (Oreca 07) - PR1 - 17 voltas
13 Hyett-Cameron-Edgar-Rasmussen (Oreca 07) - AO Racing - 24 voltas
14 Kurtz-Sowery-Jakobsen-Herta (Oreca 07) - Algarve Pro - 26 voltas
15 Ohta-van der Zande-Yelloly-Palou (Acura ARX-06) - Meyer Shank - 40 voltas
16 Aitken-Bamber-Vesti-Drugovich (Cadillac V-SeriesR) - Whelen - 50 voltas
17 Olsen-Mies-Vervisch (Ford Mustang GT3) - Multimatic - 58 voltas
18 Garcia-Sims-Juncadella (Corvette Z06 GT3R) - Corvette - 58 voltas
19 Rockenfeller-Priaulx-Cindric (Ford Mustang GT3) - Multimatic - 58 voltas
20 Snow-Verhagen-De Phillippi-K.Van Der Linde (BMW M4 GT3) - Paul Miller - 58 voltas
21 Schiller-Stolz-Bartone-Martin (Mercedes AMG GT3) - GetSpeed - 58 voltas
22 Rigon-Molina-Costa-Neubauer (Ferrari 296 GT3) - DragonSpeed - 58 voltas
23 Milner-Catsburg-Varrone (Corvette Z06 GT3R) - Corvette - 58 voltas
24 Henirch-Bachler-Picariello (Porsche 911 GT3) - AO Racing - 59 voltas
25 Keating-Zilisch-McLaughin-Van Gisbergen (Corvette Z06 GT3R) - TF Sport - 59 voltas
26 Fidani-Bell-Kern- Kirchhofer (Corveta Z06 GT3R) - AWA - 62 voltas
27 Adelson-Skeer-Sargent-Güven (Porsche 911 GT3) - Wright - 62 voltas
28 Drudi-Gamble-Stevenson-Robichon (Aston Martin Vantage GT3) - HoR - 62 voltas
29 Schiavoni-Cressoni-Lietz-Preining (Porsche 911 GT3) - Proton - 62 voltas
30 Auer-Ellis-Ward-Dontje (Mercedes AMG GT3) - Winward - 62 voltas
31 Klingmann-Foley-Gallagher-Walker (BMW M4 GT3) - Turner - 62 voltas
32 Robin-van der Steur-Hasse-Clot-McIntosh (Aston Martin Vantage GT3) - van der Steur - 62 voltas
33 Agostini-Leclerc-Toledo-Laursen (Ferrari 296 GT3) - AF Corse - 62 voltas
34 Frey-Bovy-Gatting-Gaillard (Porsche 911 GT3) - Iron Dames - 62 voltas
35 Gotz-Lucas-Koch-Morad (Mercedes AMG GT3) - Korthoff - 62 voltas
36 Barnicoat-Telitz-Bell-Kirkwood (Lexus RC F GT3) - VasserSullivan - 77 voltas
37 Nielsen-Perez Companc-Vaxiviere-Murry (Oreca 07) - PECOM - 84 voltas
38 Formal-Hindman-Doyle-Marcelli (Lamborghini Huracan GT3 ) - WTR - 92 voltas
39 Calado-Monk-McAleer-Skeen (Ferrari 296 GT3) - Triarsi - 93 voltas
40 Thomas-Jensen-McElrea-Milesi (Oreca 07) - TDS - 99 voltas
41 Fittipaldi-Roe-Cumming-Ilott (Oreca 07) - Pratt Miller - 103 voltas
42 Serra-Franco-Sbirrazzuoli-Altoè (Ferrari 296 GT3) - Conquista - 108 voltas
43 Harper-Hesse-Krohn-Farfus (BMW M4 GT3) - Paul Miller - 113 voltas