Organizadores mudam data da prova em Fuji para favorecer Alonso
A ACO na conferência realizada na última sexta-feira, no Rétromobile em Paris, anunciou não somente a lista para as 24 Horas de Le Mans, mas na qualidade de organizadores do WEC, também anunciaram a mudança na data das 6 Horas de Fuji. O motivo da mudança é permitir ao espanhol Fernando Alonso, que este ano vai defender a Toyota, a tomar parte pode na prova.
Isso é um claro favorecimento ao espanhol, que não tomaria parte na disputa, já que a data original coincidiria com o GP dos Estados Unidos da Fórmula 1. Como a Toyota é proprietária do circuito de Fuji, a pressão junto aos organizadores deu resultado, e a prova agora vai acontecer no dia 14 de outubro.
A mudança no entanto vai atrapalhar os demais pilotos do WEC, que disputam outras categorias, com o caso do IMSA, já que a nova data coincidirá com a etapa final do campeonato norte-americano, que tem o Petit Le Mans marcado para mesma data.
"Não posso acreditar que o WEC fez isso, é uma falta de consideração e respeito pelos pilotos que disputam o IMSA. Tenho certeza que não sou o único descontente" , declarou Olivier Pla, da Extreme Speed Motorsport.
Outro que fez coro a Pla foi o também francês Nicolas Lapierre e Harry Harry Tincknell, companheiro de equipe de Oliver Pla. Até dentro da Toyota Gazzo Racing haverá impacto, já que os japoneses Kamui Kobayashi e Kazuki Nakajima, que disputam o Super GT Japonês.