Neve, chuva e granizo na vitória de Alonso, Nakajima e Buemi em Spa
Condições totalmente adversas na 6 Horas de Spa-Franchorchamps, penúltima etapa da Super Season 2018/2019 do WEC (World Endurance Championship - Campeonato Mundial de Endurance). A prova disputada ontem (sábado) viu mais uma vitória da Toyota Gazoo Racing, do trio Fernando Alonso, Sebastien Buemi e Kazuki Najima.
O trio do TS050 Hybrid conquistou a vitória em meio a condições extremas, que durante a prova alternou chuva, granizo e até neve; tanto que a prova foi encerada antes do total de seis horas com bandeira vermelha, devido a total falta de condições. O outro Toyota, de Jose Maria Lopez , Kamui Kobayashi e Mike Conway, haviam feito a pole position, e dominaram o início da corrida, porém um problema no sensor do sistema híbrido fez o trio perder 11 minutos e quatro voltas nos boxes para resolver a falha.
A prova devido as más condições climáticas sofreu varias intervenções pelo safety-car, sendo que perto do final foram 3 bandeiras vermelhas, a primeira faltando 45 minutos, após o reinício, nova paralização faltando 15 minutos, e finalmente faltando seis minutos veio a última bandeira vermelha e encerramento da prova. O segundo lugar na LMP1 ficou com o Rebellion Racing de Thomas Laurent, Gustavo Menezes e Nathanel Berthon. Berthon nas últimas duas horas fez uma condução primorosa e conseguiu abrir vantagem suficiente para se manter a frente do BR1 nº 11 do trio da equipe russa SMP Racing (Mikhail Aleshin, Vitaly Petrov, Stoffell Vandoorne).
O resultado não deu o título da LMP1 para Alonso/ Buemi e Nakajima, mas os deixou com 31 pontos de vantagem sobre os companheiro da Toyota Gazzo Racing (Lopez/ Kobayashi/ Conway), restando agora somente as 24 Horas de Le Mans, que acontece no próximo mês. Entre os construtores a Toyota já conquistou o título da LMP1.
A quarta colocação foi do outro carro da SMP Racing, com o BR1 - AER tripulado por Stephane Sarrazin, Segey Sirotkin e Egor Orudzhev. O brasileiro Bruno Senna, que corre juntamente com o suíço Neel Jani e o alemão André Lotterer, terminou na quinta posição, à frente do Toyota de Lopez, Kobayashi, Conway.
Na categoria LMP2 a vitória foi do Oreca 07 da DragonSpeed, dos pilotos Pastor Maldonado, Roberto Gonzalez e Anthony Davidson, sétimos na classificação geral. A G-Drive Racing (Vergne/ Rusinov/ van Uitert) terminaram em segundo e o Alpine A470 do brasileiro André Negrão, completou o pódio da LMP2.
Na LMGTE Pro a vitória ficou com a Aston Martin Vantage de Alex Lynn e Máxime Martin, com a confortável vantagem de sobre o Ferrari 488 de James Calado e Alessandro Pier Guidi. Kévin Estre e Michael Christensen (Porsche 911) terminam em 3º e se aproximaram do título de pilotos.
Na LMGTE Am vitória da Porsche da Dempsey Proton Racing (Reid/ Pera/ Campbell), à frente do Aston Martin de Yoluc/ Alers-Hankey/ Eastwood, com o Ferrari de Perez Companc/ Cressoni e Griffin completando o pódio.
A Porsche garantiu o título de Construtores na classe GTE.
Resultado da 6 Horas de Spa-Francorchamps
1 Buemi/Nakajima/Alonso (Toyota TS050 - Hybrid) - Toyota - 133 voltas
2 Berthon/Laurent/Menezes (Rebellion R13 - Gibson) - Rebellion - 1 volta
3 Aleshin/Petrov/Vandoorne (BR1 - AER) - SMP Racing - 1 volta
4 Sarrazin/Orudzhev/Sirotkin (BR1 - AER) - SMP Racing - 2 voltas
5 Jani/Lotterer/Senna (Rebellion R13 - Gibson) - Rebellion - 3 voltas
6 Conway/Kobayashi/Lopez (Toyota TS050 - Hybrid) - Toyota - 4 voltas
7 Gonzalez/Maldonado/Davidson (Oreca 07 - Gibson) - DragonSpeed - 4 voltas
8 Rusinov/Van Uitert/Vergne (Aurus 01 - Gibson) - G-Drive - 4 voltas
9 Lapierre/Negrão/Thiriet (Alpine A470 - Gibson) - Signatech - 4 voltas
10 Tung/Aubry/Richelmi (Oreca 07 - Gibson) - DC Racing - 4 voltas
11 Perrodo/Vaxiviere/Nato (Oreca 07 - Gibson) - TDS Racing - 5 voltas
12 Van Eerd/Van Der Garde/De Vries (Dallara P217 - Gibson) - RTN - 6 voltas
13 Heinemeier-Hansson/King/Stevens (Oreca 07 - Gibson) - DC Racing - 6 voltas
14 Creed/Ricci/Boulle (Ligier JSP217 - Gibson) - Larbre - 7 voltas
15 Lynn/Martin (Aston Martin Vantage AMR) - AMR - 9 voltas
16 Pier Guidi/Calado (Ferrari 488 GTE EVO) - AF Corse - 9 voltas
17 Christensen/Estre (Porsche 911 RSR) - Porsche - 9 voltas
18 Farfus/Da Costa/Costa (BMW M8 GTE) - MTEK - 9 voltas
19 Priaulx/Tincknell (Ford GT) - Ganassi - 9 voltas
20 Rigon/Bird (Ferrari 488 GTE EVO) - AF Corse - 9 voltas
21 Sørensen/Thiim (Aston Martin Vantage AMR) - AMR - 9 voltas
22 Lietz/Bruni (Porsche 911 RSR) - Porsche - 9 voltas
23 Tomczyk/Catsburg (BMW M8 GTE) - MTEK - 9 voltas
24 Mücke/Pla (Ford GT) - Ganassi - 10 voltas
25 Ried/Pera/Campbell (Porsche 911 RSR) - Proton - 11 voltas
26 Yoluc/Hankey/Eastwood (Aston Martin Vantage) - TF Sport - 11 voltas
27 Perez-Companc/Cressoni/Griffin (Ferrari F488 GTE) - Clearwater - 11 voltas
28 Flohr/Castellacci/Fisichella (Ferrari F488 GTE) - AF Corse - 11 voltas
29 Bergmeister/Lindsey/Perfetti (Porsche 911 RSR) - Project1 - 11 voltas
30 Dalla Lana//Lauda (Aston Martin Vantage) - AMR - 12 voltas
31 Wainwright/Barker/Preining (Porsche 911 RSR) - Gulf Racing - 12 voltas
32 Ishikawa/Beretta/Cheever (Ferrari F488 GTE) - MR Racing - 13 voltas
33 Roda/Roda/Cairoli (Porsche 911 RSR) - Project1 - 18 voltas
34 Dillmann/Ruberti/Webb (Enso CLM P1/01 - Gibson) - ByKolles - 38 voltas