Rebellion fica com a pole em Shanghai, Toyotas foram derrotadas
Aquilo que era impensável até o ano passado aconteceu. Com as penalidades por desempenho os dois carros da Toyota não conseguiram um lugar na primeira fila de uma prova do WEC (World Endurance Championship - Campeonato Mundial de Endurance). Na primeira fila teremos o Rebellion RB13, conduzido pelo brasileiro Bruno Senna, e seus companheiros de equipe, Gustavo Menezes e Norman Nato.
O trio garantiu o tempo médio de volta de 1m45s892, superando o Ginetta de Micael Simpson/ Carlie Robertson/ Guy Smith por 1s2. O outro Ginetta da equipe LNT, dos pilotos Jordan King/ Bem Hanley/ Egor Orudzev com um tempo 1s245 inferior abre a segunda fila, e só enfim surge o primeiro Toyota TS050 Hybrid (Kamui Kobayashi/ José Maria Lopez/ Mike Conway) a 1s343 do pole.
O outro Toyota, do trio Sebastien Buemi/ Kazuki Nakajima/ Brendon Hartley, larga em quinto lugar. A pole position na LMP2 foi do Oreca da Cool Racing (Nicolas Lapierre/ Antonin Borga/ Alexandre Coigny) com a marca de 1m48s649. O brasileiro André Negrão e seus companheiros de equipe na Signatech Alpine largam da 12ª colocação no grid (7ª na LMP2). Na Classe GTE só deu Porsche, isso tanto na Pro, quanto na AM.
O 911 RSR de Michael Christensen-Kévin Estre garantiram a pole na GTE Pro, batendo nos dois Aston Martin Vantage da AMR. Logo a seguir surgem os dois Ferrari 488 GTE da AF Corse. Na GTE AM am a pole foi do Team Project 1 (Egidio Perfetti e Matteo Cairoli), que foram os mais rápidos com o tempo de 2m00s031. Em segundo vai largar o Aston Martin de Paul Dalla Lana/ DarrenTurner/ Ross Gunn).
Completando o três primeiros da classe aparece o outro Porsche 911 RSR, de Christian Ried/ Matt Campbell/ Riccardo Perae é rebaixado para um segundo.
O início das 4 horas de Shanghai será realizado amanhã às 1:00, horário de Brasília
Grid de largada
1 - Senna/Menezes/Nato (Rebellion R13/Gibson) - Rebellion - 1'45"892
2 - Robertson/Simpson/Smith (Ginetta G60-LT-P1-AER) - Team LNT - 1'47"092
3 - King/Hanley/Orudzhev (Ginetta G60-LT-P1/AER) - Team LNT - 1'47"109
4 - Conway/Kobayashi/Lopez (Toyota TS050/Hybrid) - Toyota - 1'47"235
5 - Buemi/Nakajima/Hartley (Toyota TS050/Hybrid) - Toyota - 1'48"180
6 - Lapierre/Borga/Coigny (Oreca 07/Gibson) - Cool Racing - 1'48"649
7 - Tung/Aubry/Stevens (Oreca 07/Gibson) - DC Racing - 1'48"775
8 - Hanson/Albuquerque/Jarvis (Oreca 07/Gibson) - United AS - 1'48"972
9 - Patterson/Yamashita/Fjordbach (Oreca 07/Gibson) - High Class - 1'49"245
10 - Gonzalez/Da Costa/Davidson (Oreca 07/Gibson) - JOTA - 1'49"739
11 - Lacorte/Belicchi/Sernagiotto (Dallara P217/Gibson) - AF Corse - 1'50"496
12 - Laurent/Negrão/Ragues (Alpine A470/Gibson) - Signatech - 1'50"941
13 - Christensen/Estre (Porsche 911/19) - Porsche - 1'59"579
14 - Sørensen/Thiim (Aston Martin Vantage AMR) - AMR - 1'59"597
15 - Lynn/Martin (Aston Martin Vantage AMR) - AMR - 1'59"607
16 - Calado/Pier Guidi (Ferrari F488 GTE EVO) - AF Corse - 1'59"687
17 - Rigon/Molina (Ferrari F488 GTE EVO) - AF Corse - 2'00067
18 - Bruni/Lietz/ (Porsche 911/19) - Porsche - 2'00"224
19 - Perfetti/Heinemeier-Hansson/Cairoli (Porsche 911) - Project1 - 2'00"824
20 - Dalla Lana/Turner/Gunn (Aston Martin Vantage AMR) - AMR - 2'01"528
21 - Ried/Pera/Campbell (Porsche 911) - Proton - 2'01"655
22 - Yoluc/Eastwood/Adam (Aston Martin Vantage AMR) - TF Sport - 2'02"192
23 - Keating/Ten Voorde/Bleekemolen (Porsche 911) - Project1 - 2'02"228
24 - Flohr/Castellacci/Fisichella (Ferrari 488 GTE EVO) - AF Corse - 2'02"404
25 - Ishikawa/Beretta/Cozzolino (Ferrari 488 GTE EVO) - MR Racing - 2'02"602
26 - Negro/W.Bamber/Preining (Porsche 911) - Proton - 2'02"714
27 - Wainwright/Watson/Barker (Porsche 911) - Gulf Racing - 2'02"978
28 - Perrodo/Collard/Nielsen (Ferrari 488 GTE EVO) - AF Corse - 2'03"001
29 - Prette/Prette/Abril (Porsche 911) - Proton - 2'03"086
30 - Grimes/Mowlem/Hollings (Ferrari 488 GTE EVO) - RRS - 2'03"239
31 - Van Eerd/Van Der Garde/De Vries (Oreca 07/Gibson) - RT Nederland - 1'48"431