FIA confirma convergência entre Hypercar e LMDh
O Conselho Mundial da FIA se reuniu ontem (sexta-feira) em Genebra (Suiça), e aprovou na reunião e aprovou a proposta da ACO e da IMSA para produzir uma nova classe protótipo de carros e combiná-los, já para a proxima temporada 2021/22. Os novos carros, que estavam sendo tratados por LMDh, passarão a ser denominados Le Mans Daytona 'H'.
Os novos carros serão construídos em um novos chassis, que pode ser produzidos pelos fabricantes ORECA, Ligier, Multimatic e Dallara . A motorização será com motores de combustão interna de alta potência e um sistema híbrido de especificação 'leve', ambos acionando apenas o eixo traseiro.
Esses mesmos chassis formarão a base da próxima geração de carros LMP2 (sem potência híbrida) a partir de 2022, com os carros LMDh também formando a classe superior na competição IMSA desde o início da temporada de 2022.
O objetivo é atrair mais fabricantes, além de equipes de clientes privados, para as competições WEC e IMSA, fornecendo um chassi com custo limitado e uma solução de power-train de low cost, em comparação aos atuais LMP1 e futuros Le Mans Hypercar.
A convergência entre as duas classes de carros para o WEC exigirá um processo complexo de Bop (Balanço de Desempenho) para garantir que os diferentes aspectos do trem de força e aerodinâmica dos carros possam ser controlados para proporcionar condições equitativas.
O projeto é de que se possa combinar os grid de Hypercar e Le Mans Daytona "H" em algumas das principais provas de resistência, como 24 Horas de Le Mans e Rolex 24 Hours at Daytona. A IMSA ainda não se comprometeu a aceitar os Hypercars de Le Mans no Campeonato IMSA Weathertech Sportscar.
Mais detalhes sobre o processo de convergência serão revelados durante a reunião conjunta da IMSA / WEC 'Super Sebring' dentro de duas semanas.