A clássica prova francesa não irá ocorrer na data tradicional
As 24 Horas de Le Mans são disputadas tradicionalmente no mês de junho, mas a 88ª edição da prova vai sofrer uma mudança devido ao Covid-19. Na última segunda-feira (16/03) o presidente da ACO (Automobile Club de L'Ouest), Pierre Fillon, já havia declarado que uma decisão sobre a realização da corrida seria tomada até o dia 15 de abril.
"Estamos monitorando de perto o desenvolvimento das várias diretrizes das autoridades. Em todos os casos, estamos confiantes de que organizaremos as 24 horas de Le Mans 2020”, disse o presidente da entidade que organiza as 24 Horas de Le Mans.
A ACO no entanto, não precisou esperar até o dia 15 de abril, e decidiu adiar o evento já que diversas partes do mundo estão fortemente afetadas pelo coronavírus. A corrida será realizada agora de 19 a 20 de setembro.
"Adiar as 24 horas de Le Mans 2020, originalmente agendado para 13/14 de junho, é a solução apropriada diante das circunstâncias excepcionais de saúde pelas quais estamos passando hoje", comentou Fillon.
O adiamento do que seria a rodada final da temporada 2019/20 do Campeonato Mundial de Resistência terá um efeito indireto no calendário da temporada seguinte, que deveria começar em Silverstone no primeiro fim de semana de setembro, mas o WEC disse que mais informações sobre as revisões do calendário do WEC, bem como as da Série Européia de Le Mans, da Michelin Le Mans Cup e da Ligier European Series 'serão divulgadas oportunamente'.
É a decisão certa adiar a situação atual ”, acrescentou Gerard Neveu, CEO do WEC. “Estamos trabalhando na revisão de nossos calendários WEC, ELMS, Michelin Le Mans Cup e Ligier European Series pelo restante desta temporada e na temporada 9 do WEC, que deve começar em setembro de 2020.
Não é a primeira vez na história que a prova de La Sarthe não vai ocorrer em junho. Em maio 1968 a França passava por uma gigantesca onda de protesto, que culminou com uma greve geral dos trabalhadores, e a prova (36ª edição) e a corrida foi disputa nos dias 28 a 29 de setembro; com a vitória do Ford GT40 Mk.I da equipe de John Wyer, conduzido por Lucien Bianchi e Pedro Rodríguez.
Quando da sua criação (1923) a prova foi disputada nos dias 25 e 27 de maio. Cancelada a prova só foi por dez vezes; a primeira em 1936, devido à greve que atingiu a indústria automobilística, e depois de 1940 a 1948, devido à Segunda Guerra Mundial e suas posteriores consequências.