O calendário da temporada 19/20 revisado foi anunciado
• 8 corridas mantidas para o calendário FIA WEC 2019-2020
• A 9ª temporada do WEC não começará antes de 2021
• Nova hora de início anunciada para as 24 horas de Le Mans em setembro
Como resultado da situação do COVID-19, e em pleno acordo entre a FIA e o promotor do FIA WEC, foi criado o seguinte calendário provisório para concluir a temporada 2019-2020 do FIA WEC.
Deve-se entender, é claro, que este calendário está sujeito a alterações adicionais de acordo com a evolução da atual crise de saúde ou devido aos calendários de outros campeonatos mundiais da FIA.
A 8ª Temporada do WEC recomeçará com a 6 horas de Spa-Francorchamps, no sábado 15 de agosto, o prelúdio tradicional das 24 horas de Le Mans que, conforme anunciado anteriormente pelo Automobile Club de l'Ouest, será realizado no dia 19 / 20 de setembro. A substituição das 1000 milhas de Sebring, que foi cancelada, será as 8 horas do Bahrein, em 21 de novembro, que encerrará a 8ª temporada do FIA WEC.
É importante observar que o número de eventos permanece o mesmo para garantir justiça e condições esportivas iguais para todos os competidores.
O calendário da 9a temporada (originalmente 2020-2021) será completamente reformulado e é razoável dizer que não começará antes de março de 2021.
Gérard Neveu, CEO do WEC: “A evolução dessa crise global de saúde nos deixou com poucas opções. Hoje é impossível considerar a organização de um evento internacional de automobilismo antes do verão, por isso, reorganizamos o calendário de acordo com o mesmo número de eventos no cronograma.
“No entanto, precisamos estar preparados para grandes mudanças para a próxima temporada, porque teremos que incorporar muitos parâmetros, começando pelas inevitáveis dificuldades econômicas que estão por vir.
"Por enquanto, nossa principal preocupação é a boa saúde de todos, e esperamos que todos cuidem de si mesmos e de seus entes queridos nas próximas semanas."
Pierre Fillon, Presidente da ACO: “ Uma decisão excepcional para uma situação excepcional. No contexto do que estamos passando agora, a reprogramação do calendário da 8ª temporada do WEC exigiu certos ajustes em conjunto com nossos diferentes parceiros, concorrentes e circuitos anfitriões. No entanto, para garantir a qualidade e a equidade deste campeonato, este ano é necessário sair das 24 horas de Le Mans, programadas para 19/20 de setembro, sendo a Super Finale do Campeonato Mundial de Endurance 2019-2020 da FIA. Esta modificação no atual WEC da FIA foi estabelecida com total transparência e com o entendimento de todos os envolvidos. Mais uma vez, a prioridade é garantir o bom desempenho de nossos campeonatos, limitando, tanto quanto possível, os efeitos dessa crise.
“Além disso, o início das 24 horas 2020 de Le Mans será às 14h30 (horário local) do dia 19 de setembro. Esse horáriofoi decidido com nossos parceiros, principalmente com a TV e com nossos concorrentes. ”
Richard Mille, Presidente da Comissão de Resistência da FIA: “Apesar das circunstâncias extremas, é nossa prioridade proteger a temporada do Campeonato Mundial de Resistência da FIA e todas as partes envolvidas, incluindo equipes, pilotos, parceiros, fornecedores e fãs. Fizemos o máximo para garantir que a campanha atual seja composta por oito rodadas, garantindo condições iguais para todos os concorrentes. Tendo em mente as implicações econômicas da crise e seu impacto na indústria, atrasar o início da próxima temporada até 2021 é a coisa certa a se fazer, dando aos concorrentes tempo suficiente para se reagruparem antes da campanha seguinte. ”
Calendário provisório atualizado do WEC 2019 - 2020 da FIA *
• 01 de setembro de 2019 4 Hours of Silverstone (GBR)
• 06 de outubro de 2019 6 Hours of Fuji (JPN)
• 10 de novembro de 2019 4 Hours of Shanghai (CHN)
• 14 de dezembro de 2019 8 Hours of Bahrain (BAH)
• 23 fevereiro 2020 Lone Star Le Mans (USA)
• 15 de agosto de 2020 TOTAL 6 horas de Spa-Francorchamps (BEL)
• 19 e 20 de setembro de 2020, 24 horas de Le Mans (FRA)
• 21 de novembro de 2020, 8 Hours of Bahrain (BAH)
* Devido ao COVID-19, este calendário pode estar sujeito a modificações