Toyota confirma favoritismo e vence a 88ª 24 Horas de Le Mans, Bruno Senna foi 2º
O Toyota TS050 HYBRID do trio Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley, conquistou a vitória na 88ª edição das 24 Horas de Le Mans. Esta foi a terceira vitória consecutiva da Toyota, e a terceira do carro nº 8 na temporada do WEC, garantindo para marca japonesa a conquista do título por equipes, com uma rodada de antecipação.
A prova deste ano foi disputada sem a presença do público, devido as restrições por causa do Covid-19. O carro irmão, nº 7 do trio Mike Conway, Jose Maria Lopez e Kamui Kobayashi, começou a corrida da pole position e liderou confortavelmente depois que o nº 8 Toyota passou um tempo na garagem com um problema de freio no início da noite.
A sorte definitivamente não sorri para o carro 7, já que desta vez o carro foi para os boxes com cerca de 12 horas de prova disputada, com um turbocompressor. O conserto custou cerca de 30 minutos, e custou não somente as chances de lutar pela vitória, como o segundo lugar.
O Rebellion R13 Gibson do brasileiro Bruno Senna, e dos companheiros de time Gustavo Menezes e Norman Nato, fizeram uma excelente prova, e terminaram em segundo lugar, a cinco voltas dos vencedores. Senna se igualou a : José Carlos Pace vice em 1973 em dupla com Arturo Mezario a bordo de um Ferrari 312 PB; Raul Boesel que em 1991 a bordo de um Jaguar XJR-12 terminou em segundo junto com Davy Jones e Michel Ferté; e Lucas Di Grassi que a bordo de um Audi R18 e-tron Quattro em 2014 ficou em segundo, juntamente com Tom Kristensen e Marc Gené.
O pódio foi completado pelo Toyota de Jose-Maria Lopez, Mike Conway e Kamui Kobayashi. Na LMP2 vitória emocionante da equipe United Autosports, que com Phil Hanson passou por uma enorme pressão da equipe Jota (Anthony Davidson, Felipe Albuquerque, Roberto Gonzalez). Hanson tinha de fazer uma última parada para reabastecimento, e tinha somente 51 segundos de vantagem.
Após a parada Hanson voltou em primeiro mas com somente quatro segundos de vantagem sobre o experiente Anthony Davidson. A equipe composta por Phil Hanson, Filipe Albuquerque e Paul Di Resta só pode comemorar, quando faltando pouco mais de quinze minutos, Davidson também precisou de uma parada para um splash-and-go.
A United Autosports festejou muito sua a quarta vitória consecutiva na LMP2 e a primeira vitória em Le Mans. A vitória também deu o primeiro título da WEC para equipe privida britânica, com uma rodada de antecedência.
A equipe Jota ficou em segundo, terminando 32s831 atrás dos vencedores. O pódio foi completado pelo Panis Oreca Racing (Matthieu Vaxiviere, Julien Canal e Nicolas Jamin), à frente do Signatech Alpine Elf do brasileiro André Negrão.
André e os companheiros, Pierre Ragues e Thomas Laurent, perderam muito tempo ainda no início da prova, com problemas de pressão na bomba d'água. Nesta classe aconteceu o fato inusitado da equipe Jackie Chan DC Racing ter sido desclassificada, devido o piloto Gabriel Aubry ter se comunicado por celular com os boxes, indicando o motivo de uma quebra.
Na classe LM GTE Pro vitória do Aston Martin dos pilotos Alex Lynn, Maxime Martin e Harry Tincknell, derrotando o Ferrari GTE Evo de Daniel Serra, James Calado, Alessandro Pier Guidi. As duas formações travaram um duelo emocionante durante a noite, e mesmo pela manhã ambas formações estavam bem próximas.
A vitória garantiu a Aston Martin seu primeiro triunfo desde 2017. Nicki Thiim, Marco Sorensen e Richard Westbrook com outro Aston Martin Vantage AMR, completou o pódio.
A decepção veio por parte da Porsche, que estreou o 911 RSR-19, mas apesar de terem conquistado a pole com os pilotos Gianmaria Bruni, Richard Lietz e Fred Makowiecki, na corrida nunca chegou a ameaçar Ferrari e Aston Martin. O melhor Porsche foi o de Michael Christensen, Kevin Estre e Laurens Vanthoor, que terminou em sexto.
Na LM GTE Am vitória também para Aston Martin com a equipe TF Sport. Salih Yoluc, Charlie Eastwood e Jonny Adam terminaram 97 segundos a frente do Porsche da Dempsey Proton (Riccardo Pera, Matt Campbell e Christian Rie).
A TF Sport travou uma dura batalha com o Aston do brasileiro Augusto Farfus, até que o carro do brasileiro e seus companheiros, Ross Gunn e Paul Dalla Lana tiveram problemas de suspensão quando restavam oito horas de prova. Jonny Adan se tornou o primeiro piloto a vencer as duas classes de GTE no WEC, e o turco Salih Yoluc o primeiro a vencer em Le Mans.
Completou o podio da GTE Am o Ferrari 488 GTE EVO da AF Corse (Nicklas Nielsen, Emmanuel Collard e Francois Perrodo).
Resultado das 24 Horas de Le Mans
1 Buemi/Nakajima/Hartley (Toyota TS050) - Toyota - 387 voltas
2 Senna/Nato/Menezes (Rebellion R13-Gibson) - Rebellion - 382
3 Conway/Kobayashi/Lopez (Toyota TS050) - Toyota - 381
4 Dumas/Berthon/Deletraz (Rebellion R13-Gibson) - Rebellion - 381
5 Hanson/Albuquerque/Di Resta (Oreca 07-Gibson) - United - 370
6 Davidson/Da Costa/Gonzalez (Oreca 07-Gibson) - JOTA - 370
7 Jamin/Canal/Vaxiviere (Oreca 07-Gibson) - Panis - 368
8 Negrão/Ragues/Laurent (Oreca 07-Gibson) - Signatech - 367
9 Rusinov/Vergne/Jensen (Oreca 07-Gibson) - G-Drive - 367
10 Lafargue/Chatin/Bradley (Oreca 07-Gibson) - IDEC - 366
11 Lapierre/Borga/Coigny (Oreca 07-Gibson) - Cool Racing - 365
12 Falb/Trummer/Mcmurry (Oreca 07-Gibson) - Algarve - 365
13 Calderon/Flörsch/Visser (Oreca 07-Gibson) - Richard Mille - 364
14 Lacorte/Belicchi/Sernagiotto (Dallara P217-Gibson) - Cetilar - 363
15 Pilet/Tilley/Kennard (Oreca 07-Gibson) - IDEC - 363
16 Hedman/Hanley/Van Der Zande (Oreca 07-Gibson) - DragonSpeed - 361
17 Owen/Brundle/Van Uitert (Oreca 07-Gibson) - United - 359
18 Yamanaka/Foster/Merhi (Ligier JSP217-Gibson) - Eurasia - 351
19 Van Eerd/Van Der Garde/De Vries (Oreca 07-Gibson) - RTN - 349
20 Martin/Lynn/Tincknell (Aston Martin Vantage) - AMR - 346
21 Pier/Calado/Serra (Ferrari 488) - AF Corse - 346
22 Thiim/Sørensen/Westbrook (Aston Martin Vantage) - AMR - 343
23 Pla/Bourdais/Gounon (Ferrari 488) - Risi - 339
24 Yoluc/Eastwood/Adam (Aston Martin Vantage) - TF Sport - 339
25 Ried/Pera/Campbell (Porsche 911) - Proton - 339
26 Perrodo/Collard/Nielsen (Ferrari 488) - AF Corse - 339
27 Perfetti/Ten Voorde/Cairoli (Porsche 911) - Project1 - 339
28 Grist/Kapadia/Wells (Oreca 07-Gibson) - Nielsen - 338
29 Wainwright/Barker/Watson (Porsche 911) - Gulf - 337
30 Heistand/Root/Magnussen (Ferrari 488) - JMW - 335
31 Bruni/Lietz/Makowiecki (Porsche 911) - Porsche - 335
32 Piovanetti/Negri/Ledogar (Ferrari 488) - AF Corse - 335
33 Dalla/Gunn/Farfus (Aston Martin Vantage) - AMR - 333
34 Gostner/Frey/Gatting (Ferrari 488) - Iron Lynx - 332
35 Christensen/Estre/Vanthoor (Porsche 911) - Proton - 331
36 Inthraphuvasak/Légeret/Andlauer (Porsche 911) - Project1 - 331
37 Schiavoni/Pianezzola/Ruberti (Ferrari 488) - Iron Lynx - 331
38 Felbermayr/Beretta/Van Splunteren (Porsche 911) - Proton - 330
39 Flohr/Castellacci/Fisichella (Ferrari 488) - AF Corse - 330
40 Keating/Fraga/Bleekemolen (Porsche 911) - Project1 - 326
41 Smiechowski/Binder/Isaakyan (Ligier JSP217-Gibson) - InterEuropol - 325
42 Grimes/Mowlem/Hollings (Ferrari 488) - RedRiver - 325
43 Brooks/Piguet/Laskaratos (Porsche 911) - Project1 - 313