A categoria hidrogênio das 24 Horas de Le Mans ganhou agora um fornecedor de chassis, para sua estréia na série em 2024, e será da união da Red Bull Advancedt Technologies e a Oreca, para construção do chassis. As duas empresas foram escolhidas pelo Automóvel Clube de l'Ouest (ACO) para o desenvolvimento do seu projeto “Missão H24”.
O projeto MissionH24 é a continuação do projeto iniciado pela “Garagem 56” para automóveis movidos com tecnologias alternativas e inovadoras e limpas. O powertrain ainda não foi escolhido, e essa é a parte mais crítica do pacote, na última temporada um protótipo feito pela GreenGT, chegou a ser construído, mas acabou não disputando a prova.
“Em nome do Grupo Oreca, gostaria de agradecer ao ACO pela confiança depositada nas nossas equipes para levar a cabo este projeto inovador”, explicou Hugues de Chaunac, Presidente da Oreca. "Esta nova missão oferece-nos a oportunidade de abrir um capítulo desportivo e técnico, tão emocionante como inédito. As provas de enduro são na sintese um trabalho em equipe, e essa é a chave do sucesso; vamos otimizar nossa colaboração com a Red Bull Advanced Technologies, Plastic Omnium e GreenGT a fim de contribuir para o desenvolvimento e o sucesso de uma competição de emissão zero", completou o francês.
A Plastic Omnium é a empresa responsável pela produção dos tanques dessa categoria de hidrogênio. A Red Bull Advanced Technologies recentemente trabalhou para IndyCar desenvolvendo o Aeroscreen, que foi introduzido com sucesso na temporada de 2019 da série norte-americana, depois de ter sida preterida na F1 pelo Halo.
“A Red Bull Advanced Technologies tem a escala necessária para atingir o objetivo definido pelo ACO, com as ferramentas e experiência em design e desenvolvimento da Red Bull Racing Formula 1, bem como de outros veículos de alto nível. A categoria do hidrogênio nas 24 Horas de Le Mans oferece uma boa visão geral do desenvolvimento sustentável do automobilismo e promete não apenas avançar no uso do hidrogênio no transporte, mas também a perspectiva de uma competição emocionante", disse o CEO da empresa, Christian Horner.
“Este é um anúncio sem precedentes e destaca o apelo do MissionH24 e a competição de emissão zero através de protótipos de hidrogênio. Esta colaboração demonstra a acertividade das decisões tomadas pelo ACO para o futuro do automobilismo e destaca nossa ambição pelo automobilismo de baixo carbono para as gerações futuras", declarou o presidente da ACO, Pierre Fillon.