Toyota conquista a pole batendo a Porsche em Shanghai, Senna é pole na LMP2
A Porsche parecia que iria conquistar a pole position para prova deste domingo em Shanghai no WEC (World Endurance - Championship), mas o japonês Kamui Kobayashi surpreendeu os alemães de Zuffenhausen, e colocou seu Toyota TS50 Hybrid na primeira posição do grid, ao estabelecer o tempo de 1m42s832.
Atrás a somente 0s440 ficou o Porsche 919 Hybrid do trio Neel Jani/ André Lotterer/ Nick Tandy. Na segunda fila aparece o Toyota de Sebastien Buemi/ Anthony Davidson e Kazuki Nakajima, seguido pela Porsche 919 Hybrid de Eal Bamber/ Timo Bernhard/ Brendon Hartley, batido por 0s052.
Na LMP2 pole do brasileiro Bruno Senna, que corre juntamente com os franceses Julien Canal e Nicolas Prost com seu Vaillante Rebellion. O trio Rusinov/ Roussel/ Muller com seu Oreba da escuderia G-Drive vem imediatamente atrás com o sexto tempo.
Os líderes da categoria (Tung/Jarvis/Laurent) da DC Chang Racing, com nove pontos de vantagem para a equipe de Bruno Senna parte da quarta fila, imediatamente atrás dos companheiros de Senna na Rebellion (Piquet/ Beche/ Hanson-Heinnemer).
O outro brasileiro, André Negrão e seu companheiro Nicolas Lapierre e Gustavo Menezes (Alpine A470) partem da quinta fila do grid. A pole na classe GTE Pro foi o Aston Martin Vantage nº 95 de Thiim/ Sorensen, que estabeleceu o tempo de 1m59s697, seguido pelo Porsche 911 RSR de Estre/ Christensen e pelo Ferrari 488 GTE de Calado/ Pier Guidi.
Na GTE-Am pole do Aston Martin de Paul Dalla Lana/ Pedro Lamy/ Mathias Lauda, com o tempo de 2m02s357.
Grid para prova de Shanghai
1 Conway/Kobayashi/Lopez (Toyota TS050) - Toyota - 1'42''832
2 Jani/Lotterer/Tandy (Porsche 919) - Porsche - 1'43''272
3 Buemi/Davidson/Nakajima (Toyota TS050) - Toyota - 1'43''445
4 Bernhard/Bamber/Hartley (Porsche 919) - Porsche - 1'43''497
5 Canal/Prost/Senna (Oreca 07) - Rebellion - 1'49''217
6 Rusinov/Roussell/Muller (Oreca 07) - G - Drive - 1'49''472
7 Beche/Heinemeier Hansson/Piquet (Oreca 07) - Rebellion - 1'49''694
8 Tung/Jarvis/Laurent (Oreca 07) - DC Racing - 1'49''743
9 Lapierre/Menezes/Negrao (Alpine A470) - Signatech - 1'49''883
10 Rao/Hanley/Vergne (Oreca 07) - Rebellion - 1'50''417
11Gonzalez/Trummer/Petrov (Oreca 07) - Manor - 1'50''727
12 Perrodo/Vaxiviere/Collard (Oreca 07) - TDS - 1'51''077
13 Cheng/Brundle/Gommendy (Oreca 07) - DC Racing - 1'51''171
14Thiim/Sorensen (Aston Martin Vantage) - Aston Martin - 1'59''697
15 Christensen/Estre (Porsche 911) - Porsche - 1'59''916
16 Calado/Pier Guidi (Ferrari 488) - AF Corse - 2'00''247
17 Priaulx/Tincknell (Ford GT) - Ganassi - 2'00''299
18 Mucke/Pla (Ford GT) - Ganassi - 2'00''332
19 Rigon/Bird (Ferrari 488) - AF Corse - 2'00''754
20 Lietz/Makowiecki (Porsche 911) - Porsche - 2'00''783
21 Turner/Adam (Aston Martin Vantage) - Aston Martin - 2'01''141
22 Dalla Lana/Lamy/Lauda (Aston Martin Vantage) - Aston Martin - 2'02''357
23 Ried/Cairoli/Dienst (Porsche 911) - Dempsey Proton - 2'02''765
24 Flohr/Castellacci/Molina (Ferrari 488) - Spirit of Race - 2'03''062
25 Mok/Sawa/Griffin (Ferrari 488) - Clearwater - 2'03''495
26 Al Qubaisi/Barker/Foster (Porsche 911) - Gulf - 2'17''037