Titulo de Pilotos e Construtores para Porsche no WEC, na vitória da Toyota
Porsche deixa a WEC (World Endurance Championship - Campeonato Mundial de Endurance) com o título tanto no Mundial de Pilotos, com no de Construtores, ao terminar na segunda colocação na 6 Horas de Shanghai (China) e bastava a equipe um terceiro lugar. O título de pilotos ficou com o trio Earl Bamber, Brendon Hartley e Timo Bernhard.
Para Brendon Hartley, que ano que vem vai disputar a F1 pela Toro Rosso, e para Timo Bernhard foi o bicampeonato, já que foram campeões ano passado, juntamente com Mark Webber. A Porsche, com seu 919 Hybrid, chegou ao bicampeonato, após ter entrado na série em 2015. A Toyota bem que tentou prorrogar a disputa para a prova de novembro próximo no Bahrain, com a vitória de Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima (Toyota TS050 Hybrid).
O trio Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez com o outro Toyota perdeu a vitória quanto restavam trinta minutos para bandeirada final, e acabou batendo com o Porsche da classe GT de Lietz/Makowiecki. A vitória acabou nas mãos de Buemi/ Davidson/ Nakajima, que já haviam vencido a prova anterior no Japão.
Neel Jani/ Nick Tandy/ André Lotterer (Porsche 919 Hybrid) completaram o pódio e José Maria Lopez, conseguiu ainda levar seu Toyota a quarta colocação. Na LMP2 nada ficou decidido já que o trio composto por Bruno Senna/ Julien Canal e Nicolas Prost venceu a bordo do seu Rebellion, e com isso assumiu a liderança da categoria.
Foi a terceira vitória do trio em quatro provas, e agora relegaram os pilotos da DC Racing (Tung/ Jarvis/ Laurent) para segundo, uma vez que foram quarto na prova. A segunda posição na classe foi dos pilotos da Alpine A470 (Andre Negrão/ Nicolas Lapierre/ Gustavo Menezes), e o outro Rebellion (Nelson Piquet/ Mathias Beche/ David Heinemeier-Hansson) completou o pódio.
Na classe GTE Pro uma grande batalha entre a Ford e a Porsche animou a corrida, com a vitória ficando com o Ford GT da dupla Andy Priaulx Harry Ticknell. A Ferrari ainda assim ficou com o título dos construtores, com uma rodada de antecedência.
Christensen/ Estre (Porsche) que juntamente com Lietz/ Mackowiecki (Porsche) duelavam com o Ford vencedor, foram obrigados a abandonar com problemas de motor, e Lietz/ Mackowiecki após o choque com o Toyota de Lopez, tiveram de se conformar com o segundo lugar na classe.
James Calado e Alessandro Pier Guidi (Ferrari 488) agora estão a um passo do tricampeonato de pilotos na classe, mas os companheiros de equipe, Davide Rigon e Sam Bird ainda tem chances de lhes roubar a coroa.
Na GTE AM nova vitória para o Aston Martin Vantage de Pedro Lamy/ Mathias Lauda/ Paul Dalla, que não encontrou resistência por parte do Porsche de Khaled Al Qubaisi/ Benjamin Barker/ Nicholas Foster.
Resultado da 6 Horas de Shanghai
1 Buemi/Davidson/Nakajima (Toyota TS050) - Toyota - 195 voltas em 6h00m40sm777
2 Bernhard/Bamber/Hartley (Porsche 919) - Porsche - 1 volta
3 Jani/Lotterer/Tandy (Porsche 919) - Porsche - 1 volta
4 Conway/Kobayashi/Lopez (Toyota TS050) - Toyota - 7 voltas
5 Canal/Prost/Senna (Oreca 07) - Rebellion - 12 voltas
6 Lapierre/Menezes/Negrao (Alpine A470) - Signatech - 12 voltas
7 Beche/Heinemeier Hansson/Piquet (Oreca 07) - Rebellion - 13 voltas
8 Tung/Jarvis/Laurent (Oreca 07) - DC Racing - 13 voltas
9 Gonzalez/Trummer/Petrov (Oreca 07) - Manor - 13 voltas
10 Perrodo/Vaxiviere/Collard (Oreca 07) - TDS - 13 voltas
11 Rusinov/Roussell/Muller (Oreca 07) - G - Drive - 14 voltas
12 Cheng/Brundle/Gommendy (Oreca 07) - DC Racing - 14 voltas
13 Rao/Hanley/Vergne (Oreca 07) - Rebellion - 14 voltas
14 Priaulx/Tincknell (Ford GT) - Ganassi - 25 voltas
15 Lietz/Makowiecki (Porsche 911) - Porsche - 25 voltas
16 Calado/Pier Guidi (Ferrari 488) - AF Corse - 25 voltas
17 Mucke/Pla (Ford GT) - Ganassi - 25 voltas
18 Thiim/Sorensen (Aston Martin Vantage) - Aston Martin - 25 voltas
19 Rigon/Bird (Ferrari 488) - AF Corse - 25 voltas
20 Turner/Adam (Aston Martin Vantage) - Aston Martin - 25 voltas
21 Dalla Lana/Lamy/Lauda (Aston Martin Vantage) - Aston Martin - 29 voltas
22 Al Qubaisi/Barker/Foster (Porsche 911) - Gulf - 30 voltas
23 Ried/Cairoli/Dienst (Porsche 911) - Dempsey Proton - 31 voltas
24 Mok/Sawa/Griffin (Ferrari 488) - Clearwater - 37 voltas
Campeonato
1 Timo Bernhard/ Earl Bamber/ Brendon Hartley, 190 pontos (campeões)
2 Sebastien Buemi/ Kazuki Nakajima, 158
3 Anthoni Davidson, 143
4 Neel Jani/ Nick Tandy/ André Lotterer, 113
5 Mike Conway/ Kamui Kobayashi, 90,5.