O automobilismo é um esporte fascinante, vários filmes sobre já foram feitos, até novelas já tiveram personagens pilotos, com os atores fazendo laboratório para seus personagens. Marcelo Anthony fez curso de pilotagem em Interlagos para viver o personagem Gerson na novela Passione; Daniel Bruhl que fez Niki Lauda no filme Rush, necessitou fazer curso de pilotagem de f3 no circuito de Barcelona para ter uma base do personagem; Stallone para atuar em Driven, foi em várias corridas de F1 nos anos de 1999 e 2000 e antes de rodar o filme, ele assistia as corridas dos boxes das equipes.
Mas existiram atores que correram mesmo, pois gostavam de automobilismo. Alguns se deram bem, outros tentaram, vou citar alguns atores brasileiros e internacionais que correram.
Paul Newman- o saudoso ator Americano correu anos de Trans Am, correu na IMSA, e várias vezes as 24 horas de Le Mans. Em 1979 obteve um segundo lugar na geral com Porsche. Newman foi durante muitos anos proprietários de uma equipe na F-Indy.
Alexandre Frota - fez curso de pilotagem e correu 4 provas da antiga Copa Onxy Jeans Uno, onde só carros Fiat Uno corriam. Iria estrear em 1994 na prova de Caruaru, mas nos treinos para a prova, capotou várias vezes, ficando o carro totalmente destruído, sem poder correr.
Sua estréia foi em Guaporé, na equipe Via Reale, largando em último, mas terminou a prova. Na etapa seguinte em Cascavel, ele abandonou depois de uma volta com problemas de motor; depois correu a etapa de Interlagos a última do campeonato daquele ano e terminou a prova. No ano seguinte 1995 ele correu só a primeira etapa, a de Brasília, e depois reconheceu que não dava para a coisa, mas terminou a prova correndo na categoria Aspirados.
Naquela época a Fórmula Uno era dividida na categoria Turbo e Aspirados.
Humberto Martins - fez curso de pilotagem e correu no primeiro semestre de 1999, no Paulista de Fórmula Palio, e no segundo semestre correndo todo o brasileiro de Fórmula Palio. Seus companheiros de equipe eram Maurizio Sala, Otávio Mesquita e Chico Serra. A equipe que ele correu foi a ALPI, que era uma revendedora de carros Fiat em Santos e tinha uma equipe na categoria.
André Bragantini Júnior foi seu coach quando ele correu, depois disso Humberto testou um carro do antigo Troféu Maserati em Interlagos e nunca mais correu.
Tim Aleen – ator americano que durante anos dublou o personagem Buzz Lightyear nos desenhos Toy Story e fez os filmes meu papai Super Noel e Heróis fora de Órbita, correu entre 1995 a 1999 a Serie SCAA Sports Cars, de carros de turismo, sendo competiu por equipe própria: a Saleenaleen.
Ele disputou as 24 horas de Daytona de 1997, sendo que seu carro quebrou durante a prova.
Craig T Nelson - ator americano conhecido pelos filmes Poltergeister, fazia o pai da família, e dublou o personagem Bob Parr, no desenho e filme Os Incríveis, além de atuar durante anos na serie Norte Americana Parenthood, onde era o patriarca da família. Craig correu entre os anos de 1994 a 1997 na IMSA, na categoria protótipos.
Disputou diversas vezes as 24 horas de Daytona e as 12 horas de Sebring.
Antonio Sabato JR - é um ator mais conhecidos por filmes de ação, correu em 2002 o campeonato norte americano de Porsche cup. e em 2001 a categoria Skip Barber (monopostos).
Frankie Muniz - ator que fez muitos filmes para o público joven, entre eles: o Grande Mentiroso e meu cachorro Skip, correu nas categorias Fórmula BMW Norte Americana entre 2005 a 2009. Posteriormente disputou a Fórmula Toyota Atlantic, e depois disso nunca mais correu. A piloto Simona de Silvestro, que correu anos na Indy e hoje corre no Australian V8, era companheira de equipe dele.
André Mattos - ator nacional conhecido por personagens Cômicos no cinema, e fez as novelas os Mutantes, Balacobaco, Bela a Feia e Belaventura na tv Record e na globo. Fez o personagem Madruga que era assessor do Bicheiro Giovana Imbota, interpretrado pelo saudoso José Wilker e atualmente está em cartaz no filme o Nome da Morte, correu anos o carioca de kart na categoria F4. Entre os anos de 2002 a 2006, correu também as 200 milhas de kart de Joinvile.
Patrick Dempsey - ator norte Americano conhecido pela série Greys Anatomy, correu anos de Grand–Am, categoria de protótipos que existiu nos Estados Unidos. Patrick disputou várias vezes as 24 horas de Daytona e as 12 horas de Sebring.
Hoje é apenas dono de equipe na WEC, muito embora tenha disputado provas de Porsche Super Cup preliminares da F1 nos Gps da Alemanha, Hungria e Brasil nos anos de 2013 e 2014; correu as 24 horas de Le Mans como piloto nos anos de 2009 numa Ferrari GT e nos anos de 2013, 2014 e 2015 com um Porsche.
Em 2015 terminou em segundo lugar na categoria GTE Am, atualmente Dempsey Racing disputa o WEC.
Michael Fassbender - ator super conhecido e premiado pelos filmes Machbeth, onde atuou com Marion Cottilard, e Steve Jobs onde ele fez o próprio Jobs, além de 12 anos de Escravidão. Fassbender está correndo pelo segundo ano consecutivo o Troféu Norte Americano de Ferrari Challenge, e já conseguiu 2 pódios na categoria.
Rafael Cardoso - ator brasileiro fez várias novelas de destaque: como Além do Tempo, e O Outro lado do Paraíso; disputou 500 milhas de kart da granja quando ela era disputada no Kartódromo Beto Carrero (2013 e 2014). Rafael também correu algumas provas do carioca de kart, no kartódromo de Guapimirin no ano de 2012 na
categoria Novatos, atualmente ele não corre mais.
Marcos Pasquin - correu de kart no carioca de f4, correu duas vezes as 500 milhas de kart da Granja Viana, e correu o Brasileiro de Kart Indoor uma vez, além de ter disputado algumas provas da categoria pró 500 do campeonato de Kart da Granja Viana.
Automobilismo é um esporte de adrenalina pura e emocionante, e muitos atores
que correram ou para relaxar, ou simplesmente por hobby.
Rodrigo Botana
Colunista do site Puntataco
42 anos, amante de automobilismo e piloto de kart indoor