Red Bull apresentou o Red Bull RB16B - Honda
Equipe de Milton Keynes apresentou hoje o novo RB16B, carro com a qual a Red Bull espera finalmente acabar com a hegemonia da Mercedes na Fórmula 1. Apresentação se resumiu a uma pequena mostras de fotos e um vídeo online.
A Red Bull vem sendo a principal rival da Mercedes, desde que a categoria entrou na era dos motores híbridos. Antes disso era a equipe de Dietrich Mateschitz que dava as cartas na F1, com o tetracampeonato consecutivo com o alemão Sebastiaan Vettel.
Ano passado a Red Bull terminou como vice-campeã de Construtores, e seu piloto principal, o holandês Max Verstappen ficou em terceiro no campeonato, com duas vitórias. Para 2021 a Red Bull está utilizando 60% das especificações do carro de 2020, e como o próprio nome já antecipa o RB16B, é uma evolução do RB16.
“O RB16B ficará com 60% das peças do RB16 ”, confidenciou o chefe da equipe, Christian Horner, em dezembro passado.
O carro de 2020 tinha reações bastante nervosas, principalmente na parte traseira, mas os desenvolvimentos feitos durante a temporada, levaram a equipe a vencer em Abu Dhabi, no encerramento da temporada. Na semana passada a escuderia austríaca revelou que continuará a operar unidades de potência Honda até 2024, após chegar a um acordo para adquirir a tecnologia da empresa japonesa, uma vez que a Honda sairá oficialmente da Fórmula 1 no final de 2021.
A outra novidade grande novidade da Red Bull não está no campo técnico, e sim no seu staff. A equipe contratou o mexicano Sergio Pérez, para fazer dupla com Max Verstappen, em substituição ao anglo-tailandês Alexander Albon.
Um dos principais motivos, além das excelentes prestações do mexicano a bordo de Force India/ Race Point, é seu grande conhecimento dos propulssores da Mercedes, e isso pode ajudar a Red Bull na luta para derrotar a rival. Verstappen tem contrato até o final 2023 com a Red Bull, mas Horner reconheceu recentemente que há cláusulas de saída antecipada relacionadas ao desempenho em seu contrato de piloto estrela, e isso pode acabar beneficiando Perez.
A cobrança de Verstappen por um carro em condição à altura de seu talento, e com reais chances de derrotar Lewis Hamilton pode se tornar insustentável. O RB16B vai para pista (Silverstone) amanhã realizar seu primeiro shakedown, utilizando os 100km para filmagens permitidos pelo regulamento.
Como parte de seus preparativos, Perez deu voltas no carro de especificação 2019 da Red Bull, o RB15, em Silverstone nesta terça-feira.