Frustração para Robert Kubica e muitos fãs com a escolha do russo
A vaga da equipe de Grove segundo os últimos rumores ficará com o russo Sergey Sirotkin, fechando assim as portas da Fórmula 1 mais uma vez para o polonês Robert Kubica. No final de novembro passado os dois pilotos participaram dos testes oficiais na pista de Abu Dhabi com o Williams FW40 Mercedes, e muito embora Kubica tenha ficado com um tempo melhor, o russo tem uma carta na manga para ser o companheiro de equipe de Lance Stroll.
Utilizando os pneus hipermacios Kubica registrou na melhor passagem o tempo de 1m39s485, enquanto Sirotkin usando pneus macios e virou o tempo de 1m39s947. Apesar da pequena diferença de tempos, o russo tem a seu favor o apoio da SMP Racing, do banqueiro russo Boris Rotenberg. Rotenberg, que também é proprietário do SMP Bank apoia diversos pilotos russos e aportaria cerca de 17 milhões de euros na escuderia dirigida por Clarie Williams.
Sirotkin, 22 anos, em 2014 chegou a tomar parte no primeiro treino livre do GP da Russia em Sochi com a Sauber e testou posteriormente na pista de Sakhir. Em 2015 disputou a GP2 pela equipe Rapax, terminando em terceiro lugar no campeonato, mesma posição conquistada no ano seguinte com a ART.
Ano passado passou a fazer parte da Renault e esteve presente no primeiro treino livre em Sochi e Interlagos; participando ainda dos testes coletivos em Silverstone. Este o russo disputou as 24 Horas de Le Mans na classe LMP2, e fez parte da Renault como piloto reserva, onde tomou parte do TL1 em Sochi, Montmelò, Spielberg, Sepang e Sakhir.
Quando a Renault mandou embora o britânico Jolyon Palmer, o russo acabou sendo preterido em favor de Carlos Sainz quando bem como inúmeras tentativas particulares com a Renault. Como para decepção de Kubica e de milhares de fãs do polonês o sonho da F1 acabou, muito provavelmente o polaco deve ir para o DTM em 2018.