Com mais uma vitória e um 6º Latifi lidera na Fórmula 2, Brasileiro é o sexto
No sábado o canadense Nicholas Latifi (DAMS) conquistou sua terceira vitória em cinco provas até aqui disputadas da temporada 2019 da Fórmula 2. O astro da prova em Barcelona, no entanto, foi o chinês Guanyu Zhou (Uni-Virtuosi), que partindo da segunda fila fez uma largada magnifica, e na primeira curva já havia superado Latifi.
O companheiro de equipe de Zhou, o italiano Luca Ghiotto que tinha largado da pole, perdeu diversas posições, e logo depois ainda foi tocado por Dorian Boccolacci (Campos Racing), danificando sua asa dianteira. Ghioto foi obrigado a ir aos boxes para substituir a asa danificada.
Na terceira volta Giuliano Alesi (Trident) saiu da pista na curva 4, e ocasionou um safety-car, que acabou ajudando Ghiotto a voltar ao pelotão. Na relargada Zhou ainda se manteve a frente de Latifi e Nyck de Vries (ART Grand Prix) que fechava os três primeiros.
Zhou e Latifi continuavam um forte duelo, e foram os primeiros a parar para troca obrigatória de pneus. Com uma estratégia diferente Anthoine Hubert (Arden) conseguiu se meter na luta entre Zhou e Latifi, até ter de parar com os pneus já muito desgastados.
Perto do fim da prova Zhou acabou cedendo terreno, e foi superado por Latifie e posteriromente também por Jack Aitken (Campos Racing). Luca Ghiotto ainda fez uma magnifica prova de recuperação e terminou em quarto, à frente de Nyck de Vries que completou o top 5. Dia de má sorte para Sergio Sette Camara (DAMS), que bateu na entrada do pit lane, e depois foi punido com um stop and go, por ter excedido a velocidade nos pits.
No final o brasileiro abandonou a prova, assim como Mick Schumacher que saiu da pista logo no começo, e ficou preso na caixa de brita.
No domingo foi a vez de Nick De Vries vencer pela primeira vez na F2. Na largada o destaque foi Anthoine Hubert (Arden), que largando da segunda fila assumiu a liderança. Callum Ilott (Junior Sauber Team by Charouz) que havia largado da pole, e Jordan King (MP Motorsport), caíram para terceiro e quarto.
O carro do japonês Nobuharu Matsushita (Carlin) teve um princípio de incêndio, e o safety car foi acionado. Na quarta volta aconteceu a relargada, e Hubert passou a ser fortemente atacado por De Vries.
Na oitava volta o holandês obteve sucesso, e com a ajuda do DRS conseguiu passar Hubert. Três voltas depois foi a vez de Callum Ilott ganhar a posição do francês da Arden.
No finalzinho Hubert ainda seria superado por Luca Ghiotto (Uni-Virtuosi), e perdeu a chance de ira ao pódio. Na votla final Ghiotto consegue surpreender Ilott e sobe para segundo, enquanto Zhou faz o mesmo e passa por Hubert.
Com esses resultado a liderança do campeonato é de Nicholas Latifi (DAMS) com 93 pontos. Ghiotto vem em segundo com 67 e De Vries fecha os três primeiros com 63 pontos.
O brasileiro Sette Camara, que foi muito mal na Espanha, está em sexto no campeonato com 33 pontos. A próxima etapa da F2 será o GP de Monte Carlo, no dia 25 de maio.