De Vries vence, Sette Camara foi o quarto colocado, Schumacher causa bandeira vermelha
A primeira corrida deste fim de semana da Fórmula 2 em Mônaco acabou sendo um verdadeira loteria. Somente Nick de Vries (ART Grand Prix) e Luca Ghiotto (Uni-Virtuosi) conseguiram manter a tranquilidade e somar importantes pontos no campeonato. Tudo começou ainda na largada quando o carro de Callum Illot (Sauber Junior Team by Charouz) apagou na largada, e mesmo com os esforços da equipe após todos passarem, o carro do britânico se recusou a partir.
A corrida foi marcada por uma bandeira vermelha depois que Mick Schumacher (Prema) na vigésima volta havia acabado de colocar pneus novos. O filho do heptacampeão fez uma tentativa atabalhoada de superar Tatiana Calderón (Arden) na La Rascasse. O piloto colocou seu carro na entrada da curva do lado direito, mas freou muito tarde, bateu no pneu traseiro direito do monoposto da colombiana, fazendo-a rodar.
Na sequencia ainda bateu o bico do seu carro no muro, e com ambos carros atravessados na pista, todos que vinham atrás ficaram presos. A direção imediatamente acionou a bandeira vermelha.
Schumacher seria punido depois com um drive-trough por forçar a passagem em local sem espaço para manobrar. Nicholas Latifi (DAMS) acabou sendo punido pelo mesmo motivo. já que forçou e bateu a asa dianteira no carro de Schumacher, depois forçou sobre Sean Gelael (Prema) atirando o adversário contra a barreira de proteção na La Rascasse.
Aqueles que no momento do acidente já haviam feito sua parada para troca de pneus, acabaram sendo prejudicados, já direção de prova entendeu que estes haviam tomado uma volta dos líderes, e não restituíram essa volta, favorecendo sobremaneira os oito primeiros naquele momento da corrida.
No final a vitória de De Vries foi uma resposta a Mclaren, que o cortou do programa de jovens pilotos (McLaren Young drive Academy) após nove anos trabalhando com a escuderia de Woking. Luca Ghiotto até tentou roubar a vitória, mas preferiu garantir o segundo degrau do pódio, após beliscar o muro na entrada do "Esse das Piscinas"
Nobuharu Matsushita (Carlin) completou o pódio, à frente do brasileiro Sergio Sette Camara (DAMS). Dorian Boccolacci (Campos) ficou em quinto, seguido pelo chinês Guan Yu Zhou (Uni-Virtuosi) e do russo Artem Markelov (MP-Motorsport).
Markelov, que fez seu retorno a categoria, amanhã vai largar da pole, tentando conquistar sua terceira vitória em Mônaco. Louis Deletraz (Carlin) foi o oitavo, com Ralph Boschung (Trident) e Anthoine Hubert (Arden) completaram os dez primeiros. Bouschung e Hubert foram os dois mais prejudicados pela bandeira vermelha, e suas equipes entraram com reclamação junto a direção de prova.
Resultado da corrida 1 em Mônaco
1 Nyck De Vries - ART - 41 voltas em 1h30m56s153
2 Luca Ghiotto - Virtuosi - 3s049
3 Nobuharu Matsushita - Carlin - 4s046
4 Sergio Sette Camara - DAMS - 5s470
5 Dorian Boccolacci - Campos - 9s120
6 Guan Yu Zhou - Virtuosi - 1m02s548
7 Artem Markelov - MP Motorsport - 1 volta
8 Louis Deletraz - Carlin - 1 volta
9 Anthoine Hubert - Arden - 1 volta
10 Ralph Boschung - Trident - 1 volta
11 Nikita Mazepin - ART - 1 volta
12 Giuliano Alesi - Trident - 1 volta
13 Nicholas Latifi - DAMS - 1 volta
14 Mick Schumacher - Prema - 1 volta
15 Mahaveer Raghunathan - MP Motorsport - 2 voltas
16 atiana Calderon - Arden - 2 voltas
Melhor volta: Nobuharu Matsushita 1m22s243
Classificação do Campeonato
1 Latifi, 93 pontos
2 De Vries, 92
3 Ghiotto, 85
4 Aitken, 62
5 Camara, 45
6 Zhou, 42
7 Hubert, 29
8 King, 26
9 Matsushita, 23
10 Boccolacci, 22