O piloto holandês Nyck De Vries é campeão da Fórmula 2 e já assinou com a Fórmula E
O holandês Nyck De Vries (ART Grand Prix) conquistou o título de campeão da Fórmula 2 em 2019, ao vencer a corrida 1 hoje em Sochi. Nicholas Latifi (DAMS), que era o vice-líder da temporada e ainda podia sonhar remotamente com o título foi o segundo, e Louis Delatraz (Carlin) completou o pódio desta primeira corrida.
O holandês estava disposto a encerrar o campeonato hoje, para não dar chances ao azar, e já na largada o piloto que havia obtido a sexta pole na temporada, abriu vantagem sobre todos demais. Mick Schumacher (Prema) era o destaque no começo da corrida, avançando do 11º lugar para o sétimo. Guanyu Zhou (UNI-Virtuosi) e seu companheiro de equipe Luca Ghiotto, travavam um animado duelo pela quarta colocação.
Assim que se livrou de Zhou, Ghiotto saiu a caça dos pilotos que iam a sua frente. Na quinta volta já alcançava a liderança, e a manteve até a volta 24. De Vries recuperou a ponta, para não perder mais até a bandeirada final.
Ghiotto mesmo com pneus macios não só perdeu a ponta, como não pode resistir aos ataques de Latifi, e no final também perdeu a posição para Deletraz. Nyck de Vries, que é piloto do McLaren Young Driver Program, chegou ao título com três provas de antecedência, e já assinou com a Mercedes para disputar a Fórmula E.
O holandês de 24 anos conquistou quatro vitórias, 11 pódios e 254 pontos até o momento na categoria, e estava radiante ao final da corrida.
"Não consigo encontrar as palavras. Cheguei à Rússia querendo provar que tinha o que era preciso para ser campeão", declarou Nyck de Vries, antes mesmo de subir ao pódio.
O brasileiro Sergio Sette Câmara (DAMS) completou a prova na quinta posição, à frente de Nobuharu Matsushita (Carlin) e Jack Aitken (Campos). O russo Nikita Mazepin (ART Grand Prix) terminou em oitavo, e amanhã em frente ao seu público vai partir da pole position.
Mazepin chegou a ocupar a segunda posição na corrida, até ter de parar para fazer seu pitstopo obrigatório. Callun Illot (Sauber by Charouz) foi o nono, e Zhou completou os dez que pontuaram nessa primeira corrida na Russia.
Mick Schumacher que havia feito uma largada espetacular, chegou a andar em segundo atrás somente de De Vries, mas uma perda de óleo do motor forçou o piloto da Prema abandonar a corrida.
Resultado da corrida 1 em Sochi