Hamilton de ponta a ponta na sua primeira vitória pela Ferrari

Heptacampeão venceu pela primeira vez uma Sprint Race, a primeira também para Ferrari

O Grande Prêmio da China, agora com formato Sprint, teve sua primeira corrida realizada neste sábado, e Lewis Hamilton saiu vitorioso. O britânico, que agora defende as cores da escuderia de Maranello, foi quem melhor soube gerenciar os pneus, não deu nenhuma chances aos seus rivais e liderou todas 19 voltas da prova, cruzando a linha de chegada com quase sete segundos de vantagem sobre o australiano Oscar Piastri (McLaren).

Max Verstappen (Red Bull) completou o pódio. Na largada, Hamilton se projetou para o lado direito da pista, bloqueando qualquer tentativa de ataque de Max Verstappen, que larava em segundo lugar. Todos os pilotos partiram com compostos médios.

O vencedor da prova da Austrália e líder do campeonato, Lando Norris (McLaren) que partia da sexta colocação, acabou freando tarde demais na busca por avançar em direção aos ponteiros, escorregou na curva 6, e perdia três posiçõe. Com três votlas completadas Hamlton já abria mais de um segundo de vantagem sobre Verstappen, impedindo o holandês de utilizar o DRS e tentar qualquer aproximação.

Logo atrás vinham muito próximos, Piastri, George Russell (Mercedes), Charles Leclerc (Ferrari), Yuki Tsunoda (Racing Bulls), Kimi Antonelli (Mercedes), Lance Stroll (Aston Martin), Norris e Fernando Alonso (Aston Martin). Liam Lawson (Red Bull), que largava da última posição, não teve um bom começo de prova, e após um choque com outro adversário teve a asa dianteira do seu carro danificada.

Lá na frente Hamilton, Verstappen e Piastri já começavam a descolar do restante do pelotão, com o piloto da Red Bull se colocando em condições da acionar o DRS, mas claramente a Ferrari tracionava muito melhor nas retomadas. Nas voltas 8 e 9 Verstappen se aproximou, e trouxe junto Piastri que era muito rápido.

Os pneus de Verstappen começavam a acusar desgaste, e com isso Piastri passou a incomodar. Mais atrás Norris tentava sem sucesso se aproximar de Stroll para brigar pelo oitavo lugar, e pelo último pontinho da Sprint. 

Outra batalha empolgante envolvia Gabriel Bortoleto (Sauber) Isak Hadjar (Racing Bulls) e Liam Lawson que tentava uma prova de recuperação. A briga entre os três era intensa, com Hadjar contornando varias curvas lado a lado com Bortoletto. Na décima volta o francês, que perdeu o título da F2 para o brasileiro ano passado conseguiu a ultrapassagem, com Lawson tentando aproveitar a carona, mas sem sucesso.

Duas voltas depois Hadjar superou o espanhol Carlos Sainz (Williams), cujo carro já tinha os pneus muito desgastados. Sainz  ainda perderia diversas outras posições, e foi para os boxes para trocar os pneus voltando nas últimas colocação. Hamilton aproveitando o ataque de Piastri a Verstappen conseguia abrir mais de três segundo para os demais.

Faltando três voltas para a bandeirada Piastri tentou atacar Verstappen que conseguiu sustentar o posto, Na volta seguinte Piastri saiu do vácuo não dando nenhuma chance do holandês se defender a assumiu o segundo lugar. Norris também conseguiu superar Stroll, para terminar em oitavo lugar.

Russel foi o terceiro, seguido por Leclerc, que após perder a posição para o Mercedes do britânico, não conseguiu recuperar a posição. Mais uma óitma apresentação de Tsunoda, que foi o quinto, seguido por Kimi Antonelli, que se mostrou muito arrojado e combativo. O resultado deu a primeira vitória de Hamilton agora defendendo as cores do Cavalino Rampante, e também a primeira vitória da equipe Rossa em uma Sprint Race.

A vitória não conta para as estatísticas da F1, algo incompreensivel, já que a corrida ocorreu,mas jamais será esquecida pelos "tifosi". Com o resultado Norris lidera o campeonato de Pilotos com 26 pontos, dois a mais que Max Verstappen e Russell é o terceiro com 20 pontos. Hamilton ocupa o sétimo posto com 9 pontos.

Resultado da Sprint Race em Xangai
1 - Lewis Hamilton (Ferrari) - 19 voltas em 30m39s965
2 - Oscar Piastri (McLaren-Mercedes) - 6s889
3 - Max Verstappen (Red Bull-Honda) - 9s804
4 - George Russell (Mercedes) - 11s592
5 - Charles Leclerc (Ferrari) - 12s190
6 - Yuki Tsunoda (Racing Bulls-Honda) - 22s288
7 - Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) - 23s038
8 - Lando Norris (McLaren-Mercedes) - 23s471
9 - Lance Stroll (Aston Martin-Mercedes) - 24s916
10 - Fernando Alonso (Aston Martin-Mercedes) - 38s218
11 - Alexander Albon (Williams-Mercedes) - 39s292
12 - Pierre Gasly (Alpine-Renault) - 39s649
13 - Isack Hadjar (Racing Bulls-Honda) - 42s400
14 - Liam Lawson (Red Bull-Honda) - 44s904
15 - Oliver Bearman (Haas-Ferrari) - 45s649
16 - Esteban Ocon (Haas-Ferrari) - 46s182
17 - Carlos Sainz (Williams-Mercedes) - 51s376
18 - Gabriel Bortoleto (Sauber-Ferrari) - 53s940
19 - Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari) - 56s682
20 - Jack Doohan (Alpine-Renault) - 1m00s212

Classificação do Mundial de Pilotos
1 Norris, 26
2 Verstappen, 24
3 Russell, 20
4 Antonelli, 14
5 Algon, 10
6 Piastri, 9
  Hamilton, 9
8 Stroll, 8
  Leclerc, 8
10 Hülkenberg, 6
11 Tsunoda, 3

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.