Primeira fila inteiramente dominada pela McLaren em Yas Marina
O britânico Lando Norris liderou a McLaren na classificação para o GP de Abu Dhabi, no Circuito de Yas Marina, que encerra a temporada 2024 da Fórmula 1, que teve o holandês Max Verstappen (Red Bull) conquistando seu quarta título consecutivo. Embora o título de Pilotos tenha sido decidido antecipadamente, a categoria ainda tem uma intensa luta pelo título de Construtores, entre McLaren e Ferrari.
A McLaren saiu na frente, com a nona pole de Norris na temporada, que terá seu companheiro de escuderia, Oscar Piastri, largando ao seu lado. A Ferrari, que está em segundo no Campeonato, com 21 pontos de desvantagem, terá uma vida muito difícil para conquistar um título que não vê desde 2008. Carlos Sainz sai em terceiro com sua Ferrari, mas Charles Leclerc acabpi eliminado no Q2 após uma volta excluída por ter ultrapassado os limites da pista na curva 1, o monegasco foi ainda penalizado em dez lugares no grid por troca de bateria,e vai largar da penúltima posição na largada.
Isso deixa o título dos Construtores quase ao alcance das mão para formação de Woking, que conquistou esse título pela última vez em 1998. Magnifico trabalho do alemão Nico Hülkenberg (Haas), que vai largar da segunda fila do grid. Max Verstappen gastou dois jogos de pneus novos, na intenção de tentar a pole, mas o acerto do carro não é o ideal, com o holandês quase batendo após escapar de traseira na última tentativa de volta rápida, e vai largar em quinto.
Pierre Gasly comprova o surpreendente crescimento da Alpine, e vai largar em sexto. Lembrando que a escuderia francesa ainda briga pelo sexto lugar no Campeonato de Construtores com a Haas que tem 54 pontos,três a mais que a Alpine, que ainda tem a Racing Bulls próxima oito pontos atrás..
George Russell (Mercedes) vai largar em sétimo, seguido pelo espanhol Fernando Alonso (Aston Martin). Completando os dez primeiros aparece Valtteri Bottas (Stake-Sauber), na sua despedida da categoria; e Sergio Pérez (Red Bull), que embora tenha contrato assinado para 2025, deve ser demitido.
Lewis Hamilton definitivamente já está com a cabeça na Ferrari, e desconte com a Mercedes, sequer tendo passado do Q1. O heptacampeão ainda se viu atrapalhado por um pino que delimita a pista ter ficado preso sob seu carro, no momento que tentava avançar para o Q2.
Hamilton largaria do 18º lugar, mas avança duas posições com a punições imposta a Leclerc, e a Alex Albon (Williams), que trocou a caixa de câmbio do seu carro. O argentino Franco Colapinto, assim como Albon, também trocou a caixa de câmbio do seu Williams.