As duas Ferrari de Leclerc e Hamilton foram desclassificadas por infrações técnicas, assim a Alpine Gasly,
Corrida perfeita do australiano Oscar Piastri (McLaren), que largou da pole no Grande Prêmio da China, e só não liderou a corrida quando foi para o box fazer sua tgroca de pneus. Seu companheiro de equipe Lando Norris, até intentava discutir a vitória, chegando a virar voltas mais rápidas consecutivamente, mas ficou sem freios no final e terminou em segundo.
O britânico George Russell (Mercedes) completou o pódio nesta 18ª edição do GP da China. Na largada, quase a totalidade dos pilotos optaram por partir com pneus médios, dado que previam um desgaste mais ameno, já que o asfalto foi completamente recapeado para este ano. A exceção eram: o canadense Lance Stroll (Aston Martin), o britânico Oliver Bearman (Haas) e o neozelandês Liam Lawson (Red Bull), que optaram pela estratégia de começarem a corrida com os pneus duros.
Assim que as luzes vermelhas se apagaram, Piastri fez uma largada perfeita, bloqueou a tentativa de ataque de Russell, o que permitiu Norris atacar o piloto da Mercedes. Norris consegue superar Russel na curva 7 e assume o segundo lugar.
O holandês Max Verstappen (Red Bull) largou mal, e foi superado pelos Ferrari de Lewis Hamilton e Charles Leclerc. O monegasco ainda tentou um dive-bomb em Hamilton, e acabou tendo a asa dianteira esquerda danificada, ou tocar na asa traseira e roda traseira direita de Lewis Hamilton. Pelo rádio o engenheiro de Leclerc avisou que ele estava perdendo de 20 a 30 pontos de downforce.
Ainda antes de completar a primeira volta, Gabriel Bortoleto (Sauber) freou tarde e acabou rodado sozinho; aproveitando para fazer sua parada e mudar a estratégia, voltando a pista na última colocação. Com três voltas completadas a ordem de classificação era: Piastri, Norris, Russell, Hamilton, Leclerc, Verstappen, Kimi Antonelli (Mercedes), Yuki Tsunoda (Racing Bulls), Isak Hadjar (Racing Bulls), Esteban Ocon (Haas), Alex Albon (Williams), Fernando Alonso (Aston Martin), Pierre Gasly (Alpine), Lance Stroll (Aston Martin), Carlos Sainz (Williams), Oliver Bearman (Haas), Jack Doohan (Alpine), Liam Lawson (Red Bull), Nico Hülkenberg (Sauber) e Bortoleto.
Pierre Gasly informou que o Aston Martin de Fernando Alonso estava com os freios pegando fogo, e logo à frente o espanhol acabava avisando que seu carro estava totalmente sem freios e abandonava a corrida. Com oito voltas Hamilton informava a equipe que os pneus dianteiros apresentavam o groove, e com isso Leclerc se aproximava com condição de acionar o DRS. A expectativa da Pirelli se mostrava incorreta, e a degradação dos pneus era grande, tanto que na volta 10, Pierre Gasly foi o primeiro a trocar seu pneus.
Duas voltas depois Tsunoda, Ocon e Doohan faziam o mesmo, trocando os pneus médios por duros. Na 14ª volta parariam Antonelli e Hadjar, e lá na frente Piastri abria mais de dois segundos para Norris, com Russel já a quase cinco segundos da dupla da McLaren. Hamilton com clara dificuldade com os pneus dianteiros pararia na volta 14, sendo seguido por Verstappen. Oscar Piastri deixa a liderança momentaneamente ao parar na 15ª volta para colocar os pneus, duros, assim como George Russell.
Norris herdava a liderança, agora com Leclerc em segundo. Antonelli com a Mercedes sofria ataque do Haas de Esteban Ocon, e em plena reta força o francê para fora da pista, na tentativa de impedir a ultrapassagem. Com arrojo Ocon vai com duas rodas na terra, consegue frear e superar o italiano, que não foi muito correto na defesa pela posição.
Norris e Leclerc fizeram suas paradas nos boxes no final da volta 15, e o aniversariante do dia, Alexander Albon, assumia a liderança da prova. O trabalho de box da Mercedes havia permitido o undercut de Russel sobre Norris. Na parada de Leclerc a Ferrari optou por não trocar a asa dianteira, e o monegasco voltou a prova novamente grudado no carro de Hamilton.
Após 17 voltas os dez primeiros eram: Albon, Piastri, Russell, Norris, Stroll, Carlos Sainz, Hamilton, Leclerc, Bearman e Verstappen. Na volta 18 Norris recuperava a segunda posição, superando Russell na curva do final da reta dos boxes, enquanto Hamilton e Leclerc superavam sem grandes dificuldades o Williams de Carlos Sainz.
Os pneus do carro de Albon já não funcionavam bem, e ele foi superado por Piastri, que retomou a liderança. Na Ferrari, veio a ordem de troca de posição entre Hamilton e Leclerc, já que a asa traseira do carro do britânico havia sido danificada na primeira volta, e seu ritmo era inferior ao de Leclerc. Na vigésima volta Albon, trocaria os pneus, dando a impressão que iria tentar a estratégia de parada única.
Ainda não haviam parado Lance Stroll e Oliver Bearman. Assim que Leclerc passou Hamilton, começou a se aproximar do Mercedes de Russell, demonstrando que estava perdendo tempo atrás co companheiro de equipe.
As equipes já se preparavam para a segunda parada de pits, e havia um pequeno risco de chuva no final da prova. Oliver Bearman começava a dar um show de ultrapassagens, aplicando um "xis" no adversários no final da reta, se posicionando por fora, e quando o rival se defendia, ele mudava de direção, tracionava melhor e completava a ultrapassagem.
A primeira "vítima" foi Lance Stroll,, que conseguiu se defender no primeiro ataque, mas perdeu na segunda disputa. Bearman só iria fazer sua parada na volta 27. Com trinta das cincoenta e cinco voltas disputadas, os dez primeiros eram então: Norris, Russell, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Stroll, Tsunoda, Ocon e Antonelli.
Volta 35, e Norris abranda o ritmo para tentar somente uma parada, e está a 3s7 de Piastri que lidera, mas tem quase cinco segundos de vantagem sobre Russell. Leclerc havia errado ao tentar se aproximar do Mercedes do britânico, e com isso perdeu contato. Bearman agora com pneus médios vem em ritmo insano, e repete a manobra feito voltas atrás contra Stroll, mas desta vez sobre Carlos Sainz.
A Ferrari chama Hamilton para a segunda parada na volta 38, colocando novamente pneus duros. Bearman atacava agora Gasly, e supera o francês, se colocando no top 10. Na volta 45, a classificação era: Piastri, Norris, Russell, Leclerc, Verstappen, Hamilton, Ocon, Antonelli, Albon e Bearman. Piastri liderava com 3s5 de vantagem sobre Norris, que recebia recomendações do box para manter a posição.
O britânico, que venceu na Austrália, ainda sentia que poderia brigar pela vitória, mas começou a sentir problemas de freio. Faltando quatro voltas para o final, Verstappen se aproximou da Ferrari de Leclerc, e conseguiu completar a manobra de ultrapassagem a duas voltas da bandeirada.
Piastri venceu a prova, onde havia conquistado sua primeira pole, com uma vantegem de quase dez segundos sobre Norris. Russell completou o pódio. Com a vitória Norris lidera o Mundial de pilotos com 44 pontos, oito a mais que Max Verstappen. Russell é o terceiro com um ponto a menos que o holandês, e Piastri é o quarto a dez pontos de Norris.
Nos Construtores liderança da McLaren, atual campeão, com 78 pontos, contra 57 da Mercedes e 36 da Red Bull, onde Verstappen segue trabalhando sozinho, uma vez que a troca de Sergio Pérez por Liam Lawson não está dando nenhum resultado. A posição do neozelandês após duas corridas já é ameaçada, com rumores de que já possa ser trocado por Tsunoda no Japão.
Após a prova os comissários acabaram por desclassificando a Ferrari de Charles Leclerc e o Alpine de Pierre Gasly por estarem abaixo do peso mínimo exigido pelo regulamento. Em um relatório do Delegado Técnico da FIA F1, Jo Bauer, foi revelado que o carro de Leclerc pesava exatamente 800 kg depois que ele retornou aos boxes, mas após a drenagem do tanque ficou 1 kg abaixo do exigido. No carro de Gasly se deu exatamente o mesmo.
Lewis Hamilton como outro Ferrari acabou também desclassificado, porém no seu caso foi porque o skid block estava abaixo da espessura mínima exigida pelos regulamentos. Com a dupla desclassificação das Ferrari, Esteban Ocon, Kimi Antonelli, Alex Albon e Ollie Bearman, sobem duas posições,
Lance Stroll e Carlos Sainz sobem para zona de pontos. A próxima etapa da F1 será no dia 06 de abril com o GP do Japão
Resultado do GP da China
1 Oscar Piastri (McLaren MCL39 - Mercedes) 56 voltas em 1h30m55s026
2 Lando Norris (McLaren MCL39 - Mercedes) a 9s748
3 George Russell (Mercedes W16) a 11s097
4 Max Verstappen (Red Bull RB21 - Honda) a 16s656
5 Esteban Ocon (Haas VF25 - Ferrari) a 49s969
6 Andrea Kimi Antonelli (Mercedes W16) a 53s748
7 Alexander Albon (Williams FW47 - Mercedes) a 56s321
8 Oliver Bearman (Haas VF215 - Ferrari) a 1m01s303
9 Lance Stroll (Aston Martin AMR25 - Mercedes) a 1m10s204
10 Carlos Sainz (Williams FW47 - Mercedes) a 1m16s387
11 Isack Hadjar (Racing Bulls VCACRB02 - Honda) a 1m18s875
12 Liam Lawson (Red Bull RB21 - Honda) a 1m21s147
13 Jack Doohan (Alpine A525 - Mecachrome) a 1m28s401 **
14 Gabriel Bortoleto (Sauber C49 - Ferrari) a 1 volta
18 Nico Hulkenberg (Sauber C49 - Ferrari) a 1 volta
16 Yuki Tsunoda (Racing Bulls VACRB02 - Honda) a 1 volta
** dez segundos de penalização por manobra antidesportiva
Classificação Mundial de Pilotos
1 Norris, 44 pontos
2 Verstappen, 36
3 Russell, 35
4 Piastri, 34
5 Antonelli, 22
6 Albon, 16
7 Ocon, 10
8 Stroll, 10
9 Hamilton, 9
10 Leclerc, 8
11 Hülkenberg, 6
12 Bearman, 4
13 Tsunoda, 3
14 Sainz, 1
Classificação Mundial de Construtores
1 McLaren - Mercedes, 78
2 Mercedes, 57
3 Red Bull- Honda, 36
4 Williams - Mercedes, 17
5 Ferrari, 17
6 Haas - Ferrari, 14
7 Aston Martin - Mercedes, 10
8 Sauber - Ferrari, 6
9 Racing Bulls - Honda, 3