Di Grassi fala da nova equipe e do carro que acelera mais rápido que um F-1

Único brasileiro do grid do Mundial de Fórmula E, Lucas competirá pela Lola Yamaha ABT

O Campeonato Mundial de Fórmula E inicia neste sábado (7) o ciclo da temporada 2025 com a primeira etapa sendo disputada na pista montada no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. A cidade natal de Lucas Di Grassi, único brasileiro no grid, abre a temporada com novidades técnicas importantes e também representa o início de um novo desafio para o piloto, que estreará pela recém-formada equipe Lola Yamaha ABT.

Conhecido e muito valorizado por seu conhecimento técnico, além da velocidade e competitividade, Lucas será peça fundamental no projeto que reúne três marcas com longo histórico no esporte a motor mundial em várias categorias. Mas que ainda está dando os primeiros passos. Paralelamente, o brasileiro também estará às voltas com a estreia e desenvolvimento do modelo Gen3 EVO, nova versão do carro da categoria.

Di Grassi explica que o carro oferecerá desafios ainda mais radicais em termos de pilotagem. “Até o ano passado, na F-E, um piloto só podia acelerar tudo a partir de 160 km/h. O motivo: antes disso as rodas patinavam e você perdia bastante tempo controlando o carro. Tinha que dosar no acelerador”, conta ele. “Isso não vai mudar muito na nova configuração do carro, com tração 4x4 pela primeira vez na história. Mas essa nova característica vai sem dúvida mudar a forma da pilotagem, exigindo uma técnica diferente que todos estamos aprimorando desde os testes realizados nos últimos meses, melhorando bem a performance em contorno de curva e aceleração, por exemplo”, explica.

Aceleração brutal - Segundo cálculos dos projetistas da FIA e da própria F-E, o novo carro acelera cerca de 30% mais rápido do que é capaz um Fórmula 1. E é 36% mais veloz que a versão usada pela categoria até o final da temporada 2024. “Ele vai de 0-100 km/h em apenas 1s8, o que é espetacular. É o carro tipo Fórmula mais veloz entre todas as categorias FIA. Isso se deve em grande parte ao uso da tração 4x4, que será permitida não apenas nas largadas, mas também no classificatório e durante o modo ataque”, detalha Lucas.

O companheiro de Lucas na Lola Yamaha ABT será o veloz barbadiano Zane Maloney, que fará sua estreia na Fórmula E. Sobre a nova equipe, Lucas, como sempre, aposta no trabalho duro: “O Mundial tem várias fábricas muito consagradas por sua expertise na área da tecnologia, e só isso já dá a medida do desafio de iniciar uma nova equipe em tão pouco tempo”, diz ele.

“De outro lado, nós temos um bom corpo técnico, que sabe o que está fazendo. Mas temos também pouco tempo de trabalho juntos. Então, falta o entrosamento que somente a vivência em conjunto é capaz de oferecer. Uma parte do desafio então é integrar todas as áreas e trabalhar juntos com máxima eficiência. Vamos ter um primeiro entendimento de onde estamos nesse desenvolvimento na corrida de São Paulo. Mas é certeza de que a chave de tudo será trabalhar duro e muito focado em cada etapa do desenvolvimento do carro. Estamos otimistas e felizes com nossa nova equipe. Os bons resultados irão vir. É questão de tempo”, avaliou o brasileiro.

O piloto, que trabalhou por uma década para que uma etapa da F-E pudesse acontecer no Brasil, também falou sobre a pista do Anhembi.

“São Paulo tem uma pista desafiadora, com o fator temperatura e as longas retas interferindo bastante no acerto e na corrida. É uma combinação que pode levar ao superaquecimento da bateria, um problema crítico. Precisamos ficar de olho aberto com isso. Espero representar bem o Brasil, buscar um bom resultado e honrar nossa bandeira”, finalizou Lucas Di Grassi.

O início das atividades acontecerá já na sexta-feira, com um treino livre à tarde. No sábado, o público paulistano terá um dia repleto de atividades, com outro treino livre, a classificação e, por fim, a corrida, que terá largada às 14h. O calendário 2024-2025 da Fórmula E é composto por 16 rodadas, distribuídas por 10 países.

Programação E-Prix de São Paulo
Sexta-feira, 6 de dezembro
17h00 - Treino Livre 1

Sábado, 7 de dezembro
07h30 - Treino Livre 2
09h40 - Classificação
14h00 - Corrida

Calendário temporada 2024-2025
07/12 - São Paulo, Brasil
11/01 - Cidade do México, México
14/02 - Jeddah, Arábia Saudita
15/02 - Jeddah, Arábia Saudita
12/04 - Miami, Estados Unidos
03/05 - Monte Carlo, Mônaco
04/05 - Monte Carlo, Mônaco
17/05 - Tóquio, Japão
18/05 - Tóquio, Japão
31/05 - Xangai, China
01/06 - Xangai, China
21/06 - Jacarta, Indonésia
12/07 - Berlim, Alemanha
13/07 - Berlim, Alemanha
26/07 - Londres, Reino Unido
27/07 - Londres, Reino Unido

Rodolpho Siqueira

Related Articles

Di Grassi conquista 9º Capacete de Ouro de sua carreira

Sérgio Sette volta a correr no Brasil neste sábado

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.