Scott Dixon venceu a Acura Grand Prix em Long Beach

Não é por acaso que o neozelandês tem seis títulos na Fórmula Indy, estratégia é seu forte

O piloto da Ganassi, Scott Dixon,  venceu o Acura Grand Prix of Long Beach neste domingo, graças a uma excepcional estratégia. A corrida teve uma bandeira amarela em todo o circuito na volta 15, devido o acidente de Christian Rasmussen (Ed Carpenter Racing) e forçou a entrada do carro de segurança.

Isso causou a divisão das equipes em diferentes estratégias. Um grupo optou por fazer a primeira parada ainda em bandeira amarela, enquanto o restante decidiu seguir a estratégia inicial, parando somente após a trigésima passaem. Dixon estava entre aqueles que decidiram mudar a estratégia.

O piloto neozelandês foi acompanhando no pódio por Colton Herta e Álex Palou, que ficaram com a 2ª e 3ª posição, respectivamente.

Já Colton Herta (Andretti) e Alex Palou (Ganassi) haviam optado pelo plano original. Dentre os que mudaram a estratégia somente Dixon obteve sucesso, e venceu a prova. Perto do final da corrida que teve 85 voltas, Dixon era perseguido por Josef Newgarden (Penske), que tentava usar o tráfego a seu favor.  No entanto foi exatamente o tráfego que foi seu algoz, uma vez que acabou sendo tocado por Colton Herta, e perdeu duas posições.

Herta acabou ficando distante de Dixon, e sem chances de lutar pela vitória, terminando em segundo, e com Palou completando o pódio. O sueco Marcus Ericsson (Andretti) terminou em quinto, à frente do Penske de  Will Power que tinha estratégia igual a de Dixon

Kyle Kirkwood (Andretti), que havia vencido ano passado em Long Beach foi o sétimo, com o francês Romain Grosjean (Juncos) em oitavo. Felix Rosenqvist (MSR), que havia partido da pole, foi perdendo posições ao longo da corrida e terminou em nono, mas foi um ótimo resultado quando comparado com o fraco desempenho da equipe de Mike Shank ano passado.

Alexander Rossi (McLaren), completou o top 10, terminando à frente do francês Théo Pourchaire (McLaren) que fazia sua estreia na F- Indy. O brasileiro Pietro Fittipaldi (RLL) terminou somente na penúltima posição, uma volta atrás do vencedor.

Esta foi a 57ª vitória de Dixon na categoria, e com este resultado Josef Newgarden mesmo terminando em quarto luggar, segue na liderança do campeonato. Dixon agora é o vice-líder com 75 pontos, doze a menos que o norte-americano da Penske. Colton Herta é o terceiro com 72 pontos.

A NTT IndyCar Series retorna já na semana que vem, no dia 28, com o Grande Prémio do Alabama, que acontece no Barber Motorsports Park, localizado na cidade de Birmingham.
 
Resultado da prova em Long Beach
1  Scott Dixon (Dallara-Honda) - Ganassi - 85 voltas
2  Colton Herta (Dallara-Honda) - Andretti - 0s9798
3  Alex Palou (Dallara-Honda) - Ganassi - 1s7664
4  Josef Newgarden (Dallara-Chevy) - Penske - 3s9735
5  Marcus Ericsson (Dallara-Honda) - Andretti - 4s3769
6  Força de Vontade (Dallara-Chevy) - Penske - 15s7639
7  Kyle Kirkwood (Dallara-Honda) - Andretti - 16s1788
8  Romain Grosjean (Dallara-Chevy) - Juncos Hollinger - 18s0433
9  Felix Rosenqvist (Dallara-Honda) - MSR - 18s8155
10 Alexander Rossi (Dallara-Chevy) - McLaren - 32s0915
11 Theo Pourchaire (Dallara-Chevy) - McLaren - 33s4409
12 Marcus Armstrong (Dallara-Honda) - Ganassi - 40s8207
13 Linus Lundqvist (Dallara-Honda) - Ganassi - 42s0003
14 Rinus VeeKay (Dallara-Chevy) - ECR - 44s4325
15 Agustín Canapino (Dallara-Chevy) - Juncos Hollinger - 51s3156
16 Pato O'Ward (Dallara-Chevy) - McLaren - 52s9961
17 Graham Rahal (Dallara-Honda) - RLL - 62s519
18 Sting Ray Robb (Dallara-Chevy) - Foyt - 65s5898
19 Kyffin Simpson (Dallara-Honda) – Ganassi – 1 volta
20 Nolan Siegel (Dallara-Honda) – Coyne – 1 volta
21 Santino Ferrucci (Dallara-Chevy) – Foyt – 1 volta
22 Tom Blomqvist (Dallara-Honda) – MSR – 1 volta
23 Christian Lundgaard (Dallara-Honda) – RLL – 1 volta
24 Pietro Fittipaldi (Dallara-Honda) – RLL – 1 volta
25 Jack Harvey (Dallara-Honda) – Coyne – 2 voltas
 

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.