Tudo a postos para a estreia do RallyX em Portugal, que atraiu um número impressionante de pilotos e equipas de várias partes do mundo, dos Estados Unidos à Europa. Ao todo, 77 máquinas e quase 80 pilotos oriundos de 15 países vão alinhar no evento que marca uma nova era no Ralicross internacional.
O novo campeonato organizado pela RX Promotion, liderada pelo ex-piloto Andreas Eriksson, gerou grande expectativa para a prova de Montalegre, que no ano passado recebeu 48 pilotos nas quatro categorias do Campeonato do Mundo e Campeonato da Europa FIA de Ralicross.
Em formato de jornada dupla (uma prova no sábado e outra no domingo), o RallyX terá cinco categorias em pista:
» Open 4WD, com os potentes Supercars, FC2 e T3F de quatro rodas motrizes, alguns deles com mais de 600 cv de potência;
» Open 2WD, com os espectaculares carros de tração traseira e carros de tração dianteira, em corridas separadas;
» SuperCar Lites, para os leves e rápidos 4x4;
» CrossCar, com os sonoros e eficazes Kartcross;
» CrossCar Junior, para os jovens talentos internacionais do Kartcross.
CONSULTE AQUI A LISTA DE INSCRITOSFÓRMULA DE SUCESSO INTERNACIONAL
Na jornada dupla de Montalegre vão estar pilotos de 15 países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Paises Baixos, Reino Unido, República da Irlanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Estónia, Polónia, Estados Unidos e Jamaica.
Estrelas norte-americanas como Tanner Foust (pluricampeão americano, que venceu a prova do Europeu de Ralicross em Montalegre em 2011) ou Lane Vacala, juntam-se ao jamaicano Fraser McConnell e a alguns dos melhores pilotos europeus. Entre estes, estão o ex-campeão do Mundo de RX2e, o sueco Oliver Eriksson, o atual campeão da Europa de Supercars, o britânico Patrick O'Donovan, ex-campeões da Europa como o belga Kobe Pauwels ou o irlandês Derek Tohill, e várias estrelas nórdicas do Ralicross, como Tommi Hallman, Casper Jansson, Ulrik Linnemann ou Elias Svensson, numa competição que pretende tornar-se verdadeiramente global.
Destaque também para a forte representação de Portugal, que tem quase 20 pilotos em quatro das categorias em prova, alguns deles com legítimas aspirações a ombrear com os melhores pilotos do mundo. Entre os concorrentes portugueses está também uma piloto feminina, a jovem Rafaela Barbosa, de 18 anos, que lidera o Campeonato de Portugal de Ralicross 2RM.
Referência também para a categoria CrossCar Junior, que tem pilotos a partir dos 13 anos de idade e que promete grandes duelos entre os jovens 'lobos' da modalidade.
INOVAÇÃO: UMA PISTA, DUAS VERSÕES
Este fim de semana, a jornada de Montalegre também apresenta uma novidade absoluta em Portugal: a prova de sábado será disputada com a Joker Lap (variante de passagem obrigatória uma vez por corrida) em asfalto, no final da reta da meta, e a prova de domingo vai usar a Joker Lap na secção de terra, após a primeira curva. Duas versões no mesmo fim de semana e que vai permitir aos adeptos nas bancadas votarem no final do evento na sua versão preferida do circuito.
DESFILE DOS CARROS NO CENTRO DE MONTALEGRE E ACESSO LIVRE
A organização a cargo do Município de Montalegre, do Clube Automóvel de Vila Real e do RallyX vai levar dezenas de carros de corrida até às ruas da vila transmontana, na sexta-feira, a partir das 13h00, com paragens no Centro Escolar de Montalegre, para interação dos pilotos com as crianças do concelho, e junto à Câmara Municipal de Montalegre.
Adicionalmente, o Circuito terá acesso livre durante o programa desta quinta-feira e sexta-feira, para que os adeptos possam ver as máquinas em ação durante os primeiros treinos na pista.
PROGRAMA DE ACESSO GRATUITO:
SEXTA-FEIRA, 28 DE MARÇO
08:00 - Abertura do paddock
13:00 - Início do desfile dos carros de corrida pela vila de Montalegre
13:15 - Paragem no Centro Escolar de Montalegre
13:45 - Paragem junto à Câmara Municipal de Montalegre
15:00 - Fotografia de grupo no Circuito Internacional de Montalegre
17:30 - Treinos Livres 1
As portas do Circuito abrem às 8h00 ao longo do fim de semana.
Luis Miguel Costa
Fotos: RallyX