Quebra na suspensão praticamente tira o brasileiro Lucas Moraes pela briga do título
O belga Guillaume De Mévius (Mini JCW) venceu a especial deste sábado do 43º Rally Dakar, que teve 605 km de extensão entre Hail - Al-Duwadimi, com 224 km de especial cronometrada, no dia após o dia de descanso. O belga com o resultado subiu para a 15ª posição na classificação Ultimate.
"Foi um bom dia para nós. Tivemos uma primeira semana difícil, então estamos nos esforçando nesta segunda semana. Nosso objetivo é conquistar pontos no Campeonato Mundial e também garantir uma vaga no top 10", declarou Guillaume, que até esta manhã figurava em 18º lugar. Em segundo nesta sábado terminou o português João Ferreira, com outro Mini JCW, a 1m34 do belga.
O qatari Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandriders) teve um dia de excelente recuperação, e descontou mais de quatro horas e meia em relação ao líder da prova, o sul-africano Henk Lategan (Toyota Gazzo Racing). Nasser, que havia sofrido com problemas na quinta-feira, hoje terminou na terceira posição a somente dois minutos do vencedor da etapa.
"Nas dunas não foi fácil, mas fizemos um bom trabalho. Tenho certeza de que podemos ser ainda mais rápidos para recuperar o tempo que perdemos", completou o tetracampeão da prova.
Em quarto lugar terminou o novato Guy Botteril (Toyota Gazoo Racing), seguido por Yazeed Al-Rajhi (Toyota Overdrive). O atual líder na classificação geral, Henk Lategan (Toyota Gazoo Racing) terminou em sétimo. O brasileiro Lucas Moraes (Toyota Gazoo Racing) sofreu com problemas na suspensão do seu Toyota GR Hilux, perdeu muito tempo trocando amortecedores e consertando o carro, e agora está em 14º lugar, a mais de três horas de Lategan.
As chances de conquistar a vitória para Mores, agora passaram a ser um sonho muito distante.
Nas motos, o australiano Daniel Sanders (KTM) manteve sua liderança geral. O espanhol Tosha Schareina (Honda) ocupa a segunda posição, 11 minutos atrás, e o francês Adrien Van Beveren (Honda) ocupa agora a terceira posição.
Nos caminhões a liderança está com o trio checo Martin Macik/ Frantisec Tomasek/ David Svanda (Iveco), com mais de uma hora de vantagem sobre o trio MItchel Van den Brink/ Moises Torrallardona/ Jarno Van de Pol (Iveco). A terceira posição é ocupada por Alec Loprais / David Kripal/ Darek Rodenvald.
Neste domingo os competidores enfrentarão a Etapa 7, que acontece em 297 km ao redor de Al-Duwadimi. Os competidores de duas e quatro rodas terão caminhos diferentes, e isso torna ainda mais difícil para os participantes de quatro rodas, que não terão os rastros das motocicletas, nem trilhas a seguir.