Brasileiro venceu a etapa deste domingo em Al-Duwadimi
A etapa deste domingo, com 297 km de trechso cronometrados ao redor de Al-Duwadimi, foi basicamente de navegação e se mostrou bastante complicada, principalmente para o líder da prova o sul-africano Hank Lategan (Toyota Gazoo Racing), que perdeu muito tempo, terminou em 15ª a etpa e viu a perigosa aproximação do saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota Overdrive), que terminou em sexto lugar.
A vitória da etapa foi do brasileiro Lucas Moraes (Toyota Gazoo Racing), navegado pelo espanhol Armand Moleon. A dupla cruzou a linha de chegada com mais de quatro minutos de vantagem sobre os suecos Mattias Ekström e Mitchell Guthrie (Ford Raptor). Em terceiro lugar outro Ford Raptor, desta vez do norte-americano Mitchell Guthrie.
Lucas Moraes vinha enfrentando muitos contratempos nesta edição do Dakar, mas neste domingo após largar da 26ª posição, já no quilômetro 89 havia assumido a liderança, e se manteve firme na ponta até garantir sua primeira vitória no Dakar neste ano. O qatari Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandriders) segue buscando recuperação, terminou em quarto a etapa, e ocupa a mesma posição a 21 minutos de Lategan.
Para Lategan foi realmente um dia para se esquecer, já que antes tinha sete minutos de vantagem para Al-Rajhi, e agora sua vantagem é de somente míseros 21 segundos. Pior ainda para o belga Guerlain Chicherit, que teve seu Mini JCW destruído, e foi levado de helicóptero para o hospital para exames, reclamando de uma dor no pescoço.
Chicherit acabou batendo forte no solo, e o carro foi catapultado para o alto em alta velocidade, depois de aterrisar de frente, o carro capotou várias vezes, destruindo completamente a traseira.
Motos
Daniel Sanders (KTM) segue sem ser incomodado por nenhum concorrente, e hoje conquistou sua quinta vitória na prova. O francês Adrien Van Beveren (Honda) terminou em segundo, seguido pelo espanhol Tosha Schareina (Honda).
Na classificação geral Sanders lidera com mais de quinze minutos sobre Schareina e 26s07 sobre Van Beveren.
Caminhões
Nova vitória para o trio Ales Loprasi/ David Kripal/ Darek Rodenvald (Iveco), com mais de nove minutos de vantagem para Vaidotas Zala/ Paulo Fiuza/ Max Van Grol. Os checos Martin Macik/ Frantisek Tomasek/ David Svanda (Iveco) terminaram em terceiro, mas ainda assim lideram com a conforável vantagem de 2ho9 sobre MItchel Van den Brink/ Moises Torrallardona/ Jarno Van de Pol (Iveco).
Amanhã, as equipes se prepararão para a oitava etapa, que terá um percurso de 487 quilômetros ligando Al-Duwadimi a Riade, a capital do país.