Seth Quinteros venceu a especial deste sábado do Dakar, Lucas Moraes optou por não vencer

Estratégia foi marcante nesta primeira etapa do Rally Dakar

A dupla Guerlain Chicherit e Alex Winocq (Mini JCW) cruzaram em primeiro lugar da primeira etapa do Dakar 2025, na especial cronometrada de  499km contra o relógio, numa etapa marcada pela estratégia. Logo após o encerramento da especial com o tempo corrigido a vitória acabou ficando com o norte-americano Seth Quinteros (Toyota GR Hilux), que amanhã terá de partir em primeiro para especial de 48 horas.

Chicherit, que acabou terminando 45 segundos atrás de Quinteros após a correção pelos comissários, levou dois grandes sustos nesta primeira especial. Primeiro perdeu o sinal de GPS, como diversos competidores, e acabou largando somente em 30º lugar. Depois teve um princípio de incêndio no seu carro.

“Um painel da carroceria se moveu na frente do escapamento. Com um carro carregando tantos litros de gasolina, as coisas podem acabar muito mal, muito rapidamente. Ali, assim que sentimos o cheiro do início da fumaça, não fizemos a menor pergunta, paramos. Com Alex, jogamos areia nas chamas. Para evitar que o fogo recomeçasse, arrancamos o painel da carroceria em questão", contou o piloto.

A maior parte dos favoritos a vitória no Dakar optaram por uma estratégia conservadora, e levantaram o pé perdo do final. Um destes pilotos foi o brasileiro Lucas Moraes (Toyota GR Hilux), que chegou a ter mais de 11 minutos de vantagem sobre todos demais.

“Acho que fizemos um bom trabalho. Sabíamos que tínhamos um bom ritmo, estávamos confortáveis ​​na navegação e sabíamos que tínhamos ultrapassado muitos concorrentes. A certa altura, disse para mim mesmo que talvez estivéssemos muito à frente e que não era bom face a etapa de  48 horas. Então paramos por seis ou sete minutos e aqui estamos", disse Lucas. "Essa é a estratégia que escolhemos", completou o brasileiro.

Estratégia semelhante foi adotada por Nasser Al-Attiyah (Dacia) que terminou em vigésimo, e por  Sebastien Loeb (Dacia) que completou a especial em 22º. Ambos levantaram pé, para não ter de abrir a etapa de amanhã, e sequer ter os rastros das motos para se balizarem, uma vez que o percuso  das motocicletas será diferente. 

O atual campeão do Dakar, o espanhol Carlos Sainz (Ford Raptor) foi no caminho oposto, terminando a especial na sétima colocação. Logo atrás de "El Matador", terminou Lucas Moraes, após sua parada estratégica quando restava somente um quilômetro para chegada.

Nas motos a vitória foi do australiano Daniel Sanders (KTM), à frente do norte-americano Rick Branbec (Honda). O sul-africano Ross Branch com uma Hero, completou os três mais rápidos nesta primeira especial. 

Nos caminhões vitóira do trio formado pelos holandeses Mitchel Van der Brink/Jarno Van de Pol e pelo espanhol Moises Torrallardona (Iveco), com uma vantagem de 1m40 sobre o trio Ales Loprais/ David Kripal/ Darek Rodenvald (Tatra). Os experientes checos Martin Macik/ Fantisek Tomasek/ David Svanda (Toyota) completaram os três melhores.

Resultado da primera etapa: Bisha - Bisha

Related Articles

Moraes sobe para 3° e vê pódio mais próximo na Europa

Brasil cresce no Mundial de Rally Raid

Lucas Moraes garante top-3 em primeiro dia do Rally Raid em Portugal

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.