Rovanperä e Halttunen chegaram no último minuto e venceram o Rally da Polônia

Dupla substituiu Ogier/ Landais às pressas e conquistaram a vitória no Rally da Polônia

A dupla da Toyota Fazoo Racin, Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen, não estavam escalados para a disputa desta sétima etapa da temporada 2024 do WRC, já que estão fazendo somente uma temporada parcial, e dividindo o Toyota GR Yaris Rally1, com a dupla Sebastien Ogier/ Vicent Landais, que se acidentaram na quarta-feira quando faziam os levantamentos para prova.

Rovanperä/ Halttunen, atuais bi-campeões do WRC, sequer tinham as notas para prova, mas isso pareceu não lhes incomodar. A prova que foi marcada por diversas interrupções por causa da torcida, que teimava em se posicionar em locais perigosos, viu Rovanperä travar um duelo com Andreas Mikkelsen (Hyundai), que liderou a prova na sexta-feira.

O dinamarquês tentava conquistar sua segunda vitória no Rally da Polônia, a sua primeira vitória desde 2016, mas viu seus sonhos ruírem, quando neste domingo um pneu o fez se arrastar até o final da especial de Gmina Mragovo 1. Esse problema jogou Mikkelsen para o sexto lugar no final, já que ele com problemas de delaminação no pneu, teve o arco da roda traseira danificada, e ele optou por somente terminar as especiais faltantes.

O alês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), foi quem se beneficiou. Depois de um furo lento no sábado, Evans não teve outros contratempos, e ainda superou Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1) no campeonato, e encostou em Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que lidera o campeonato. 

Tänak atropelou um alce no início da sexta-feira, e hoje, venceu duas especiais, e terminou o Power-Stage na segunda colocação. A diferença entre Evans e Neuville é de agora 15 pontos, com Neuville com 136 pontos, Evans (121), e Tänak com 115.

Neuville, venceu o Wolf Power Stage, mas terminou em quarto lugar depois de sofrer abrindo as estradas na sexta-feira. O francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1) pode ser considerado o grande nome da prova, ao levar seu carro ao pódio pela terceira vez na temporada, e com mais de 28 segundos de vantagem sobre Neuville.

Outro piloto a ser destacada é o letão Martins Sesks, que com um Ford Puma não híbrido da equipe de Malcom Wilson, terminou em quinto lugar na prova, e termina à frente de Milkkelsen; e do luxembuguês Gregoire Munster, este com um Ford Puma Híbrido da equipe M-Sport. O japonês Takamoto Katsuta esteve muito abaixo do seu potencial, e terminou em um distante oitavo lugar.

Na WRC2, a vitória foi do finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally2), que liderou desde o primeiro dia. Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) terminou em segundo na WRC2, e completou o top 10 na Polônia.

Resultado do 80º Orlen Rally Poland
1 Kalle Rovanperä/ Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) 
2 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) + 28s3
3 Adrien Fourmaux/ Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) + 42s7
4 Thierry Neuville/ Martijn Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 1m10s8
5 Martins Sesks / Francis Renard (Ford Puma Rally1) + 1m47s0
6 Andreas Mikkelsen/ Torsten Eriksen (Hyundai i20N Rally1)  + 2m16s6 
7 Gregoire Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) + 1m24s5
8 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) + 2m18s0
9 Sami Pajari/ Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris WRC2) + 7m50s0 (WRC2)
10 Oliver Solberg/ Elliot Edmondson (Skoda Fabia WRC2) + 8m12s7

Classificação do Mundial de Pilotos
1 Neuville, 136 pontos
2 Evans, 121
3 Tänak, 115
4 Ogier, 92
5 Fourmaux, 91

6 Rovanperä, 63
7 Katsuta, 58
8 Mikkelsen,29
9 Sordo,27
10 Lappi, 23

Classificação do Mundial de Equipes
1 Toyota Gazoo Racing WRT, 311 pontos
1 Hyundai Shell Mobis WRT, 301
3 M-Sport Ford WRT, 156

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.