Neuville com seu quarto lugar na prova segue liderando o Mundial e perto do primeiro título
O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1), atual campeão do WRC e que faz uma temporada parcial, venceu pela quarta vez no ano, e fez com que a Toyota voltasse a encostar na Hyundai no Campeonato de Fabricantes. O segundo lugar de Elfyn Evans com outro Toyota, ajudou ainda mais o construtor japonês.
Evans terminou 23s4 atrás de Rovanperä, e o estoniano Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1) completou o pódio no Rally do Chile. O terceiro lugar de Tänak lhe permitiu reduzir sua desvantagem para o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que terminou em quarto, para 29 pontos.
O francês Sebastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), que ainda tinha o sonho e conquistar sua nona taça no WRC, empatando com Sebastien Loeb, teve a suspensão destruída no sábado após bater em uma pedra, e mesmo com a vitória hoje no Super Sunday e no PowerStage, ficou 41 pontos atrás de Neuville, e confessou que o sonho acabou.
Se para Ogier o sonho ficou praticamente impossível, a Toyota bateu a Hyundai no Chille, e descontou 18 pontos no campeonato, e agora estão somente 17 pontos atrás da montadora coreana.
Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1) terminou em quinto, mas lamentou que tenha tido problemas primeiro com o resfriamento do turbo na sexta-feira, e depois teve a correia do alternador quebrada. Não fosse esses contratempos, que lhe custaram muito tempo, e lhe geraram uma penalização de um minuto, teria conquistado um lugar no pódio.
Disputando sua segunda provva na Rally1, Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally1) não decepcionou, ficou em sexto, conseguindo segurar Grégoire Munster (Ford Puma Rally1), que tentava a todo custo retomar sua posição, Pajari chegou a andar em quarto na sexta-feira, mostrando grande velocidade, mas depois perdeu tempo ontem com o forte nevoeiro no Chile.
Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1) fazia uma prova de recuperação, e vinha em oitavo, mas acabou abandonando no domingo, depois de uma aterrisagem onde danificou os dois parachoques, e não conseguiu disputar o PowerStage. Na WRC2, a vitória foi do francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), que lhe deixou ainda em condições de lutar pelo título da temporada.
Rossel terminou em oitavo na classificação geral, seguido pelo bulgaro Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2) superando o britânico Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2) . O sueco Oliver Solberg (Citroën C3 Rally2) tinha tudo para deixar o Chile com o título na bagagem, caso conquistasse a vitória, mas um furo de pneu na penúltima especial do sábado, não lhe permitiu um resultado melhor que o quarto lugar.
Deste modo Rossel e Pajari voltaram a ter chances de lutar pelo título.
Resultado do Rally do Chile Biobío 2024
1 Kalle Rovanperä/ Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1)
2 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +23s4
3 Ott Tänak/ Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +43s9
4 Thiery Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) +1m01s1
5 Adrien Fourmaux/ Alexander Coria (Ford Puma Rally1) +2m02s7
6 Sami Pajari/ Enni Malkonen (Toyota GR Yaris Rally1) +2m39s7
7 Gregorie Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) +2m47s7
8 Yohan Rossell/Florian Barral (Citroën C3 Rally2) +8m31s4 (WRC2)
9 Nikolay Gryazin/ Konstantin Aleksandrov (Citröen C3 Rally2 +8m48s7 (WRC2)
10 Gus Greensmith/ Jonas Anderson (Skoda Fabia WRC2) +8m52s1 (WRC2)