Primeiras impressões Nova S10 2017

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A Pickup se modernizou e recebeu muito mais equipamentos

A Chevrolet apresentou no início deste mês de maio a nova S10. O lançamento foi revelado oficialmente na Agrishow em Ribeirão Preto. Nós da imprensa tivemos a oportunidade de andar na modelo top de linha a High Country, em um percurso que possibilitou o uso tanto na estrada, como também no Off-Road.

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Internamente a nova S10 sofreu um facelift, que na dianteira a aproximou da prima norte-americana (Chevrolet Colorado). Mudaram os faróis dianteiros que agora tem o DRL (Day Running Light) incorporados. A grade também é nova com uma faixa com o logo da gravatinha em destaque e dividindo a mesma em dois elementos.

 

Na parte inferior nas extremidades encontramos os faróis de milha. Agora a S10 tem sensor de estacionamento dianteiro, anteriormente era só na traseira, e isso facilita enormemente na hora de estacionar essa pickup que tem dimensões generosas e posição bastante elevada em relação aos carros dos meros mortais.

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Na lateral nenhuma mudança significativa, somente cabe salientar que os estribos e os para-barro são exclusividade agora da versão High Country. Na parte traseira a câmera de ré foi deslocada para junta da maçaneta de abertura da caçamba, deixando o visual mais clean.

 

Em contrapartida as lanternas traseiras perderam as luzes de led. Na parte interna é que estão as grandes novidades do modelo.

 

O painel agora é totalmente novo com os instrumentos sendo apresentados de modo que a visualização ficou muito mais eficiente. Na extrema esquerda ficou o contagiros que engloba várias luzes espias de check assim que se liga o veículo, no lado oposto o velocímetro, entre eles o computador de bordo com uma infinidade gigante de informações, que detalharemos a seguir e na parte superior os marcadores de combustível e de temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

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No computador de bordo se encontra informações de: pressão dos pneus (em kpa), vida útil do óleo do motor, carga no pneu, temperatura do fluído da transmissão, horas de funcionamento do motor, horas de funcionamento da marcha lenta, temperatura do líquido do radiador, tensão da bateria, consumo (km/l), índice de economia, tendência de consumo (km/l), autonomia, velocímetro digital entre outros.

 

A nova S10 tem no seu painel um multimídia de 8’ touch (MyLink 2) , com Android Auto e Apple CarPlay, permitindo se espelhar o seu smartphone. Além disso agora tanto a versão High Country como a LTZ vem com o sistema Onstar de fábrica.

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O carro é equipado ainda com o sensor de aviso de mudança de faixa, alerta de colisão frontal, partida remota do motor, controle de tração e estabilidade, câmbio automático de seis velocidades. O moto segue o excelente 2.8 turbodiesel de 200 cv a 3.800 rpm, com 51 mkgf de torque a 2.000 rmp.

 

Impressões de dirigir

 

A primeira mudança que se nota assim que se assume a direção, é que agora a mesma tem direção elétrica, deixando a pickup mais direta que a antecessora, que era equipada com assistência hidráulica. Em baixas velocidades e manobras ele ficou mais leve , se mostrando muito mais dócil no uso urbano.

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A suspensão passou por uma recalibragem, eliminando a sensação de flutuação em altas velocidades e com menos “rolling” de carroceria.  Lembrando que estamos andando com um veículo diesel, e o nível de ruído interno é baixíssimo, um excelente trabalho da fábrica.

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No off-road nos foi preparado uma pista com nível médio alto e a pickup encarou todas dificuldades sem nenhum problema. O sistema de acoplamento da tração 4×4 é muito fácil de operar, com o seletor colocado atrás da alavanca do câmbio automático. Com a S10 no 4×4 e reduzida enfrentamos um lamaçal traiçoeiro como um passeio no shopping.

 

Resumo

Não chegamos a fazer medições de consumo mais profundas, mas na estrada chegamos a média de 16 km/l. O carro ficou muito mais bonito que a versão que a antecede, e as rodas agora são de aro 18’ com desenho exclusivo.

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Frente as principais concorrentes (Ford Range, Toyota Hilux, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier) a S10 é de longe a com melhor relação custo benefício.  A S10 é oferecidas nas versões:: LS, LT, LTZ e High Country, com preços começando em R$ 97.890 até R$ 167.490 na High Country. A pickup tem as opções de configuração chassi-cabine, cabine simples ou cabine dupla.

 

 

 

texto, video e fotos – João Vasconcelos

Puntataco Motorsport

A Puntataco é uma revista eletrônica de Motosport, criada pelo jornalista João Vasconcelos em 2005, dando continuidade ao trabalho realizado pelo extinto site Pitstop. João Vasconcelos (atual editor chefe) é um apaixonado por automobilismo, além de gerenciar uma empresa especializada de Comunicação e Marketing esportivo.

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