Circuito traz a maior reta do calendário, com curvas de alta velocidade e também trechos onde as pastilhas de freio da Fras-le são bastante exigidas - onde a temperatura do conjunto pode superar os 800 graus
A Copa Truck fecha a temporada 2024 neste final de semana retornando ao Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia (GO). A nona etapa definirá o campeão da classe Pro em uma disputa entre Felipe Giaffone (Volkswagen) e Danilo Dirani (Iveco), separados por 31 pontos na tabela (235 para Giaffone e 204 para Dirani), com 45 ainda em jogo nas corridas finais. Também com chances matemáticas aparece André Marques (Volkswagen), campeão de 2021, com 192 pontos, 43 atrás de Giaffone. O circuito goiano foi o palco da segunda etapa da temporada, ainda no mês de abril: na ocasião, as vitórias na Pro foram de Roberval Andrade e Fábio Fogaça.
Na classe Elite, o título foi definido na etapa anterior, realizada em Curvelo (MG), no Circuito dos Cristais. A taça de campeão, de maneira antecipada, ficou nas mãos de Bia Figueiredo (Mercedes), que marcou 261 pontos e não pode mais ser alcançada por seu adversário mais próximo, Pedro Perdoncini, que soma 197. Na última visita a Goiânia, Bia venceu a primeira corrida, enquanto Daniel Kelemen triunfou na segunda disputa.
O fim de semana promete dias e disputas quentes em Goiânia, inclusive com possibilidade de chuva. As temperaturas devem ultrapassar os 30 graus no circuito de 3.835 metros, fazendo com que todo o conjunto de resfriamento dos pesados seja colocado à prova, entre eles as pastilhas de freios Fras-le, que podem alcançar 900ºC. Em um dos traçados que mais ‘castigam’ os freios, já que dois pontos têm grande desaceleração e um ‘miolo’ técnico e exigente, o desafio da fornecedora oficial das pastilhas de freio da categoria é garantir a performance, durabilidade e segurança aos pilotos, que a marca vem entregando em todas as etapas.
“Mesmo com os 160 km/h do radar obrigatório, os caminhões alcançam até 220 km/h em Goiânia. É um autódromo com a maior reta do calendário da Copa Truck. E quando se alcança velocidades desta magnitude, os freios precisam estar à altura, porque as frenagens são bruscas e elevam muito a temperatura do conjunto. O clima quente e seco de Goiânia é um fator que colabora com esse aumento. Por isso, trabalhar o resfriamento do conjunto será parte da estratégia dos pilotos. Frio ou quente, as pastilhas que a Fras-le entrega às equipes são capazes de entregar o desempenho e segurança desejados, não importa a condição”, explica Francisco Jardim, engenheiro de aplicação da Fras-le.
A programação do final de semana reserva os treinos livres para a sexta-feira (6) às 11h30 e 14h25, com a classificação para definição do grid de largada no sábado (7) às 14 horas. No domingo (8) as corridas têm largada a partir das 14h10, com transmissão ao vivo por Band, canais SporTV, YouTube oficial da Copa Truck e pelo portal High Speed.
A Frasle Mobility detém em seu portfólio soluções para freios, suspensão e direção tornando-se uma powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de qualidade premium e marcas icônicas, operando em mais de 120 países.
Programação da Copa Truck em Goiânia (GO)
Horário de Brasília
Sexta-feira, 6 de dezembro
11h30: Treino Livre 1
14h25: Treino Livre 2
Sábado, 7 de dezembro
09h50: Treino Livre 3
14h00: Classificatório
Domingo, 8 de dezembro
09h00: warmup
14h10: Largada Corrida 1
14h40: Largada Corrida 2
P1 Media Relations
Foto - Duda Bairros