O piloto de Casca, no Rio Grande do Sul, manteve a invencibilidade da família em Rivera, uma vez que seu irmão Douglas venceu no ano passado
Em uma prova em que os favoritos Márcio Rampon e Carlos Eduardo “Duda” Conci marcaram “bobeira” ao sofrerem três punições (uma queima de radar e duas por excesso de velocidade nos boxes), o gaúcho Diego Collet que não é “bobo e nem nada” e venceu a categoria F-Truck (motores com bomba injetora) na 2ª etapa da temporada da Fórmula Truck, disputada neste no Autódromo Internacional Eduardo Cabrera, em Rivera, no Uruguai. A prova abriu a disputa da Copa Mercosul.
Diego Collet completou as 21 voltas da prova em 37m03s484 e fez também a melhor volta da corrida, com o tempo de 1m40s527, andando à média horária de 110,299km/h.
Diego assumiu a liderança na 18ª volta, quando ultrapassou paranaense Thiago Mânica, que havia herdado a ponta depois dos erros dos também paranaenses Márcio Rampon, que liderava, e Duda Conci, o segundo colocado. Travando um acirrado duelo pela primeira colocação, os dois queimaram o radar e entraram juntos nos boxes para pagar a punição. Resultado, ambos excederam o limite de velocidade e precisaram voltar, quando novamente excederam o limite de velocidade. Mas agora para pagar a punição, Duda mudou a tática e ficou na pista enquanto Rampon pagava a punição, Duda entrou na volta seguinte. Desta vez cumpriram o riscado, mas caíram para as últimas colocações, voltaram a se encontrar na pista, mas desta vez não cometeram erros até a bandeirada final, com Duda terminando em quarto e Rampon em quinto.
Thiago Mânica conquistou o segundo lugar, chegando à 3s717 do vencedor Diego Collet. Geovani Tavares, ganhador da etapa de Interlagos, foi o terceiro colocado, a 24s160 vencedor. Duda Conci garantiu a quarta colocação; Márcio Rampon a quinta, e o paranaense Fábio Claudino, com o sexto lugar, fechou o grupo dos pilotos que foram ao pódio.
Vitoria suada
Diego Collet precisou suar para vencer em Rivera. Ele largou em segundo, mas logo na segunda se envolveu em acidente e caiu para 13º. Fez uma corrida de recuperação e mesmo com seu Mercedes-Benz saindo de traseira foi a busca das primeiras colocações. “Com o acidente, achei que tudo tinha acabado. Mas decidi tentar e dei o melhor de mim. E não é que deu certo, consegui a vitória em Rivera, onde meu irmão Douglas ganhou no ano passado”, acentua Diego.
A 3ª etapa da temporada da Fórmula Truck está marcada para o dia 13 de abril, em Guaporé, no Rio Grande do Sul.
A Fórmula Truck 2025 tem promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas; Master Power, Eckisil, Trovão Brasil e Milwaukee, parceria de Boff Industria, JF Truck Especialistas, MS Diesel, Planeta Caminhão, Revista TruckSul Brasil e MAS Turfa Orgânica; supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Grid de largada da categoria F-Truck em Rivera
1º) Diego Collet (Casca-RS), Mercedes-Benz, 21 voltas em 37s03s484
2º) Thiago Mânica (Curitiba/PR), Scania, a 3s717
3º) Geovani Ferreira Tavares dos Santos (Paraguai), Scania, a 24s160
4º) Carlos Eduardo Conci (Cafelândia-PR), Ford Cargo, a 45s382
5º) Márcio Rampon (Curitiba-PR), Scania, a 47s713
6º) Fábio Claudino (Mandirituba-PR), Scania, a 59s447
7º) Sérgio Chulik (Curitiba-PR), Volkswagen, a 1m01s660
8º) Bruno Mânica (Curitiba-PR), Scania, a 1m43s784
9º) Júnior Brito (Almirante Tamandaré-PR), Scania, a 1m45s123
10º) Paulo César Secco (Erechim-/RS), Scania, a 1m47s138
11º) Gabrielle Rampon (Curitiba-PR), Scania, a 2 voltas
Não completaram
12º) Tiago Bellaver (Farroupilha-RS), Mercedes-Benz, a 13 voltas
13º) Wagner Gomes (Curitiba-PR), Scania, a 17 voltas
Calendário da Fórmula Truck para a temporada 2025
Já realizada
16 de fevereiro – São Paulo (SP)
16 de março – Rivera (Uruguai)
Próximas etapas
13 de abril – Guaporé (RS)
18 de maio – Cascavel (PR)
15 de junho – Campo Grande (MS)
3 de agosto – A definir
14 de setembro – Santa Cruz do Sul (RS)
12 de outubro – Tarumã (RS)
9 de novembro – Londrina (PR)
7 de dezembro – Cascavel (PR)
Luiz Aparecido
Foto - Tiago Soares