2 Big One, Raios, 5 horas de interrupção e Penske se autodestruiu na Daytona 500
O veterano Michael McDowell (Ford Mustang - FrontRow) conquistou sua primeira vitória na NASCAR Cup após 13 anos de carreira, e 358 participações. McDowell herdou sua vitória na mais importante corrida da NASCAR na última volta em Daytona.
“Simplesmente não consigo acreditar”, disse McDowell. “Eu só tenho que agradecer a Deus. Tantos anos apenas disputando as provas e esperando por uma oportunidade como essa. Tenho que agradecer a Love's Travel Stops, Speedco e Bob Jenkins (dono do carro) por me dar esta oportunidade. Estou muito agradecido. Uma ótima maneira de obter a primeira vitória - uma Daytona 500. Você está brincando comigo? Só quero dizer 'oi' para minha esposa em casa. Feliz Dia dos namorados. Eu sei que foi uma semana difícil. Meus filhos, eu amo vocês. Eu gostaria que eles pudessem estar aqui comigo para comemorar. Talvez a NASCAR envie um avião para trazê-los aqui, mas somos os campeões do Daytona 500. Obrigado Doug Yates, Ford. No final, tínhamos nossos parceiros da Ford e todos eles caíram, mas, felizmente, consegui passar. Estou tão agradecido. Deus é bom", dizia exultante McDowell.
A corrida teve scrip de filme, já que lgo após a largada na 14ª volta aconteceu a primeira colisão coletiva (Big One) da temporada com 15 pilotos envolvidos. Kyle Busch deu um empurrão em seu companheiro de equipe de Joe Gibbs Racing, Christopher Bell, descendo a linha de costas. O ímpeto impulsionou Bell para a frente e sua corrida terminou no para-choque traseiro de Aric Almirola. Mas seus pára-choques não estavam nivelados, Bell acabou sendo atingido por Alex Bowman que não tinha para onde ir, e no acidente também acabaram envolvidos Kurt Busch, Ryan Newman, Tyler Reddick, Ryan Blaney, Chris Buescher, Martin Truex Jr., Matt DiBenedetto, William Byron, David Ragan, Anthony Alfredo, Erik Jones, Jamie McMurray, Daniel Suarez.
Enquanto a pista estava sendo limpa começaram a cair raios e a organização acionou a bandeira vermelha. Logo em seguida vei a chuva e foram 5 horas de interrupção antes do reinício da corrida.
Quando a corrida recomeçou Denny Hamlin, que tentava sua terceira vitória consecutiva na prova, assumiu a liderança, e liderou maioria das voltas. O piloto do Toyota nº 11 inclusive venceu os dois primeiros segmentos da prova.
No segundo segmento, veio o primeiro ciclo de paradas de box, e com bandeira verde. As montadoras "meio" que combinadas paravam em blocos, com a Ford dando início a essa sequência na volta 105.
Com isso por algumas voltas a prova teve nas três primeiras posições Kyle Larson, Chase Elliott e Kevin Harvick. Quando todos haviam feito as paradas, na volta 113 Christopher Bell rodou com um pneu furado e trouxe bandeira amarela para pista.
Hamlin entrou novamente em primeiro no último estágio da corrida, após ser acossado por Bubba Wallace. Sua liderança foi perdida na segunda fase de parada de boxes, e Joey Logano (Team Penske) foi para ponta faltando 30 voltas para bandeirada.
Logano trouxe junto para o pelotão da frente Harvick, Cole Custer, Keselowski e McDowell. Faltando duas voltas para o fim, Keselowski grudou no vácuo do companheiro de equipe, e na volta final tentou o ataque definitivo.
Quando Keselowski tentou o empurrão no parachoques de Logano, veio a rodada, com Keselowski indo de frente para o muro externo, e Logano rodando para a parte interna. Big One na última volta, envolvendo ainda Bubba Wallace, Ross Chastain, Ryan Preece, Chase Elliott e Kyle Busch.
“Não sinto que cometi um erro, não posso dirigir o carro de todo mundo, mas é frustrante. Fiz a jogada e não deu certo”, declarou Brad Keselowski bastante decepcionado.
Michael McDowell acabou liderando os metros finais e venceu, com Chase Elliott terminando em segundo e Austin Dillon em terceiro.
Kevin Harvick foi o quarto, após 98 das 200 voltasda corrida. Danny Hamlin foi o quinto, seguido por Ryan Preece, Ross Chastain, Jamie McMurray, Corie Lajoie e Kyle Larson, que completou o top 10.
Com a vitória Michael McDowell já se classificou para os playoffs.
Resultado da Daytona 500
1 Michael McDowell (Ford) - FrontRow - 200 voltas
2 Chase Elliott (Chevrolet) - Hendrick - 200
3 Austin Dillon (Chevrolet) - Childress - 200
4 Kevin Harvick (Ford) - Stewart-Haas - 200
5 Denny Hamlin (Toyota) - Gibbs - 200
6 Ryan Preece (Chevrolet) - JTG - 200
7 Ross Chastain (Chevrolet) - Ganassi - 200
8 Jamie McMurray (Chevrolet) - Spire - 200
9 Corey LaJoie (Chevrolet) - Spire - 200
10 Kyle Larson (Chevrolet) - Hendrick - 200
11 Cole Custer (Ford) - Stewart-Haas - 200
12 Joey Logano (Ford) - Penske - 199
13 Brad Keselowski (Ford) - Penske - 199
14 Kyle Busch (Toyota) - Gibbs - 199
15 Austin Cindric (Ford) - Penske - 199
16 Christopher Bell (Toyota) - Gibbs - 199
17 Bubba Wallace (Toyota) - 23XI - 198
18 Ricky Stenhouse Jr. (Chevrolet) - JTG - 198
19 Chase Briscoe (Ford) - Stewart-Haas - 197
20 Joey Gase (Ford) - Ware - 196
21 Ware Cody (Chevrolet) - Ware - 196
22 Kurt Busch (Chevrolet) - Ganassi - 195
23 BJ McLeod (Ford) - LiveFast - 195
24 Josh Bilicki (Ford) - Ware - 194
25 Martin Truex Jr. (Toyota) - Gibbs - 193
26 William Byron (Chevrolet) - Hendrick - 191
27 Tyler Reddick (Chevrolet) - Childress - 188
28 Kaz Grala (Chevrolet) - Kaulig - 115
29 Quin Houff (Chevrolet) - Starcom - 37
30 Ryan Blaney (Ford) - Penske - 14
31 Chris Buescher (Ford) - Roush - 14
32 Anthony Alfredo (Ford) - FrontRow - 14
33 Matt DiBenedetto (Ford) - Wood Brothers - 14
34 Aric Almirola (Ford) - Stewart-Haas - 13
35 Alex Bowman (Chevrolet) - Hendrick - 13
36 Daniel Suarez (Chevrolet) - Trackhouse - 13
37 David Ragan (Ford) - FrontRow - 13
38 Ryan Newman (Ford) - Roush - 13
39 Erik Jones (Chevrolet) - Petty - 13
40 Derrike Cope (Chevrolet) - Ware - 3