Etapa 15 – FireKeepers Casino 400 Sunday, Michigan International Speedway
Como foi:
Resumindo, a corrida disputada no Michigan International Speedway foi assim: Tranquila, com uma batida “a lá Nascar” no final, e a vitória de um piloto que a mereceu!
Coisa rara de acontecer nas provas da categoria, Kyle Larson #42 largou na pole-position e venceu a etapa, de maneira apertadíssima no final, como sempre, mesmo após liderar 96 das 200 voltas de corrida, sua segunda vitória na temporada e também sua segunda vitória neste circuito – foi na etapa realizada em agosto de 2016 que Larson conquistou sua primeira vitória na categoria. E foi uma vitória merecida, daquelas suadas, uma vez que por várias vezes o piloto do Chevrolet #42 bateu na trave nesta temporada em provas vencidas por azarões em função de bandeiras amarelas nas voltas finais – e as relargadas em que pilotos medianos insistem em atrapalhar a vida dos que as merecem ao optarem, por exemplo, por não trocar os pneus... aí ficam descalços, não tracionam e seguram toda a fila atrás de seu carro... foi exatamente assim que um combalido Jimmie Jhonson #48 venceu sua 3ª corrida este ano, aproveitando-se do embaraço causado pelos medianos e tirando uma vitória que seria disputada entre Kyle Larson e Martin truex Jr. #78.
Após uma corrida dominada amplamente por Larson e Truex Jr. A 15 voltas do final começou o festival de bandeiras amarelas. A primeira delas, diga-se, bem ao estilão da organização da Nascar, que não gosta de ver algum piloto disparar na frente até o final, e a desculpa é sempre a mesma: detritos na pista. Na primeira relargada superou Kyle Busch #18 e quando começou a pensar que estava sossegado veio outra interrupção.Nas duas relargadas seguintes – uma causada por Clint Bowyer #14 que bateu no muro, a outra envolvendo uma série de carros –, a disputa ficou entre Larson e Chase Elliott #24, que acabou encerrando a prova na segunda colocação a míseros 0,993 do vencedor é a terceira corrida consecutiva em que Elliott “quase vence” em Michigan. O terceiro colocado foi Joey Logano #22, seguido por Denny Hamlin #11 em quarto e Jamie McMurray em quinto. Fechando as 10 primeiras colocações, pela ordem, chegaram Martin Truex Jr. #78, Kyle Busch #18, Rick Stenhouse Jr. #17, Dale Earnhardt Jr. #88 e Jimmie Johnson #48.
Como está o campeonato:
Conforme já mencionado, 15 etapas válidas já foram completadas. Até o momento, os 16 melhores colocados são:
Pos Piloto Equipe Pts Vitórias
1° Kyle Larson #42 Chip Ganassi Racing - Chevrolet 640 2
2° Martin Truex Jr. #78 Furniture Row Racing - Toyota 635 2
3° Kyle Busch #18 Joe Gibbs Racing - Toyota 510 0
4° Kevin Harvick #4 Stewart-Haas Racing - Ford 508 0
5° Chase Elliott #24 Hendrick Motorsports - Chevrolet 478 0
6° Brad Keselowski #2 Team Penske - Ford 476 2
7° Jamie McMurray #1 Chip Ganassi Racing - Chevrolet 450 0
8° Jimmie Johnson #48 Hendrick Motorsports - Chevrolet 449 3
9° Denny Hamlin #11 Joe Gibbs Racing - Toyota 430 0
10° Joey Logano #22 Team Penske - Ford 398 1*
10° Matt Kenseth #20 Joe Gibbs Racing - Toyota 398 0
12° Clint Bowyer #14 Stewart-Haas Racing - Ford 391 0
13° Ryan Blaney #21 Wood Brothers Racing - Ford 376 1
14° Kurt Busch #41 Stewart-Haas Racing - Ford 359 1
15° Rick Stenhouse Jr. #17 Roush Fenway Racing - Ford 354 1
16° Erik Jones #77 Furniture Row Racing - Toyota 346 0
Esses seriam os 16 pilotos que entrariam na primeira fase do play-off, mas não esta correta a classificação dessa forma, uma vez que tem pilotos com vitórias inesperadas – Ryan Newman, Rick Stenhouse Jr. e Austin Dillon – ocupando posições abaixo da 16ª colocação, para além da vitória de Joey Logano, que não o qualifica para a disputa final uma vez que seu carro foi desclassificado na vistoria após a prova em que venceu. Então, o correto é:
Classificados com vitórias:
1° Kyle Larson #42 Chip Ganassi Racing - Chevrolet 640 2
2° Martin Truex Jr. #78 Furniture Row Racing - Toyota 635 2
3° Brad Keselowski #2 Team Penske - Ford 476 2
4° Jimmie Johnson #48 Hendrick Motorsports - Chevrolet 449 3
5° Ryan Blaney #21 Wood Brothers Racing - Ford 376 1
6° Kurt Busch #41 Stewart-Haas Racing - Ford 359 1
7° Rick Stenhouse Jr. #17 Roush Fenway Racing - Ford 354 1
8° Ryan Newman #31 Richard Childress Racing - Chevrolet 344 1
9° Austin Dillon #3 Richard Childress Racing - Chevrolet 297 1
Classificados sem vitórias:
1° Kyle Busch #18 Joe Gibbs Racing - Toyota 510 0
2° Kevin Harvick #4 Stewart-Haas Racing - Ford 508 0
3° Chase Elliott #24 Hendrick Motorsports - Chevrolet 478 0
4° Jamie McMurray #1 Chip Ganassi Racing - Chevrolet 450 0
5° Denny Hamlin #11 Joe Gibbs Racing - Toyota 430 0
6° Joey Logano #22 Team Penske - Ford 398 0
6° Matt Kenseth #20 Joe Gibbs Racing - Toyota 398 0
8° Clint Bowyer #14 Stewart-Haas Racing - Ford 391 0
9° Erik Jones #77 Furniture Row Racing - Toyota 346 0
10° Trevor Bayne #6 Roush Fenway Racing - Toyota 323 0
11° Daniel Suarez #19 Joe Gibbs Racing – Toyota 313 0
12° Kasey Khane #5 Hendrick Motorsports - Chevrolet 290 0
13° Ty Dillon #13 Germain Racing - Chevrolet 264 0
14° Dale Earnhardt Jr. #88 Hendrick Motorsports - Chevrolet 257 0
15° Paul Menard #27 Richard Childress Racing - Chevrolet 233 0
16° Michael McDowell #95 Leavine Familly Racing - Chevrolet 200 0
Etapa 16 – Domingo 25/06/2017 – Toyota/Save Mart 350, Sonoma Raceway
Será disputada neste domingo a 16ª etapa do campeonato no Sonoma Raceway (antigo Sears Point Raceway, posteriormente Infineon Raceway e Sonoma), localizado em Sears Point, ao sul das montanhas de Sonoma (daí a criatividade nos nomes com que foi batizado o complexo...), ao norte da cidade de São Francisco, na Califórnia.
É o primeiro dos dois circuitos mistos do calendário da categoria (o outro é Watkins Glen) composta por 36 etapas – todas as demais são disputadas em circuitos ovais, o mais próximo que se pode ter do conceito de uma reta infinita e potência plena –, com 2.52-milhas (4.06 km) de extensão, com um traçado daqueles de dar nó na cabeça, repleto de subidas e descidas, com uma chicane quebra-tudo e, para vir tempo, tem de se passar esfregando nos muros e literalmente atacando e decolando nas zebras. Só para não ser diferente, independente de quem fizer os melhores treinos livres ou conquistar as melhores posições de largada, quem largar do 10° lugar para trás vai ter de contar com toda sorte do mundo para conseguir terminar a prova, e quem a estiver liderando precisa ser bom de oração, porque uma relargada com menos de 10 voltas para o final pode premiar qualquer um, é basicamente a única chance de vitória de A.J. Allmendinger #47 Chevrolet – JTG Daugherty Racing ou Kyle Busch conquistar seu terceiro triunfo neste circuito que, se suas provas costumavam ser de tirar o fôlego, com a nova pontuação vigente, então...