Wittmann se impôs frente a Rast sob chuva na corrida 1 na Holanda
O circuito de Assen, na Holanda conhecido como "a catedral", foi construído em 1955 especialmente para as provas de motocicletas, mas em 2006 passou por uma reforma, que "mutilou" a parte norte do desafiador circuito, e dos originais 7.705 metros o circuito passou a ter 4.542 metros.
Após a reforma a pista também passou a sediar provas de automobilismo, e hoje aconteceu a primeira incursão da DTM (Deustche Tourenwagen Master - Campeonato Alemão de Turismo) no circuito holandês. Coube ao alemão Marco Wittmann (BMW) a honra de obter a primeira pole da história da categoria em Assen.
Nesse sábado a chuva resolveu colocar mais um ingrediente na disputa. Havia tanta água no circuito que a a organização optou por dar a largada com o safety-car. Após quinze minutos de prova o safety deixou a pista e surpreendentemente não aconteceu nenhum choque nas condições adversas do piso.
As duas primeiras vítimas a deixar a corrida, foram o piloto da casa Robin Frijns (Audi) que passou com muita determinação sobre a zebra, perdeu o controle e bateu sozinho; e o espanhol Daniel Juncadella (Aston Martin), com problemas mecânicos logo no início. René Rast (Audi) imediatamente partiu para o ataque, e tentou de todas as maneiras superar Wittmann.
A estratégia logo mostrou que seria decisiva para vitória, e Wittmann parou para trocar os pneus na 16ª volta, uma após Rast, mas conseguiu com ótimo trabalho se manter a frente do rival. Nico Müller (Audi) se mantinha na pista e com isso liderava com boa vantagem sobre os demais.
O suíço era cerca de 1s5 mais rápido que Wittmann e chegou a abrir 42s3 de vantagem. Na 25ª volta Müller finalmente foi trocar os pneus, mas na volta à pista, Wittmann com pneus mais aquecidos não teve grandes dificuldades para superar o rival da Audi.
Rast que vinha logo atrás também tentou superar o companheiro de Audi, mas como logo os pneus do suíço chegaram a temperatura ideal, ele conseguiu sustentar o segundo posto até o final, apesar de pressão exercida pelo líder do campeonato.
O quarto lugar ifcou com Phillipp Eng (BMW), à frente de Timo Glock (BMW) e Jonathan Aberlein (Audi). O britânico Jamie Green (Audi) foi o sétimo, seguido pelo francês Loïc Duval (Audi), que apesar de ter largado de um excelente terceiro posto, perdeu várias posições depois de seu pit stop. Mike Rockenfeller (Audi) foi o nono, e Sheldon Van der Linde (BMW) completou os dez que pontuaram nesta primeira prova em Assen.
O brasileiro Pietro Fittipaldi tinha conseguido um excepcional quarto posto para partida, mas ao longo da corrida foi perdendo terreno, e acabou a uma posição da zona de pontuação.
Resultado da corrida 1
1 Marco Wittmann (BMW) - RMG - 31 voltas em 1h01m15s672
2 Nico Muller (Audi) - Abt - 3s137
3 René Rast (Audi) - Rosberg - 8s094
4 Philipp Eng (BMW) - RMR - 25s313
5 Timo Glock (BMW) - RMR - 25s534
6 Jonathan Aberdein (Audi) - WRT - 27s887
7 Jamie Green (Audi) - Rosberg - 36s078
8 Loic Duval (Audi) - Phoenix - 42s496
9 Mike Rockenfeller (Audi) - Phoenix - 43s656
10 Sheldon Van der Linde (BMW) - RBM - 44s184
11 Pietro Fittipaldi (Audi) - WRT - 45s162
12 Jake Dennis (Aston Martin) - R Motorsport - 45s869
13 Ferdinand Habsburg (Aston Martin) - R Motorsport - 48s094
14 Paul Di Resta (Aston Martin) - R Motorsport - 48s917
15 Bruno Spengler (BMW) - RMG - 53s378
16 Joel Eriksson (BMW) - RBM - 1m01s197
Classificação do Campeonato
1 Rast, 145 pontos
2 Muller, 121
3 Eng, 111
4 Wittmann, 100
5 Spengler, 77
6 Rockenfeller, 68
7 Duval, 64
8 Frijns, 57
9 Green, 49
10.Eriksson, 43.