DTM e SUPER GT anunciam detalhes de corridas conjuntas
Em uma coletiva de imprensa na corrida SUPER GT neste fim de semana, o presidente da ITR, Gerhard Berger, e o presidente da GTA, Masaaki Bandoh, traçaram os detalhes iniciais para o evento conjunto que irá acontecer entre os dias 22 a 24 de novembro próximo, no Fuji Speedway. O evento está sendo tratado como SUPER GT x DTM Dream Race'.
As corridas devem seguir em grande parte o mesmo formato do DTM, com corridas com pit-stops obrigatórios, mas sem o DRS e push-to-pass. A Hankook irá fornecer pneus a todos participantes, com a mesma especificação da DTM.
“Em nome da ITR e de todos os fabricantes representados no DTM, gostaria de agradecer a Bandoh-san, o GTA e os representantes da Fuji Speedway pela sua contínua cooperação. A nossa cooperação funciona tão bem porque partilhamos os mesmos valores: o automobilismo genuíno e empolgante é sempre a nossa principal prioridade. E é isso que queremos oferecer aos nossos fãs na Europa e na Ásia", disse Gehard Berger.
Segundo Berger, diretor da ITR, empresa que controla o DTM, o 'Dream Race' é mais um marco da parceria com a GTA, organizadora do Super GT.
A aproximação das duas categorias já é antiga, começou a quase dez ano, e em 2017 foram realizadas voltas de demonstração com os carros de ambas categorias, em Hockenheim e Motegi. Ano passado foi apresentado o primeiro regulamento técnico comum, e agora será a vez de uma competição em conjunto.
“Nós vamos ter o primeiro sabor disso no final da temporada DTM em Hockenheim, em outubro, quando damos as boas vindas a três convidados da Honda, Nissan e Lexus. Em seguida, o 'Dream Race' em Fuji será o grande final do nosso calendário de motorsport de 2019", disse Berger.
“O GTA vem discutindo a integração dos regulamentos técnicos com o ITR desde 2010. Tem sido uma estrada longa e complicada; mas, com o empenho de todos, realizamos uma demonstração em Hockenheim em 2017 e conscientizar as pessoas sobre 'CLASS 1' e SUPER GT", disse Masaaki Bandoh, presidente da organização Super GT GTA. “Tanto o GTA como o ITR têm trabalhado juntos para criar os regulamentos técnicos comuns para 'CLASS 1'. Tendo a convicção comum de que os mesmos regulamentos técnicos poderiam ser estabelecidos na Europa e na Ásia, desenvolvemos planos detalhados e realizamos discussões avançadas para estabelecer regulamentos que ajudem a unificar, ao mesmo tempo em que reduzimos os custos.
Estamos muito satisfeitos por poder realizar uma corrida com base nos regulamentos 'CLASS 1' no Japão e gostaríamos de estender nossa sincera gratidão ao Chairman Berger e aos fabricantes", declarou o japonês.
Os planos são de que o Dream Race tenha duas provas em Fuji. As duas corridas (uma no sábado e outra no domingo) terão duração de 55 minutos mais uma volta (mais um máximo de três voltas adicionais se um Safety Car for utilizado).
Assim como no DTM, o pit stop obrigatório será obrigatório. Não será permitido reabastecimento, ou troca de pilotos. Os pneus a serem utilizados serão os Hankook "Ventus Race", homologados para o DTM nesta temporada.
Nas corridas não será utilizado nem o DRS (Drag Reduction System), tampouco o push-to-pass. A prova suporte será disputada pelos carros da GT300 da SUPER GT. O número final de carros competindo na 'Dream Race', assim como os pilotos indicados por cada fabricante, será anunciado em uma data posterior.
No DTM os fabricantes envolvidos no campeonato são: Audi, BMW e Aston Martin, e no SUPER GT estão envolvidas as marcas: Nissan, Honda e Lexus.