Neste fim de semana se iniciou a temporada do Intercontinetal GT Challenge com a clássica prova austaliana nas encosta deo Monte Panourama, e a vitória ficou com a formação do Team WRT (BMW M4 GT3) do brasileiro Augusto Fargus, e dos irmãos Van der Linde. Esta foi a primeira vitória da BMW no evento desde 2010, quando na época competiu com omodelo 335i, com John Bowe, Garry Holt e Paul Morris. International Karting.
Agora 15 anos depois a fabricante alemã voltou ao topo do pódio. A equipe WRT se destacou por uma eficiente estratégia de economia de combust[=ivel, aproveitando muito bem as bandeiras amarelas durante as primeira horas da prova, e assim assumiu a liderança.
Na Austrália, a equipe WRT se destacou ao implementar uma estratégia eficaz de economia de combustível, aproveitando as neutralizações nas primeiras horas da corrida para tomar a liderança. Uma das interrupções ocorreu após o pavoroso acidente de Stephen Grove na curva Skyline com seu Mercedes AMG GT3, após ser tocado por Kenny Habul (Mercedes AMG GT3), com o carro de Grove batendo violentamente contra os muro, e quase capotando do outro lado, onde há uma longa ravina.
Muito embora o piloto tenha saído do carro por meios próprios, foi transportado para o hospital para exames mais detalhados. Outras inportantes intervenções do safety car ocorreram devido ao choque entre Luke Youlden no Mercedes AMG GT3 e Grant Denyer no Lamborghini Hurácan, ambos espalhando detritos pela pista.
Ricardo Feller, que havia travado uma emocionante batalha pela liderança nos primeiros momentos da corrida, foi obrigado a estacionar seu Audi R8 GT3 durante a sétima hora devido a uma falha mecânica, causando mais uma intervenção do safety car. A intervenção final do safety car ocorreu uma hora depois, quando Maxime Martin, que estava na disputa pela vitória, perdeu o controle de seu Mercedes AMG GT3 e bateu no muro na saída da curva The Chase.
Kelvin Van der Linde foi o encarregado de completar a prova, e travou uma dura batalha com uma das estrelas locais, Chaz Mostert (Ferrari 296 GT3), O brasileiro Daniel Serra, era um dos pilotos do carro italiano, que fazia seu retorna a pista australiana, após 5 anos de ausência.
Faltando pouco mais de 20 minutos para o final o Ferrari precisou fazer um splash and go, ao passo que a BMW havia salvado combustível suficiente para ir ate´o final. No segundo lugar do pódio ficou o outro BMW da equipe WRT, coduzido por Valentino Rossi, Raffaele Marciello e Charles Weerts.
O pódio foi completado pelo Mercedes de Jules Gounon, Luca Stolz, e Kenny Habul, sim exatamente o envolvido no pavoroso acidente de Grove. A próxima prova da temporada de 2025 do IGTC será as 24 Horas de Nürburgring, programadas para ocorrer de 19 a 22 de junho.
Resultado das 12 Horas de Bathurst
1 Farfus /S.Van der Linde /K.Van der Linde (BMW M4 GT3) WRT 306 voltas
2 Rossi /Weerts /Marciello (BMW M4 GT3) WRT a 10.2450
3 Habul /Gounon /Stolz (Mercedes AMG GT3) 75 Express a 11.3630
4 Serra /Mostert /Brown (Ferrari 296 GT3) Arise a 1:03.9620
5 Gotz /Auer /Ojeda (Mercedes AMG GT3) Craft /Bamboo a 1:27.9040
6 Picariello /Guven /Campbell (Porsche 911 GT3R) Absolute a 1:42.0680
7 Gunn /Robichon /James (Mercedes AMG GT3) HoR a 1 volta
8 Rovera /Evans /Schutte /Schumacher (Ferrari 296 GT3) Arise a 3 voltas
9 D'Alberto /Leitch /Denyer /Deitz (Lamborghini Huracan GT3) Wall a 3 voltas
10 Heinrich /Y.Shahin /S.Shahin /Schuring (Porsche 911 GT3R) The Bend a 3 voltas
11 Holdsworth /Fiore /Cini (Audi R8 LMS GT3) MPC a 15 voltas
12 Youlden /Russell /T.Koundouris /J.Koundouris (Mercedes AMG GT3) Supabarn a 23 voltas
13 Day /Villagomez /Robotham (Aston Martin Vantage GT3) Volante Rosso a 30 voltas
14 Levitt /Buchan /Santalucia (McLaren Artura GT4) Method a 30 voltas
15 Crampton /Harrison /Wood (KTM XBow GT2) Vantage a 36 voltas
16 Griffith /Christodoulou /Bilski (Mercedes AMG GT4) Nineteen a 45 voltas
17 Andrews /Zalloua /Pires (Audi R8 LMS GT3) Geyer a 65 voltas