Categoria argentina só espera a liberação das autoridades
Os carros seguem dentro das oficinas, mas embora a quarentena siga em vigor, isso não quer dizer que as estruturas da Súper TC2000 tenham parado seus trabalhos. Os motores estão calados, mas a categoria mais tecnológica da América do Sul segue trabalhando em ritmo forte se preparando para retornar às competições.
“Estamos em premanente contato com as equipe planejando um possível início de campeonato", disse Francisco Aldinio, presidente da AutoSport, que controla os destinos da Súper TC2000, bem como da TC2000 e da Fórmula 2.0. “Estamos trabalhando para voltar assim que as condições permitam, e que as autoridades nacionais, provinciais e de esportes e saúde nos deem o sinal verde", completou.
A Súper TC2000 já preparou um protocolo sanitário com o objetivo de maximizar as medidas de segurança, e as ações individuais. O protocolo foi elaborado de acordo com as medidas recomendadas pelos orgãos nacionais e internacionais a cerca do Covid-19 e aprovado pela equipe de de infectología, liderada pelo Dr. Alberto Lambierto.
O documento estabelece uma série de cuidados quem estiver no autódromo durante os trabalhos, desde a saída das suas residências, incluindo a desinfecção prévia, durante os trabalhos, e posterior às atividades.
“Não é a mesma coisa no automobilismo, com o piloto dentro do carro; que em uma partida de futebol ou rugby. Neste caso o foco principal tem de ser com relação aos bastidores da atividade, ou seja os cuidados nos boxes, com toda equipe”, explicou o Doutor Daniel Pryluka, integrante do corpo de infectologia.
“Tem de se evitar o contato com outras pessoas, manter o distanciamento social, enquanto se exerce sua atividade. Lavar as mãos regularmente e utilizar proteção com máscaras e óculos. A higiene do lugar, bem como o lugar onde se fará a distribuição dos alimentos; além dos cuidados que todos tem de tomar com a roupa que estiver usando no autódromo. Se possível não ser a mesma que use ao retornar a suas casas", disse ainda o médico.
O protocolo será entregue a cada pessoa que estiver trabalhando, e todos terão de assinar um termo e indicar os lugares onde esteve, e se teve qualquer sintoma relacionado ao Coronavirus. O protocolo ainda dita que só será permitido um grupo reduzido de pessoas, e com distanciamento de no mínio dois metros entre cada integrante da equipq, que terá de estar vestido com luvas, óculos e máscara.
A temporada da Súper TC2000 ainda não se iniciou e, é muito aguardada devido a estreia dos carros com uma nova configuração com maior carga aerodinámica, algo que permitirá uma maior velocidade em curva, e melhores performances. Outro grande atrativo da categoria, será a presença do ex piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello, que se juntou à equipe Toyota Gazoo Racing.
“Vamos realizar 12 provas do nosso calendário. As que não aconteceram vamos reprogramar, e obviamente quando recomeçarmos nossas atividades será ainda sem público", disse Aldinio. "Onde e quando ainda não sabemos dizer, mas a ideia é que o campeonato termine em dezembro", completou.
A situação da Súper TC2000, que emprega aproximadamente 2000 pessoas, é igual a das demais categorias, e a ACA (Automóvel Clube Argentino) terá um papel fundamental na reorganização dos calendários. Já está certo uma reunião com a Turismo Carretera, que também está conversando com o ministro de Turismo e Esportes, Matías Lammens, para poderem definir o mais breve possível o retorno das atividades.
Corridas fora dos finais de semana não estão descartadas.