WTCR terá carros de 11 marcas diferentes no campeonato que começa em abril no Marrocos
A primeira temporada do FIA World Touring Car Cup (WTCR) começa nos dias 7 e 8 de abril em Marrakech (Marrocos),mas todos carros homologados irão passar à partir de hoje pelo Bop (Balance of Performance), no circuito de Ricardo Tormo em Valência (Espanha). Os três dias de testes irão permitir aos organizadores encontrar o melhor equilíbrio de performance entre os 11 modelos diferentes que disputarão esta primeira temporada.
O piloto que irá realizar os ensaios é o britânico Daniel Lloyyd, que disputou ano passado o TCR International Series. No testes estão: o novo Renault Mégane e o Peugeot 308 TCR, ambos não oficiais de fábrica; o Hyundai i30 N e o novo Honda Civic Type-R.
A Lada, que disputou o WTCC até 2016 está de volta, mas ainda não informou qual modelo irá utilizar. Os carros da Alfa-Romeo, Opel, Seat, Volkswagen, Kia e Audi também estarão nos ensaios.
Os carros serão sujeitos a uma bateria de testes que incluem, voltas com pneus novos, voltas com pneus usados e um stint mais longo para entender o consumo de pneus do carro. São analisados os tempos por volta, velocidade em curva, pontos de frenagem, aceleração, velocidade de máxima. Além disso os carros são ainda verificados num dinamômetro para verificar a performance dos motores.
"Eu tenho uma grande experiência com carros com tração dianteira e isso vai me ajudar. O TCR e as equipes confiam muito em mim", disse Lloyd, que substitui a Nicola Larini no papel de piloto de testes do Bop.
Os resultados do Bop no entanto só serão conhecidos em março, e imediatamente implementados para todos campeonatos de TCR no mundo. Os comissários da FIA irão chancelar os resultados.
Marcas que disputarão o WTCR:
Alfa Romeo Giulieta
Audi A3 LMS
Honda Civic Type R
Hyundai I30 N
Kia Cee'd
Lada (a definir)
Opel Astra
Peugeot 308 TCR
Renault Mégane
Seat Leon
Volkswagen Golf GTi