Sr. Dakar sai do zero, e caminha para o 14º triunfo no Dakar?!!
Stephane Peterhansel, também conhecido como Sr. Dakar, saiu do zero e venceu uma etapa na 43ª edição do Rally Dakar. O francês que já venceu 13 vezes o Dakar, liderava desde a segunda etapa, mas ainda não havia vencido nenhuma especial nesta edição.
Hoje na especial de Neom, sendo 109 Km de ligação e 465 Km de especial, ao longo do Mar Vermelho, Stéphane Peterhansel e Édouard Boulanger (Mini) venceram, e ampliaram sua vantagem para 17m40 sobre o Qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota).
Exceto por algum acidente ou falha catastrófica Peterhansel está caminhando firme para sua 14ª vitória no Dakar. O multicampeão inclusive qualificou essa etapa como "uma verdadeira etapa do Dakar, um pouco como no passado na África".
“Hoje foi um pouco como as etapas que fizemos na África. Não é apenas um sprint em que você tem que acelerar 100% do início ao fim. Existe uma gestão do carro", disse Peterhansel. “Levamos o rali dia após dia, tentando cometer o mínimo de erros possível. Desde o início, não houve grandes erros de navegação, nem de pilotagem. O segredo do Dakar é ser muito consistente, o que não é novidade". completou o piloto.
Para Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel, que ontem haviam vencido a etapa e reduzido a desvantagem para 5 minutos, esta terça-feira foi desapontadora.
“Não tivemos problemas de navegação, mas sim tivemos três furos de pneus, e não tínhamos pneu sobressalente. Decidimos retomar a corrida com um ritmo mais calmo. Stéphane simplesmente passou por nós", disse o Qatari. “Não foi fácil hoje, mas o que mais poderíamos fazer? É assim. Não estou desapontado, é a vida. Eu fiz o meu melhor e no final tudo ainda é possível”, finalizou Attiyah, que ainda sonha com o tetracampeonato no Dakar.
Em terceiro completando o pódio desta etapa, aparece o sulafricano Giniel De Villiers e Alex Haro (Toyota). A dupla Carlos Sainz e Lucas Cruz (Mini), que ocupam a terceira posição na classificação geral, tiveram um furo de pneu, e depois problemas com os freios do seu carro, terminando somente em 11º a etapa.
Destaque para o brasileiro Marcelo Gastaldi, que navegado por Lourival Roldan (Buggy Century) terminaram a especial em um excelente 13º lugar.
Classificação geral após 9 etapas