Liderança segue inalterada, com 17m01 de vantagem para Peterhansel
Antepenúltima etapa da 43ª edição do Rally Dakar foi disputada nesta quarta-feira, no precurso entre Neom e Al-Ula, com seus 342 km de especial. O vencedor acabou sendo o saudita Yazeed Al-Rajhi/ Dirk Von Zitzewitz (Overdrive Toyota), que já havia vencido também a etapa 7 entre Ha'Il - Sakaka.
Yazeed Al-Rajhi esteve à frente em quase todos way-points, sendo superado apenas no primeiro, quando Yasir Seaidan (Buggy Century) havia sido o mais rápido, porém no km 190 Seaidan parou com problemas mecânicos após bater em um obstáculo.
Ao completar a etapa Al-Rajhi havia aberto mais de dois minutos sobre seus perseguidores, não por acaso vice-líder e líder da competição. Nasser Al-Attiyah (Toyota) ultrapassou Stéphane Peterhansel (Mini) perto do 285 km, mas só conseguiu descontar 0s49 da sua desvantagem.
Agora faltando dois dias para o final da prova Peterhansel permanece com 17m01 de vantagem na classificação geral. O espanhol Carlos Sainz (Mini) terminou em quarto a etapa e Jakub Przygonski (Toyota) completou o top 5.
Os brasileiros Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan obtiveram outro resultado espetacular, com o 11º lugar na etapa, e os compatriotas Guilherme Spinelli e Yossef Haddad (Mini) terminaram em 28º hoje.
Piloto argentino lidera, mas com o americano grudado em seus calcanhares.
Nas motos Ricky Brabec (Honda) venceu, e agora está a somente 0s51 atrás do argentino Kevin Benevides (Honda), que foi terceiro na etapa. Joan Barreda Bort (Honda) terminou a etapa em segundo e ocupa o quarto lugar na classificação geral, atrás do britânico Sam Suderland (KTM).
De longe é a categoria mais disputada com somente 15 minutos separando os quatro primeiros. Nos caminhões pela terceira vez no rally a vitória não é de um caminhão da Kamaz.
Os checos Martin Macik/ Franticek Tomanek e David Svanda com o caminhão IVECO Powerstar, venceram pelo segundo dia consecutivo, derrotando os poderosos Kamaz. Além dos checos somente o trio bielorusso da MAZ (Aliaksei Vishneuski/ Maksin Novikau/ Shiarhei Sahuck) na segunda etapa bateram os Kamaz.
Na classificação geral no entanto, a Kamaz ocupa as três primeiras posições na classificação geral, com Stonikov/ Akhmadeev/ Akhmetzianov tendo 47m22 de vantagem para Shibalov/ Nikitin/ Tatarinov, e 1m14s41 para Mardeev/ Svitunov/ Galiautdinov.