Pouca neve não impediu Elfyn Evans de se destacar hoje na Suécia
A dupla composta pelo britânico Elfyn Evans e seu navegador Scott Martin (Toyota Yaris WRC) vem repetindo no Rally da Suécia o bom desempenho apresentado na abertura da temporada no mês passado, em Monte Carlo. O piloto natural do país de Gales venceu hoje três das quatro especiais do dia, e agora lidera com uma vantagem de 8s5 sobre o estoniano Ott Tänak (Hyundai i20 Coupè WRC).
Tänak, atual campeão da modalidade, mostrou muito talento já que é um dos últimos pilotos da classe principal a entrar na pista, e as condições da prova na Suécia com pouco gelo e neve, rapidamente degradam o terreno, e mesmo assim ele venceu a última especial do dia (Torsby Sprint 1) e arrebatou a segunda posição, que vinha desde disputando desde a abertura das atividades com Kalle Rovanperä.
Rovanperä, de 19 anos, é sem dúvidas uma das grandes promessas do WRC, e hoje acompanhou de perto seu companheiro de equipe, Elfyn Evans, terminando o dia na terceira posição na classificação geral, à 14s3 do líder. O francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC) ocupa o quarto lugar, à frente do finalndês Esapakka Lappi (Ford Fiesta).
A decepção do dia foi o desempenho do belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupè WRC). Neuville, que venceu a abertura da temporada, hoje teve um desempenho apático, sendo ameaçado até mesmo pelo companheiro de equipe, Craig Breen, e fechou o dia na sexta colocação.
Teemu Suninen (Ford Fiesta) levou o outro carro da formação de Malcolm Wilson a oitava colocação, seguido pelo japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris). Emil Lindholm (Skoda Fabia R5) completa os dez primeiros, e lidera na WRC3, com uma vantagem de 7s7 sobre seu mais próximo perseguidor, o finlandês Jari Huttunen (Hyundai i20 R5). O norueguês Mads Ostberg (Citroën C3 R5) lidera na WRC2.
O finlandês Jari-Matti Latvala se inscreveu para esta prova, com um Toyota privado, mas a falta de sorte continua o perseguindo. Latvala já perdeu mais de dois minutos devido a problemas mecânicos, e a uma rodada.
Classificação do Rally da Suécia
1 Elfyn Evans/ Martin Scott (Toyota Yaris WRC)
2 Ott Tänak/ Marti Jarveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) + 8s5
3 Kalle Rovanperä/ Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) + 14s3
4 Sébastien Ogier/ Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) + 17s8
5 Esapekka Lappi/ Janne Ferm (Ford Fiesta WRC) + 20s9
6 Thierry Neuville/ Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) + 23s6
7 Craig Breen/ Paul Nagle (Hyundai i29 Coupè WRC) + 24s2
8 Teemu Suninen/ Jonne Halttunen (Ford Fiesta WRC) + 31s4
9 Takamoto Katsuta/ Daniel Barrit (Toyota Yaris WRC) + 49s6
10 Emil Lindholm/ Mikael Korhonen (Skoda Fabia R5 EVO) + 1m45s7 (WRC3)
11 Mad Ostberg/ Torsten Eriksen (Citroën C3 R5) + 1m50s4 (WRC2)
Foto - Honza Fronek