Fogo, especial cancelada, e Ogier segue liderando; mas ainda restam 3 especiais
As coisas começaram bem quentes na parte da tarde no Rally do México, terceira etapa da temporada 2020 do WRC (World Rally Championship); e não foi por causa de comida apimentada. Logo na primeira especial da tarde (SS7 - El Chocolate 2), o finlandês Esapekka Lappi, que ocupava a quarta colocação, teve um problema mecânico e viu seu Ford Fiesta pegar fogo, e arder completamente.
Ott Tänak (Hyundai i20 Coupe WRC) venceu a especial, seguido do companheiro de equipe de Lappi (Teemu Suninen) e de Sebastien Ogier (Toyota Yaris WRC). Logo em seguida os organizadores tiveram de cancelar a especial Ortega 2, pois tiveram de descolar as equipes de resgate devido ao incêndio do carro de Lappi.
O belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupe WRC) ocupava a terceira posição na classificação geral, mas na especial de La Mina 2 teve problemas mecânicos e foi forçado a abandonar. Com isso Tänak herda a posição de Neuville e de Lappi subindo para o terceiro lugar.
O líder do campeonato, o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris WRC) agora é o quarto colocado, seguido pelo companheiro de equipe Kalle Rovanperä. Gus Greensmith (Ford Fiesta) aproveitando os problemas dos demais agora é o sexto.
Pontus Tidemand (Skoda) lidera na WRC2, com pouco mais de dez segundos à frente de Nikolay Gryazin (Hyundai). Marco Bulacia Wilkinson (Citroën C3 R5) é o líder da WRC3, e Emilio Fernandez (Skoda Fabia R5) completa os dez primeiros. Ainda restam três especiais para o encerramento do primeiro dia de atividades no México.
Classificação após 9 especiais
1 Sébastien Ogier/ Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC)
2 Teemu Suninen/ Jonne Halttunen (Ford Fiesta WRC) +12s0
3 Ott Tänak/ Marti Jarveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +32s8
4 Elfyn Evans/ Martin Scott (Toyota Yaris WRC) +33s3
5 Kalle Rovanperä/ Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +34s3
6 Gus Greensmith/ Elliot Edmondson (Ford Fiesta WRC) +1m07s8
7 Pontus Tidemand/ Jonne Lethine (Skoda Fabia R5 EVO) +4m06s1 (WRC2)
8 Nicolay Gryazin/ Yarolav Fedorov (Hyundai i20 R5) +4m53s6 (WRC2)
9 Marco Bulacia Wilkinson/ Giovani Bernacchini (Citroën C3 R5) +5m39s9 (WRC3)
10 Emilio Fernandez/ Ruben Garcia (Skoda Fabia R5 Evo) +8m09s8 (WRC3)