Ogier lidera, Hyundai teve problemas, Suninen é 2º
O primeiro dia de atividades no 17º Rally Guajuanato México, viu o domínio do hexacampeão Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC), que na parte da tarde ampliou a vantagem obtida pela manhã. O domínio do francês muito se deve aos inúmeros problemas dos seus adversários.
A prova vinha bastante equilibrada, com diferentes vencedores nas especiais, até que a Hyundai começou a ter problemas. Primeiro foi com o motor do carro de Tänak, depois um problema de arrefecimento no i20 de Neuville, e em seguida um superaquecimento no motor do carro de Dani Sordo.
No final do dia somente Ott Tänak conseguiu resistir ao hecatombe na formação de Andrea Adamo. Pior ainda foi com a equipe M-Sport, onde Esapekka Lappi viu seu Ford Fiesta queimar completamente durante a SS7 (El Chocolate 2). O finlandês disse que não percebeu a extensão do problema, e somente quando ficou sem freios, é que parou e seu navegador, Janne Ferm, alertou que o fogo era grande.
A equipe suspeita que o incêndio tenha se iniciado devido a um vazamento de óleo, que acabou caindo sobre o escapamento. Mesmo com o auxílio dos comissários foi impossível debelar o incêndio.
A especial seguinte inclusive acabou sendo cancelada, devido ao deslocamento das equipes de resgate. A surpresa acabou sendo a consistência do outro piloto da equipe M-Sport, com Teemu Suninen terminando o dia na segunda colocação geral.
O líder do campeonato, Elfyn Evans (Toyota Yaris WRC), completa o pódio provisório. Tänak mesmo tempo perdido muito tempo pela manhã, terminou em quarto lugar, após vencer duas especiais na parte da tarde. Kalle Rovanperä (Toyota Yaris WRC) venceu a última especial do dia, e encostou de vez em Tänak, ficando a somente 2s3 do estoniano.
Gus Greensmith com o outro Ford Fiesta da equipe M-Sport segue em 6º lugar, à frente de Pontus Tidemand (Skoda Fabia R5 Evo), que lidera na WRC 2, à frente de Nikolay Gryazin (Hyundai i20 R5). Na WRC3 a liderança segue com Marco Bulacia Wilsinson (Citroën C3 R5).
O chileno Emilio Fernandez (Skoda Fabia R5 Evo) completa o top 10. Neste sábado serão disputadas mais nove especiais.
Classificação após o 1º dia no México
1 Sébastien Ogier/ Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC)
2 Teemu Suninen/ Jonne Halttunen (Ford Fiesta WRC) +13s2
3 Ott Tänak/ Marti Jarveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +33s2
4 Elfyn Evans/ Martin Scott (Toyota Yaris WRC) +33s4
5 Kalle Rovanperä/ Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +35s7
6 Gus Greensmith/ Elliot Edmondson (Ford Fiesta WRC) +1m16s8
7 Pontus Tidemand/ Jonne Lethine (Skoda Fabia R5 EVO) +4m16s7 (WRC2)
8 Nicolay Gryazin/ Yarolav Fedorov (Hyundai i20 R5) +5m07s8 (WRC2)
9 Marco Bulacia Wilkinson/ Giovani Bernacchini (Citroën C3 R5) +5m54s3 (WRC3)
10 Emilio Fernandez/ Ruben Garcia (Skoda Fabia R5 Evo) +8m39s8 (WRC3)
Foto - Honza Fronek