Francês conquista sua primeira vitória com a Toyota, e assume a liderança do Mundial
O hexacampeão Sébastien Ogier conquistou a vitória no 17º Rally Guanajuato México, terceira etapa da temporada 2020 do WRC (World Rally Championship - Campeonato Mundial de Rally), e também conquistou sua primeira vitória com a Toyota. A prova foi encerrada ontem à noite antecipadamente, para permitir que as equipes possam voltar para seus países de origem, devidos as restrições de viagens relacionadas ao surto global de vírus COVID-19.
Para Ogier a prova teve sabor especial, já que empatou em vitórias no México com o compatriota Sebastien Loeb, e também foi a conquista com a quarta marca diferente, já que venceu com a VW onde chegou ao tetrampeonato, depois venceu pela Ford onde foram mais dois títulos. Ano passado o piloto retornou a Citroën, marca que o revelou para o WRC, e também venceu.
Ogier se beneficiou no México dos problemas enfrentados pelos seus mais diretos perseguidores. Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupe WRC) chegou a figurar em terceiro na sexta-feira, mas problemas mecânicos o forçaram a abandonar, retornando a prova pelo rally 2, e terminou somente na 16ª colocação, mesmo tendo vencido cinco especiais no sábado.
Pior ainda foi para o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 Coupe WRC), que disputava a prova no seu tipo de piso preferido, mas um superaquecimento no motor ainda na sexta especial do primeiro dia, tirou o piloto da prova. Ott Tänak com o último Hyundai restante, também teve problemas na sexta-feira, mas mostrou o porque foi campeão ano passado, fez uma corrida de recuperação impressionante e depois de ter ocupado a sétima poisção, terminou em segundo à 27s8 de Ogier.
Completou o pódio o finlandês Teemu Suninen (Ford Fiesta WRC). Suninen resistiu o quanto pode ao avanço de Tänak, mas forçando em excesso acabou cometendo pequenos erros, e acabou em terceiro a 10s1 do estoniano.
Para a equipe M-Sport foi um resultado excelente, mas infelizmente o companheiro de Suninen, Esapekka Lappi perdeu seu carro de modo espetacular, com o Fiesta ardendo em chamas na sexta-feira. O britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris WRC), chegou ao México na liderança do Mundial, mas como coube a ele o trabalho de abrir as pistas, acabou não conseguindo acompanhar o ritmo dos ponteiros.
No final Evans terminou em quarto a 35s5 do vencedor, e à frente do outro piloto da Toyota, o finlandês Kalle Rovanperä. Pontus Tidemand (Skoda Fabia R5 Evo) completou os seis primeiros, e ficou com a vitória no WRC2.
Além de Rovanperä, outro jovem piloto se destacou nesta etapa, o boliviano Marco Bulacia Wilkinson de 19 anos. A bordo de um Citroën C3 R5, e navegado pelo italiano Giovanni Bernacchini, o piloto conquistou um oitavo lugar na classificação geral, e venceu na WRC3.
Com o resultado Sebastien Ogier deixa a terra de Montezuma na liderança do Mundial, com 62 pontos, oito pontos de vantagem sobre seu companheiro de Toyota Elfyn Evans. Thierry Neuville é o terceiro a 20 pontos de Ogier.
Resultado do Rally do México
1 Sébastien Ogier/ Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC)
2 Ott Tänak/ Marti Jarveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +27s8
3 Teemu Suninen/ Jonne Halttunen (Ford Fiesta WRC) +37s9
4 Elfyn Evans/ Martin Scott (Toyota Yaris WRC) +1m13s4
5 Kalle Rovanperä/ Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +2m20s5
6 Pontus Tidemand/ Jonne Lethine (Skoda Fabia R5 EVO) +10m29s3 (WRC2)
7 Nicolay Gryazin/ Yarolav Fedorov (Hyundai i20 R5) +12m27s0 (WRC2)
8 Marco Bulacia Wilkinson/ Giovani Bernacchini (Citroën C3 R5) +13m37s5 (WRC3)
9 Gus Greensmith/ Elliot Edmondson (Ford Fiesta WRC) +13s56s5
10 Christian Veiby Ole/ Jonas Andersson (Hyundai i20 R5) +15m32s2 (WRC2)
10
Classificação do Mundial de Pilotos
1 Sébastien Ogier, 62 pontos
2 Elfyn Evans, 54
3 Thierry Neuville, 42
4 Kalle Rovanperä, 40
5 Ott Tänak, 38
6 Teemu Suninen, 26
7 Esapekka Lappi, 24
8 Sebastien Loeb, 8
8 Takamoto Katsuta, 8
8 Pontus Tidemand, *
11 Craig Breen, 6
Classificação Mundial de Equipes
1 Toyota Gazzo Racing WRT, 110
2 Hyundai Shell Mobis WRT, 89
3 M-Sport Ford WRT, 65