WRC confirma o adiamentos de duas etapas do campeonato de 2020
Essa era uma notícia já esperada por parte dos organizadores do WRC (World Rally Championship - Campeonato Mundial de Rally). A temporada de 2020 já teve três etapas, Monte Carlo, Suécia e a etapa do México, muito criticada uma vez que o Covid-19 já apresentava uma disseminação muito grande na Europa.
As etapas de Portugal, que aconteceria de 21 a 24 de maio; e o da Itália marcado para os dias 04 a 07 de junho foram adiadas, devido os casos de coronavírus nestes países.
"Desejamos agradecer a todos os nossos apoiantes e parceiros pela sua compreensão e esperamos recebê-los em Matosinhos em outra data ainda este ano", disse o presidente do Automovel Club de Portugal, Carlos Barbosa.
O presidente do Automobile Club d'Italia, Angelo Sticchi Damiani, disse: “O Automobile Club d'Italia, como federação do automobilismo italiano e organizador do Rally Italia Sardegna, se disponibilizou, junto à FIA e ao Promotor do WRC, para estudar um possível nova data para um evento de grande prestígio e grande importância histórica. ”
“Todas as partes trabalharão para identificar possíveis datas alternativas para os rallys adiados no final da temporada, caso a situação do COVID-19 melhore. Claro que tudo levando em conta a logística do campeonato, e a capacidade dos países em questão de preparar e sediar o WRC em tal momento ”, disse o diretor gerente do WRC Promoter, Oliver Ciesla.
Com três etapas disputadas na temporada 2020, o líder do WRC é o hexacampeão Sebastien Ogier (Toyota Yaris) com 62 pontos, oito pontos à frente do companheiro de equipe, Elfyn Evans. Thierry Neuville (Hyundai i20) aparece em terceiro com 42 pontos, dois à frente de Kalle Rovanperä (Toyota Yaris).
O atual campeão do WRC, o estoniano Ott Tänak (Hyundai i20) aparece em quinto lugar com 38 pontos. Entre as equipes a Toyota lidera com 110 pontos, contra 89 da Hyundai.