Rally com maior número de inscritos da temporada
A prova que vai marcar o encerramento da temporada 2020 do WRC (World Rally Championship - Campeonato Mundial de Rally), e de longe a com maior número de participantes (95 tripulações na largada), superando o Rally de Monte Carlo que abriu a temporada em janeiro, com 88 participantes.
O Rally de Monza (03 - 06 de dezembro) será principalmente o palco da decisão do título mundial, com o britânico Elfyn Evans (Toyota) tentando levantar seu primeiro título. Evans tem 14 pontos de vantagem sobre o francês Sébastien Ogier (Toyota), que tenta seu oitavo título.
Também estão na luta o belga Thierry Neuville (Hyundai) com 24 pontos de desvantagem, e em busca do seu primeiro título, e o estoniano Ott Tänak (Hyundai), que foi campeão ano passado. Tänak é quem está em situação mais complicada já que está 28 pontos atrás, e somente 30 pontos estão em disputa.
A Toyota fará de tudo para fazer um dos seus dois pilotos campeão, e também quer derrotar a Hyundai, que lidera o campeonato de equipes com sete pontos a mais que a montadora japonesa. A formação capitaneada por Tommi Mäkinen para isso ainda tem na manga o finlandês Kalle Rovanperä, jovem e reconhecido talento, e o japonês Takamoto Katsuta completando a formação dos Toyota, Yaris WRC.
Pelo lado dos coreanos, os Hyundai i20 Coupè WRC, serão pilotados por Neuville, Tänak, com o reforço do espanhol Dani Sordo, e do sueco Ole Christian Veiby. Ainda na classe WRC estão os dois carros da M-Sport (Ford Fiesta), com os finlandeses Esapekka Lappi e Teemu Suninen; e para um para o britânico Gus Greensmith.
Na WRC 2 50 carros estão inscritos, com destaque para Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia), Adrien Fourmaux (Ford Fiesta), Pontus Tidemand (Skoda Fabia), Oliver Solberg (Skoda Fabia), Stéphane Lefebvre (Citroën C3). Outra atração nesta prova é a estreia do alemão Maro Engel, estrela das competiçõe de GT, a bordo de um Skoda Fabia.
Outra estreia a se observar será a do Alpine A110, na classe RGT com o francês Pierre Ragues. Por último, os organizadores italianos, juntamente com o Automóvel da Itália e a FIA decidiram que o evento deverá ocorrer com portões fechados, como medida de segurança máxima sanitária, devido a nova onda de Covid-19.
“O Automóvel Clube da Itália, a FIA e a promotora, para proteger a saúde dos profissionais que participarão do evento, vão adotar os mais elevados padrões estabelecidos pelos protocolos internacionais de saúde, garantindo assim o sucesso da prova por segurança total para todos os atletas e pessoal envolvido. O público não poderá entrar no Autódromo Nazionale Monza durante o fim-de-semana e não serão assinaladas zonas ao longo dos percursos das etapas especiais fora do circuito para permitir a paragem dos espectadores", declararam os organizadores em comunicado a imprensa.