Pistas escorregadias e traiçoeiras no 1º dia em Monte Carlo
As condições climáticas extremas não são nenhuma novidades na abertura da temporada do WRC em Monte Carlo. Este ano não foi diferente, e as pistas extremamente escorregadias já fizeram sua primeira vítima.
O finlandês Teemu Suninen com seu Ford Fiesta WRC da equipe de Malcolm Wilson, M-Sport), liderava a primeira especial (Saint. Disdier), quando foi surpreendido no último km. Suninen bateu nas barreiras do lado esquerdo da pista, saiu da pista bateu em um barranco, capotou e levou no caminho uma árvore.
Piloto e navegador sairam do carro ilesos, mas o carro ficou completamente danificado.
“Perdi a linha, e pronto. É uma pena começar o ano desta maneira…”, disse Suninen. "Para piorar as coisas, o rollcage dobrou, e não não será possível regressar pela regra do Super Rally", completou lacônico o piloto.
Para o estoniano Ott Tänak (Hyundai i20 Coupè WRC) a sorte parece estar ao seu lado. O campeão de 2019, que teve uma temporada de estreia apagada com a montadora coreana ano passado, venceu as duas primeiras especiais da prova.
Tänak venceu a primeira especial com 3s0 de vantagem sobre o jovem finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris WRC), e com Elfyn Evans (Toyota Yaris WRC) em terceiro a 3s5 do líder. Na segunda especial Tänak levou um susto com o carro apagando por duas vezes, segundos antes da partida, mas depois correu tudo a perfeição e nova vitória, desta feita com 0s3 de vantagem sobre Rovanperä e 5s0 sobre Evans.
Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupè WRC), que esta estreando com o seu novo co-piloto Martjin Wydaeghe, terminou o dia na quarta colocação geral, 16 segundos atrás. O heptacampeão Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC), que teve problemas de freio na primeira especial e fechou o primeiro dia em quinto no geral a 16s9 de Tänak.
Outro piloto que teria um novo navegador é o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 Coupè WRC), mas como Borja Rozada ainda não está totalmente integrado a equipe, Carlo Del Barrio está fazendo sua despedida, e ocupam o sexto posto.
O francês Pierre-Louis Loubet, está estreando no WRC com o Hyundai i20 Coupè WRC, após excelentes resultados no WRC 2. Loubet fez uma estreia comedida, e ocupa o nono lugar na geral. O norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia Rally2 Evo) lidera na WRC 2, à frente de Adrien Formaux (Ford Fiesta Rally2), o segundo na WRC 2.
Gus Greensmith com o outro Fiesta da M-Sport, aparece em décimo na geral. Amanhã mais cinco especiais marca o segundo dia de rally.
Classificação provisória do Rally de Monte Carlo após duas especiais
1 Ott Tänak/ Martin Järveoja - Hyundai i20 Coupè WRC
2 Kalle Rovanperä/ Jone Halltunen - Toyota Yaris WRC + 3s3
3 Elfyn Evans/ Scott Martin - Toyota Yaris WRC + 8s5
4 Thierry Neuville/ Martjin Wydaeghe - Hyundai i20 Coupè WRC + 16s0
5 Sebastien Ogier/ Julien Ingrassia - Toyota Yaris WRC + 16s9
6 Dani Sordo/ Carlo del Barrio - Hyundai i20 Coupè WRC + 42s7
7 Pierre-Louis Loubet/ Vincent Landais - Hyundai i20 Coupè WRC + 1m08s8
8 Andreas Mikkelsen/ Ola Floene - Skoda Fabia Rally 2 Evo + 1m18s3 (WRC 2)
9 Adrien Formaux/ Renaud Jamol - Ford Fiesta Rally 2 + 1m27s2 (WRC 2)
10 Gus Greensmith/ Elliott Edmondson - Ford Fiesta WRC + 1m30s0