Toyota já pensa no campeonato de 2028, mas o carro coexistirá com o Hybrid
A FIA irá implantar novas regulamentações técnicas para protótipos movidos a hidrogênio para WEC (World Endurance Championship - Campeonato Mundial de Endurance) e para as 24 Horas de Le Mans, porém estas novas normativas foram adiadas para a temporada de 2028. A Toyota Gazoo Racing, quer sair na vanguarda, e para a primeira temporada com esta regulamentação, revelou que deve disputar o campeonato com um Hybrid (Gr010) e também com seu protótipo movido a hidrogênio.
Como a montadora japonesa atualmente compete na Hypercar, e já sabe que o atual regulamento será extendido até 2029, planeja concluir desenvolvimento do protótipo a hidrogênio de primeira geração, a tempo de disputar ao menos metade da temporada com este combustível.
“Depende do que os regulamentos nos permitirem”, disse o líder do projeto da Toyota Motorsports, John Litjens. “Vamos executá-los em paralelo e podemos ajustar dependendo de como o desenvolvimento irá com o carro a hidrogênio.”
A FIA está elaborando os regulamentos para incorporação do hidrogênio como combustível, e o Grupo Técnico da entidade vem realizando diversas reuniões para tomada de importantes decisões. Ainda não ficou claro se os carros serão movidos movidos a célula de combustível de hidrogênio, ou será permitido carros a combustão de hidrogênio serão permitidos; se será permitido o armazenamento do gás, ou se o mesmo terá de estar em estado líquido.
A FIA declara que os mesmos só disputarão em 2029, e em 2028 correrão em classe separada da atual categoria Hypercar. Litjen espera que a temporada de abertura tenha ao menos três provas para os carros movidos a hidrogênio.
“O que queremos permitir é a possibilidade de os fabricantes demonstrarem suas tecnologias. É muito cedo para detalhes, mas queremos um regulamento o mais claro possível”. disse Thierry Bouvet, diretor de competição da ACO, junho passado em Le Mans.
Litjens observou que as perspectivas para o desenvolvimento de tecnologia de hidrogênio de alto desempenho de ponta a tempo para 2028, após uma série de atrasos em relação à meta original de 2026, permanecem incertas.
“As pessoas acham que vamos dos atuais Hypercars para carros somente a hidrogênio, mas não acho que isso vá acontecer. Acho que o que virá é uma segunda geração de LMH. Alguns fabricantes querem hidrogênio, mas outros estão se concentrando em coisas diferentes, talvez combustíveis diferentes. Ainda há muito por vir, declarou Titjens.”