Toyota estuda migrar para carro movido a hidrogênio no WEC

Toyota já pensa no campeonato de 2028, mas o carro coexistirá com o Hybrid

A FIA irá implantar novas regulamentações técnicas para protótipos movidos a hidrogênio para WEC (World Endurance Championship - Campeonato Mundial de Endurance) e para as 24 Horas de Le Mans, porém estas novas normativas foram adiadas para a temporada de 2028. A Toyota Gazoo Racing, quer sair na vanguarda, e para a primeira temporada com esta regulamentação, revelou que deve disputar o campeonato com um Hybrid (Gr010) e também com seu protótipo movido a hidrogênio.

Como a montadora japonesa atualmente compete na Hypercar, e já sabe que o atual regulamento será extendido até 2029, planeja concluir desenvolvimento do protótipo a hidrogênio de primeira geração, a tempo de disputar ao menos metade da temporada com este combustível.

“Depende do que os regulamentos nos permitirem”, disse o líder do projeto da Toyota Motorsports, John Litjens. “Vamos executá-los em paralelo e podemos ajustar dependendo de como o desenvolvimento irá com o carro a hidrogênio.”

A FIA está elaborando os regulamentos para incorporação do hidrogênio como combustível, e o Grupo Técnico da entidade vem realizando diversas reuniões para tomada de importantes decisões. Ainda não ficou claro se os carros serão movidos movidos a célula de combustível de hidrogênio, ou será permitido carros a combustão de hidrogênio serão permitidos; se será permitido o armazenamento do gás, ou se o mesmo terá de estar em estado líquido.

A FIA declara que os mesmos só disputarão em 2029, e em 2028 correrão em classe separada da atual categoria Hypercar. Litjen espera que a temporada de abertura tenha ao menos três provas para os carros movidos a hidrogênio.

“O que queremos permitir é a possibilidade de os fabricantes demonstrarem suas tecnologias. É muito cedo para detalhes, mas queremos um regulamento o mais claro possível”. disse Thierry Bouvet, diretor de competição da ACO, junho passado em Le Mans.

Litjens observou que as perspectivas para o desenvolvimento de tecnologia de hidrogênio de alto desempenho de ponta a tempo para 2028, após uma série de atrasos em relação à meta original de 2026, permanecem incertas.

“As pessoas acham que vamos dos atuais Hypercars para carros somente a hidrogênio, mas não acho que isso vá acontecer. Acho que o que virá é uma segunda geração de LMH. Alguns fabricantes querem hidrogênio, mas outros estão se concentrando em coisas diferentes, talvez combustíveis diferentes. Ainda há muito por vir, declarou Titjens.”

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.