Modelos vencedores na GT3 e que foram ao pódio entre os hypercars tiveram suporte de pessoal técnico presente na maior categoria de provas longas do país
O Império Endurance Brasil deixou sua marca, neste fim de semana, no retorno ao país do World Endurance Championship (WEC), maior expressão no planeta de provas de longa duração. Nas Seis Horas de São Paulo, disputadas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), profissionais que atuam na categoria ajudaram a garantir a vitória de um Porsche 911 GT3 R na classe GT3, pódio duplo para os Porsche 963 da equipe de fábrica entre os hypercars e atuaram em setores fundamentais do evento, como a área médica.
Entre os carros de grã turismo, o 911 vencedor, da geração 992, foi um carro idêntico ao utilizado desde maio pela Stuttgart Motorsport no Endurance Brasil. A máquina vitoriosa contou com apoio de três profissionais técnicos da Stuttgart para assegurar a vitória. “Temos um trabalho de colaboração com a Manthey [equipe vencedora na GT3], que começou em abril deste ano. Proporcionamos uma semana de preparação, com dois dias inteiros de testes em Interlagos e pudemos acelerar nossa curva de aprendizado sobre nosso novo modelo 992”, destacou o engenheiro e chefe de equipe da Stuttgart Motorsport, Felipe Grizzi, um dos membros do time envolvidos na campanha vencedora em Interlagos com os pilotos Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler.
Já o coordenador técnico do Endurance, Rodrigo Kinouchi, atuou ao lado do chefe de equipe da equipe Foresti Sports, Pedro Moisés, no suporte à lendária equipe Penske, time oficial da Porsche entre os hypercars, que conquistou a segunda e terceira colocações na capital paulista. “Todos utilizaram nossos dados para as simulações e estão muito impressionados com o desempenho dos nossos protótipos no Brasil”, destacou Moisés. “Pude abastecê-los com informações importantes, aprender sobre as tecnologias que estão aplicando, vendo de perto as ferramentas que aplicam na vistoria dos carros e os conceitos do Balanço de Performance, que visa uma competição mais justa”, acrescentou Kinouchi.
A presença do Endurance na volta do WEC ao Brasil após uma década não parou por aí: Nicolas Costa, figura recorrente na pilotagem do protótipo AJR da equipe Power Imports, terminou na quarta posição entre os GTs, com seu McLaren 720S GT3, enquanto o mecânico Paulo Campos (BTZ Motorsport) integrou o time da equipe AF Corse que cuida dos hypercars da Ferrari, atuais bicampeões das 24 Horas de Le Mans. Já o dr. Guilherme Utz Melere e o time chefiado por Juliano Silva, da Alphasul Resgate e Remoções, integraram a equipe médica. Outros membros da equipe de trabalho, como o fotógrafo Bruno Terena e o videomaker Marcus Crosariol, também estiveram presentes. “Foi um grande espetáculo e ver tanta gente da nossa equipe é um reconhecimento do alto nível que apresentamos dentro e fora da pista em nossa categoria”, destacou o presidente da Associação de Pilotos de Endurance (APE), Henrique Assunção.
A próxima etapa da categoria máxima no país em provas de longa duração acontece no dia 10 de agosto, no circuito de Goiânia (GO). Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos a partir de R$ 46 pelo site da DiskIngressos. Todas as modalidades garantem visitação aos boxes na manhã da prova e os primeiros 500 ingressos de entrada inteira dão direito a uma camiseta personalizada da categoria.
Texto: Geferson Kern
Fotos - Bruno Terena