Ferrari corre em "casa" em busca de recuperação
Neste final de semana acontece a 6 Horas de Ímola (Autódromo Dino e Enzo Ferrari), particamente a casa" da Ferrari, dada a proximidade com a sede da equipe do Cavallino Rampante. A segunda rodada da temporada 2024 do WEC (World Endurance Championship - Campeonato Mundial de Endurance), é a oportunidade perfeita para equipe "Rossa" se recuperar do pífio desempenho da primeira prova do ano no Qatar.
No Qatar 1812KM somente a Ferrari 499P do time privado da AF Corse teve um resultado aceitável, com o quarto lugar obtido por Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yfei Ye. No total serão 37 carros (19 Hypercars; 18 entradas LMGT3), divididos em 14 fabricantes (Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ferrari, Ford, Isotta Fraschini, Lamborghini, Lexus, McLaren, Peugeot, Porsche e Toyota), com 110 pilotos de 28 países diferentes.
Essa será também a estreia do novo Peugeot 9X8 com atualizações aerodinâmicas radicais, incluindo uma asa traseira e diferentes larguras de pneus. Os carros franceses terão também uma nova pintura.
“Sabemos que é intrinsecamente mais eficiente, mesmo que ainda seja complicado julgar porque ainda não sabemos com que massa e com que potência irá funcionar. Temos certeza de que reposicionamos nosso carro em relação à concorrência, mas até que ponto? As primeiras corridas nos dirão”, explica Olivier Jansonnie, diretor técnico da Peugeot Sport.
A Porsche vem de um início de sonho de temporada com o hat-trick no Qatar, e antes com a vitória nas 24 Horas de Daytona. No Catar, a Porsche teve a vitória da equipe Penske com o carro nº 6 (Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor), seguido pelo bólido do Hertz Team JOTA (Will Stevens, Callum Ilott e Norman Nato); e o o outro Penske Porsche de Matt Campbell, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki completando o pódio.
A outra escuderia francesa, a Alpine terá o piloto Jules Gounon substituindo ao austríaco Ferdinand Habsburg, que se machucou no teste no início do mês em Aragón (Espanha). A Cadillac em Ímola contará somente com Earl Bamber e Alex Lynn, conduzindo seu carro, já que Sébastien Bourdais, Renger van der Zande estarão competindo no Acura Grand Prix of Long Beach, prova do IMSA.
Os outros pilotos que defendem a estrutura norte-americana, o espanhol Alex Palou e o neozelandês Scott Dixon, tem prova da IndyCar Series, também este fim de semana em Long Beach.
A FIAWEC.TV transmitirá Imola ao vivo em sua plataforma online. Isto está disponível em todo o mundo. Pacotes de corrida individuais estão disponíveis para compra por 8,99 euros ou para fãs. Disponíveis no aplicativo estarão qualificação, replays de corrida e comentários completos em inglês dos especialistas Anthony Davidson, Martin Haven, Graham Goodwin, bem como da repórter do pitlane, Louise Beckett. Para mais informações sobre o aplicativo, clique AQUI.
A ação do Treino Livre 3 de sábado (20 de abril) estará ao vivo para assistir no canal do FIA WEC no YouTube.
Para ver a lista completa de inscritos clique AQUI.
Cronograma da corrida WEC 6 Horas de Imola
Sexta-feira, 19 de abril
Treino Livre 1: 07h00 – 08h30
Treino Livre 2: 12h15 – 13h45
Sábado, 20 de abril
Treino Livre 3: 06h10 – 07h10
Qualificação + Hiperpole: 09h45 – 10h55
Domingo, 21 de abril
Corrida: 08h00 – 09h00